Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Auguste Comte

Um dos grandes nomes da filosofia francesa, Auguste Comte foi autor de diversas obras e contribuiu de forma significativa para a construção de diversos pensamentos e na delimitação do estudo da filosofia.

Veja quem foi Comte e qual sua contribuição na filosofia moderna e na política.

Quem foi Auguste Comte

Auguste François Xavier Comte nasceu no ano de 1798 na cidade de Montpellier na França.

Comte iniciou seus estudos na cidade em que nasceu em uma faculdade de Filosofia, depois foi para Paris e ingressou na Escola Politécnica de Medicina, porém, com o fechamento temporário desta escola, retornou a Montpellier e deu continuidade aos seus estudos.

Quando a Escola Politécnica de Paris reabriu no ano de 1817, Comte voltou para retomar os estudos, no entanto, foi expulso pouco tempo depois, a causa foi suas ideias divergentes com o ensino do local. De volta a sua cidade natal, terminou seus estudos de filosofia.

Ainda no ano de 1817, Auguste Comte começou a auxiliar (desempenhava a função de secretário) o socialista Saint-Simon e com ele teve contato direto com a chamada “intelectualidade francesa”, a partir de então encontrou interesse nas questões políticas e sociais.

Enquanto era secretário de Simon, Comte começou a escrever seu primeiro livro intitulado de “Curso de Filosofia Positiva”. Nesta obra foi traga uma reclassificação das ciências e formulada a Lei dos Três Estados, tais aspectos são base de toda a obra e vida do autor.

E a partir de então, Comte teve sua independência intelectual (criação de pensamentos próprios e com pouca influência direta de outros).

No ano de 1826, Comte passou por diversos problemas de saúde mental e foi internado em um hospital psiquiátrico. Quando saiu do hospital, no ano de 1832, começou a lecionar na Escola Politécnica de Paris e permaneceu lá até o ano de 1844, dado que não conseguia se tornar efetivo lá e teve que ser mandado embora.

Há apenas registros de um relacionamento amoroso na vida de Comte, com Clotilde de Vaux em 1845, que durou apenas um ano (terminou com o falecimento dela), mas este relacionamento continuou inspirando o autor nas suas obras.

Em 1848 o filósofo criou a teoria da Sociedade Positivista e nesta trabalhou até o dia de seu falecimento. No entanto, passou por diversas dificuldades financeiras e por inúmeras vezes foi socorrido por amigos, admiradores e familiares, além da filosofia, Comte dava aulas particulares de matemática e com isso conseguia eventualmente dinheiro para sobreviver.

Auguste Comte
Foto: Reprodução.

Quais são as principais teorias de Comte?

Auguste Comte tinha pensamentos que misturavam ideias do iluminismo e do romantismo, tinha uma perspectiva socialista utópica e é considerado um dos criadores da corrente filosófica que melhor representa o século 20, o positivismo.

A teoria positivista é o “carro chefe” da obra de Comte, tal teoria trata-se de uma ideia onde o conhecimento verdadeiro sobre algo só pode ser mensurado por meio de experimento e comprovação cientifica, ante a isso, as ciências devem ser construídas a partir de observações e experimentações.

De forma geral, o positivismo é orientado por expor os fatos em oposição das ideias ou de qualquer lei.

Perplexo com as diversas transformações sociais ocorridas em concomitância com as revoluções industriais na Europa, Comte acreditava que estas características deveriam ser observadas com cautela, vendo as mudanças como sintomas de uma doença que deveria ser curada.

Desta forma, o filósofo propunha que os problemas sociais e a transformações da sociedade mereciam ser exploradas com o mesmo rigor cientifico que as demais áreas da ciência. Desta forma, o autor é considerado um dos principais influenciadores das ciências humanas/ sociais.

Outra teoria que o autor trouxe foi a Lei dos três estados, que colocava que o pensamento humano é construído em estágios, os quais:

  • teológico;
  • metafísico;
  • positivo.

No estágio teológico o individuo se apega a fantasias que explicam os fenômenos do mundo, no estágio metafísico o individuo substitui a fantasia pela argumentação e no estagio do positivo se faz junção do teológico com o metafísico e a construção individual, daí a importância da filosofia e da sua abordagem transversal.

Como Auguste Comte morreu?

Auguste Comte morreu na cidade de Paris no mês de setembro do ano de 1857, a causa da morte do filósofo foi câncer no estômago, doença a qual foi diagnosticada pouco antes de seu falecimento.

Curiosidades

Dentre as principais curiosidades sobre Auguste Comte está a sua influência no Brasil, a perspectiva do autor influenciou de forma direta na formação do país, inclusive, o lema da bandeira nacional “Ordem e Progresso” foi inspirado no positivismo de Comte.

A política brasileira também teve influência da doutrina de Comte, algumas ações políticas desenvolvidas pelo Estado foram formadas a partir de seu pensamento, dentre elas: casamento civil, extinção do anonimato na imprensa, separação de Estado e Igreja e até mesmo uma das primeiras reformas educacionais.

Além disso, cabe destacar que durante o período de 1830 a 1842 Comte escreveu 6 livros do seu curso de filosofia moderna, sendo esta uma das fases mais produtivas (em termos de quantidade) do autor, com tais obras ganhou destaque na França e na Inglaterra.

Frases de Auguste Comte

Veja algumas das principais frases já ditas ou escritas por Comte:

  • “A moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas.”
  • “A liberdade é o direito de fazer o próprio dever.”
  • “Não se conhece completamente uma ciência enquanto não se souber da sua história.”
  • “Superiores pelo amor, mais dispostas a subordinar a inteligência e a atividade ao sentimento, as mulheres constituem espontaneamente seres intermediários entre a Humanidade e os homens.”
  • “O progresso não é mais do que o desenvolvimento da ordem.”
  • “Saber para prever, a fim de poder.”
  • “Viver para os outros é não somente a lei do dever como da felicidade.”
  • “Tudo é relativo, eis o único princípio absoluto.”

Gostou da biografia de Auguste Comte? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais, deixa seu comentário abaixo e sua avaliação nas estrelinhas.

Biografia de Auguste Comte
5 (100%) 4 votes