Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Tupac Shakur

A lenda do hip-hop Tupac Shakur estava envolvida em uma briga entre os rappers da Costa Leste e da Costa Oeste.

Infelizmente sua carreira foi interrompida com a sua morte por conta de um tiroteio em 1996. O cantor deixou para trás um influente legado musical aos 25 anos de idade.

Quem foi Tupac Shakur

Tupac Shakur
Foto: Reprodução.

Tupac Amaru Shakur, também conhecido como 2Pac, foi um cantor, ator, produtor e poeta americano. Nascido em 16 de junho de 1971, em Nova York, é o rapper que vendeu mais álbuns na história.

O rapper vendeu 50 milhões de discos nos EUA e cerca de 120 milhões no resto do mundo. Isso o fez ser reconhecido como sucesso pelo Guinness Book.

Suas letras enfocam principalmente o crescimento em torno das violências e da pobreza, as dificuldades dos guetos e o racismo. Ele também é conhecido por suas mensagens de igualdade econômica, política, sexual, poética e racial em suas letras.

Tupac tornou-se um alvo fácil de ação judicial e problemas legais. O rapper foi assaltado no saguão do estúdio em Nova York e recebeu cinco tiros.

Depois disso, Shakur suspeitou que figuras na indústria do hip hop tinham conhecimento prévio do incidente, mas não avisaram.

Então, a controvérsia contribuiu para desencadear a rivalidade entre as costas oeste e leste no mundo do rap. Foi assim que tudo começou a ruir.

Como era a vida de Tupac Shakur

A mãe do Tupac Shakur, Alice Faye Williams, era filha de uma empregada da Carolina do Norte. Abandonou o ensino médio e foi viver nas ruas. Ela ficou grávida de seu filho em 1970, sendo presa em seguida.

Saiu sob fiança, depois de ser acusada de conspirar para desencadear uma guerra racial. Afeni foi absolvida no ano seguinte, depois de se defender com sucesso no tribunal.

Ela mudou seu nome para Afeni Shakur depois de se envolver ativamente com o Partido dos Panteras Negras. Afeni morreu em maio de 2016 aos 69 anos.

O pai do rapper, Billy Garland, também era Pantera, mas perdeu contato com Afeni quando Tupac Shakur tinha 5 anos. O cantor não viu seu pai novamente até os 23 anos.

Mãe solteira de dois filhos, a mãe de 2Psc, lutava por dinheiro. A família mudava de casa com frequência, às vezes ficando em abrigos.

Depois que se mudaram para Baltimore, Tupac matriculou-se na prestigiada Escola de Artes de Baltimore. Foi lá que ele sempre disse ter se sentido mais livre do que nunca.

Sua vizinhança, no entanto, era dividida por crimes, então, a família mudou-se para Marin City, Califórnia. Mas lá também acabou se transformando em um “pequeno gueto”.

Foi em Marin City que Afeni sucumbiu ao vício do crack. Uma droga que seu filho, Tupac Shakur, venderia nas mesmas ruas onde sua mãe comprava.

Mas o amor do rapaz pelo hip hop o afastou de uma vida bandida (por um tempo, pelo menos). Aos 17 anos, ele conheceu Leila Steinberg em um parque.

Na época, o rapper escrevia poesia obsessivamente. Assim, mesmo sem experiência na indústria da música, 2Pac convenceu Steinberg a tornar-se sua agente.

Leila acabou conseguindo colocar o rapaz na frente do empresário Atron Gregory. Este lhe garantiu uma vaga de dançarino e roadie do grupo Digital Underground. E foi à partir daí que foi dado o pontapé inicial em sua carreira.

Por que o Tupac morreu

No dia 30 de Novembro de 1994, Tupac Shakur foi alvejado com cinco balas. Duas subiram à cabeça, duas atingiram a virilha e uma perfurou seu braço, ferindo também sua coxa.

O rapper estava no lobby do Quad Studios, em Manhattan. Dois homens vestidos com uniforme militar se aproximaram e descarregaram a munição em cima dele. Não contente com isso, eles roubaram os seus pertences. Mas o cantor sobreviveu.

Foram apenas ferimentos físicos, mas também prejudicaram seu orgulho. Quem o queria morto? Tupac Shakur não hesitou em apontar Sean Combs, também conhecido como Puff Daddy, proprietário do selo Bad Boy, como suspeito.

O nome de Biggie Smalls, também conhecido como Notorious BIG, o principal representante da empresa de Combs, também foi citado. Ele era um velho amigo de Shakur, mas tornou-se seu maior rival.

Sean Combs e Biggie Smalls queriam o rapper fora do caminho, pois competiam entre si por espaço, dinheiro e poder.

Esquentando ainda mais os ânimos, Notorious BIG lançou uma música com o título “Quem atirou em você?”. O rapper logo respondeu estourando com uma “resposta”.

O confronto entre Tupac Shakur e Biggie era apenas a personificação do conflito entre a Costa Oeste e Costa Leste.

Também tinha a ver com a rivalidade entre recorde Death Row, onde iria gravar seu último álbum, e seus inimigos.

Essa guerra aberta, digna de um filme de clãs inimigos da máfia, só poderia terminar em um desfecho terrível.

No dia 7 de setembro de 1996, Tupac foi a Las Vegas para ver uma luta de um de seus esportes favoritos: boxe.

Quando o confronto terminou, 2Pac e seu pessoal entraram em vias de fato com outros caras por conta dessa rivalidade.

Após o fato, Tupac Shakur saiu em uma BMW do local, parando seu veículo no sinal vermelho a poucos metros de onde estava.

Um carro estacionou à sua esquerda e o rapper Tupac cumprimentou as mulheres que o ocupavam.

Minutos depois, outro automóvel, parou à sua direita. O carro abaixou a janela, mas dessa vez Tupac não encontrou mulheres para conversar, mas com uma chuva de balas.

Algumas delas atingiram seu peito, pulmão, mão direita, coxa e pélvis. Shakur foi transferido para o hospital, onde passou por numerosas operações, como a retirada do pulmão.

Uma semana depois, no dia 13 de setembro, Tupac Shakur sofreu uma hemorragia interna e não aguentou mais. A causa oficial da morte foi insuficiência cardiorrespiratória, como resultado das lesões que as balas lhe causaram.

Quem matou o Tupac Shakur

Depois do falecimento de Shakur, todos os olhos se voltaram para Notorious BIG. Mas como fez no tiroteio anterior, Big negou tudo. E o rapper fez isso sem saber que mais tarde teria o mesmo destino que seu rival.

Ambos os casos nunca foram fechados e são mais preenchidos com perguntas do que respostas.

Simplificando, o que mais se comenta é que o assassinato de Tupac foi um acerto de contas. Contudo, ainda não se sabe quem mandou atirar e quem realmente atirou.

Teorias sobre a morte de Pac

Tupac Shakur
Foto: Reprodução.

O assassinato de Tupac Shakur é um verdadeiro enigma. Em 2002, o jornal “Los Angeles Times” publicou uma reportagem que pretendia esclarecer algumas coisas.

Segundo um informante do FBI, Sean Combs fez uma oferta a Tupac para se juntar ao selo Bad Boy.

No entanto, o rapper não concordou e essa recusa prejudicou o orgulho de Combs. Por essa razão, foi orquestrada uma tentativa fracassada de assassinato em 1994 sob o disfarce de um assalto.

O suposto assassino que acabou com a vida de Tupac em 1996 seria Orlando Anderson. Ele tinha sido espancado por Shakur e estava ligado a Biggie. Mas, os documentos do FBI usados para “provar” tais indícios ​​eram falsificados.

Outra teoria não aponta para a Costa Leste, mas se situa diretamente na Costa Oeste para encontrar o suposto assassino. O selo do Death Row devia muito dinheiro a Tupac e ele queria acabar com isso.

Teria sido Suge Knight, dono do selo, quem decidiu silenciar as vozes mais famosas na costa oeste e na leste? Ajustes de contas, documentos falsificados, bandas rivais… Há teorias para todos os gostos.

Até mesmo o cineasta Nick Broomfield, autor do controverso “Quem matou Kurt Cobain?” fez um documentário. “Biggie e Tupac” conta um pouco dessa briga toda que resultou somente no derramamento de sangue.

O que Tupac Shakur defendia?

A carreira de Tupac Shakur foi marcada por letras que falavam de respeito e apoio para negros e mulheres. O rapper também defendia a luta contra a desigualdade e outras questões sociais graves.

Considerações finais

Apesar de ter tido uma infância e adolescência pobre e problemática, o rapper conseguiu conquistar fama, dinheiro e sucesso. Entretanto, envolveu-se em disputa por poder, que culminou em tragédia.

Desde então, as teorias da conspiração permanecem firmes e fortes, chegando a se especular que Tupac Shakur forjou sua própria morte.

Biografia de Tupac Shakur
5 (100%) 1 vote[s]