Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Henrique VIII

Quem foi Henrique VIII?

Henrique VIII foi um rei cujo seu governo causou muitas opiniões diversas, se você deseja conhecer um pouco mais sobre quem foi Henrique VIII permaneça lendo este artigo.

henrique viii
Foto: Reprodução.

Para alguns ele é considerado um louco, para outros, apenas mais um rei na história, e para uma outra parte das pessoas, ele foi um rei que criou uma nova religião que perdura até os dias de hoje.

Henrique VIII foi o rei da Inglaterra, sendo o segundo monarca da famosa casa de Tudor, que possuem uma história um tanto quando polêmica.

A vida de Henrique VIII

Nascimento

A vida de Henrique VIII se inicia dentro do Palácio de Placentia, no dia 28 de junho de 1491, ele foi o terceiro filho de Henrique VII e Elizabeth de York.

Com apenas dois anos de idade, ele foi nomeado lorde guardião dos Cinco Portos e condestável do castelo de Dover.

Infância

A sua educação, como a de alguém vindo da realeza não poderia ser diferente contando, com ótimos tutores, o que lhe deixou fluente em latim, francês e conhecedor do italiano.

Henrique tinha um irmão, Arthur, que era mais velho do que ele cinco anos, Arthur se casou com Catarina de Aragão no ano de 1501, um ano depois ele morre.

Primeiro casamento

Henrique não era o primeiro na linha sucessão para o trono, porém com a morte precoce do seu irmão mais velho, se tornou o herdeiro e sucessor do trono da Inglaterra, mesmo muito novo ele foi designado a arcar com responsabilidades em que ainda não havia sido treinado.

Seu pai Henrique VII não queria perder a aliança com a Espanha e por esse motivo, quando completou 18 anos Henrique VIII casou-se com Catarina de Aragão e foi proclamado rei.

O tempo passou e dos cinco filhos que a rainha gerou apenas Maria Tudor sobreviveu.

Por esse motivo o casamento dos dois não estava indo bem, pois o rei se preocupava com a questão de ter um herdeiro. Nesse tempo Henrique VII conheceu Ana Bolena.

Henrique VII e Ana Bolena tiveram um caso e ele quis transformá-la em sua legítima esposa, no entanto, para validar esse novo casamento era necessário invalidar o primeiro, o pedido de anulação do primeiro casamento foi negado pelo papa Clemente VII.

Quantas esposas e filhos Henrique VIII teve?

Acredita-se que Henrique VIII teve seis esposas e onze filhos oficiais, alguns dos nomes de seus filhos não são relatados na história.

Por que Henrique VIII criou a Igreja Anglicana?

Henrique VII buscava por um filho para ser seu sucessor, e como Catarina sua mulher não conseguia lhe dar o herdeiro que tanto sonhava, ele queria o divórcio.

No entanto, não foi concedido pela igreja católica, por este motivo ele rompeu com a igreja e posteriormente fundou a Igreja anglicana.

Na época essa atitude gerou grande revolta, mortes e descontentamento por parte de muitos, porém, a partir da criação dessa nova religião é que foi possível Henrique VII ter o seu divórcio.

Casamento com Ana Bolena

henrique viii casamento
Foto: Reprodução.

No ano de 1533 Henrique VIII se casou com Ana Bolena, ela engravidou de uma menina a qual deu o nome de Elisabete.

O seu casamento com Ana Bolena não trouxe nenhum herdeiro homem para Henrique VII e durou apenas três anos, quando Ana Bolena foi condenada à morte pela acusação de adultério.

Outros matrimônios de Henrique VII

Alguns meses passados da morte de Ana Bolena, o rei casa-se novamente, agora com Jane Seymour, ela lhe dá o herdeiro homem que Henrique tanto sonhou, mas este morre cedo, com apenas dezessete anos.

O rei Henrique teve ainda mais três esposas, pois não gostava de apreciar a vida sozinho. Suas esposas em ordem cronológica foram: Ana de Cléves, Catarina Howard e Catarina Parr. O rei faleceu enquanto estava casado com Carolina Parr.

Causa da morte

O rei Henrique VIII faleceu no dia 28 de janeiro de 1547 no palácio de Whitehall em Londres. A causa de sua morte de Henrique VIII está atrelada a um conjunto de problemas fisiológicos.

Acredita-se que insuficiência renal e hepática foram as principais, juntamente com a diabetes e a obesidade que já o acompanhavam por um bom tempo.

Fatos e curiosidades sobre Henrique VIII

  • Henrique teve um total de seis esposas
  • O rei Henrique VIII tinha um grande medo da morte e quando o assunto sobre doenças surgia ele logo procurada se isolar.
  • Era desajeitado quando escrevia cartas de amor para Ana Bolena.
  • Adotou a termo sua majestade, antes os reis eram tratados como sua graça” ou “sua alteza.
  • O casamento entre Henrique VIII e Ana de Clèves teve fim, por Ana não ser muito atraente, e por isso o rei solicitou a anulação.
  • Jane Seymour, já tinah duas filhas quando se casou com Henrique VII, mas ele as aceitou na corte.
  • Jane morreu no parto após dar à luz ao seu filho Eduardo.
Biografia de Henrique VIII
5 (100%) 2 vote[s]