Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de René Descartes

Os alicerces da Filosofia Moderna tiveram um construtor e ele chama-se René Descartes o criador da famosa máxima filosófica “Penso, Logo Existo!”.

Quem foi René Descartes

Nascido em La Haye Província de Touraine na França, atualmente é chamada de Descartes devido ao filho ilustre, no dia 31 de março de 1596.

O filósofo e matemático lançou as luzes sobre o pensamento moderno e se preocupa em ver a filosofia através da ordem e a clareza.

René Descartes perdeu a mãe quando tinha apenas 01 ano de idade e com oito anos já estava estudando no Royal Henry-Le-Grand, em La Flèche, um colégio jesuíta.

Neste primeiro contato com aulas de filosofia e teologia, por exemplo, via certa obscuridade sobre o pensamento, ainda preso a tradição escolástica. Mas tarde viria a romper com a filosofia aristotélica que era muito presente à época.

Por muito tempo foi considerado um filósofo deficiente pelos escolásticos jesuítas. No ano de 1916 formou-se em direito na Universidade de Poitiers.

Descartes se alistou para servir no exército do Príncipe Maurício de Nassau na Holanda e ali pode ampliar seus conhecimentos ao se aproximar das novas descobertas matemáticas.

Os métodos científicos modernos encontraram na geometria analítica de Descartes suas bases. Em 1637 lança sua obra mais famosa e considerada mais completa sobre suão razão filosófica “O Discurso Sobre o Método”.

Biografia de René Descartes

O filósofo e matemático desenvolve o racionalismo científico sobre o prisma de uma visão inovadora da natureza isolava o pensamento que se prendia aos fenômenos naturais como resultados da moral e religião. Descartes manteve uma amizade e troca de correspondências por cerca de sete anos com a princesa Isabel da Boêmia.

As obras de René Descartes foram “Regras Para Orientação do Espírito – 1628”, “O Discurso Sobre o Método – 1637”, “Geometria – 1637”, “Meditações Sobre a Filosofia Primeira – 1641” e “Princípios da Filosofia – 1644”.

No período que serviu na Holanda se aproximou de Isaac Beeckman e lhe serviu muito de inspiração, inclusive, no desenvolvimento de um resumido tratado sobre música – Compendium Musicae.

Como Descartes morreu?

Descartes esteve ainda na Dinamarca, Polônia e Paris. O filósofo morreu de pneumonia em 11 de fevereiro de 1650 em Estocolmo.

Frases de Renê Descartes

Veja algumas das principais frases do filósofo:

  • “Muitas vezes as coisas que me pareceram verdadeiras quando comecei a concebê-las tornaram-se falsas quando quis colocá-las sobre o papel.”
  • “Tomei a decisão de fingir que todas as coisas que até então haviam entrado na minha mente não eram mais verdadeiras do que as ilusões dos meus sonhos.”
  • “Não basta termos um bom espírito, o mais importante é aplicá-lo bem.”
  • “Apenas desejo a tranquilidade e o descanso, que são os bens que os mais poderosos reis da terra não podem conceder a quem os não pode tomar pelas suas próprias mãos.”
  • “Basta ajuizar bem para bem fazer, e julgar o melhor que nos seja possível para fazermos também o nosso melhor.”
  • “A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.”

Gostou da biografia de René Descartes? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais, deixa seu comentário abaixo e sua avaliação nas estrelinhas.

Biografia de René Descartes
4.8 (96.43%) 28 votes