Biografia de Leandro Karnal

Um dos nomes mais conhecidos atualmente no cenário intelectual e televisivo brasileiro é historiador, professor universitário e crítico social Leandro Karnal.





Leandro Karnal

O professor Leandro Karnal ainda é curador de exposições referentes ao desenvolvimento histórico das civilizações.

Nascido na cidade de São Leopoldo no Rio Grande do Sul no dia 01 de fevereiro de 1963 é o terceiro filho de um total de quatro. O seu pai era um advogado, político, professor de idiomas como Latim, Inglês e português. Inicialmente estudou em colégio de freiras e na adolescência e juventude aprendeu filosofia estudando na Companhia de Jesus onde foi um Jesuíta. Carnal graduou-se em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sino (Unisinos) – Porto Alegre – e mudou-se para São Paulo onde fez doutorado na Universidade de São Paulo (USP).

Leandro Karnal é um dos palestrantes de maior sucesso e mais requisitado do Brasil na atualidade. O mesmo possui grande capacidade de entreter e prender a atenção dos expectadores, que, geralmente, lotam suas palestras. Possui vídeos que viralizaram no Youtube, sendo, também, uma das personalidades com maior número de seguidores nas redes sociais, sobretudo, Facebook.

Na televisão participa de programas da Rede Globo e apresenta o programa Café Filosófico na TV Cultura. O mesmo ganhou da classe intelectual o rótulo de fenômeno pop erudito que influencia massas. Leandro Karnal era rotulado, também, como marxista, mas o mesmo já afirmou que nunca comungou das bases e métodos do marxismo. Todavia, este afirma que possui uma inclinação maior para as ideias de esquerda em detrimento e algumas do conservadorismo.

O historiador foi professor do ensino fundamental e médio em escolas públicas e também privadas. Atualmente é professor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) onde leciona História da América. Leandro Karnal ainda tem quadros em programas de rádio e está sempre participando de debates na televisão. Além do Café Filosófico que apresentava já esteve sendo entrevistado com muita repercussão no Programa do Jô, Provocações, Jornal da Cultura (comentarista), Roda Viva, entre muitos outros.

O professor Leandro Karnal já escreveu vários livros com destaque para “História dos Estados Unidos”, “Estados Unidos: a Formação da Nação”, “Conversas com um Jovem Professor”, “História na Sala de Aula”, “As Religiões que o Mundo Esqueceu”, “Teatro da Fé – representação religiosa no Brasil e no México do século XVI (1998)”, “Pecar e Perdoar: Deus e Homem na história”, “A Detração – Breve Ensaio Sobre o Maldizer” e “Todos Contra Todos: o Ódio Nosso de Cada Dia”.

Biografia de Leandro Karnal
4.9 (98.18%) 11 votes

Leave a Reply