Biografia de Laura Cardoso

Com poucas exceções no Brasil poucas atrizes possuem o potencial histórico – profissional de Laurinda de Jesus Cardoso Baleroni ou como é mais conhecida Laura Cardoso.





Laura Cardoso

A atriz que nasceu em São Paulo no dia 13 de setembro de 1927 foi pioneira na televisão.

A atriz começou em 1952 na antiga TV Tupi em um programa chamado Tribunal do Coração e, desde então, não ficou mais fora do cenário midiático e da teledramaturgia brasileira.

A atriz já fez ao longo de sua história como atriz mais de 50 novelas e soma inúmeras peças teatrais, papéis no cinema, inclusive cerca de 30 longas – metragens. A atriz sempre esteve ligada a grade da emissora da família Marinho.

Biografia de Laura Cardoso

Foto: Reprodução

A atriz começou a perceber seu tino para as artes cênicas ainda criança entre 06 e 07 anos.

A mãe da futura atriz não gostou nada daquilo, mas seu pai a apoiou e quando completou 15 anos fez testes na Rádio Cosmos onde recebeu o nome artístico de Laura Cardoso.

Foi após mudar-se para a Rádio Tupi que ela conheceu seu futuro marido o diretor, ator, roteirista e produtor de televisão Fernando Baleroni.

Com seu esposo a atriz teve duas lindas filhas, sendo elas Fátima e Fernanda Cardoso. A atriz é uma das colecionadoras de prêmios do teatro, cinema e televisão.

Todavia, um dos maiores reconhecimentos da atriz ocorreu em 2002 quando então presidente Luís Inácio Lula da Silva lhe homenageou e reconheceu seu trabalho e colaboração para a cultura brasileira conferindo – lhe a Ordem do Mérito Cultural que é uma ordem honorífica a artistas e personalidades que contribuíram para a cultura nacional.

Entre os artistas que mais trabalharam com Laura Cardoso destacam-se Lima Duarte, com quem fez 7 filmes, Tony Ramos, também 7 filmes, Elias Gleizer, Paulo Goulart, Antônio Fagundes, John Herbert, Ary Fontoura, Juca de Oliveira entre tantos outros.

As principais novelas que Laura Cardoso atuou são “Caminho das Índias”, “Chocolate com Pimenta”, “Explode Coração”, “Rainha da Sucata”, “Mulheres de Areia”, “A viagem” e mais dezenas de sucesso.

O esposo de Laura Cardoso Fernando Baleroni morreu em 1980 no dia 22 de novembro.

Biografia de Laura Cardoso
5 (100%) 6 votes

Leave a Reply