Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Lewis Carroll

Batizado de Charles Ludwidge Dogson, mas consagrado pelo pseudônimo de Lewis Carroll, foi um dos maiores escritores do século IX.

Famoso por ser o autor da grandiosa obra que até hoje encanta pessoas de todos os lugares e idades: Alice no país das maravilhas.

lewis carroll
Foto: Reprodução.

Quando pequeno teve influência do pai quanto ao ensino religioso, porém abandou o ramo quando foi para Universidade.

Foi um ótimo aluno, o que lhe rendeu medalha de honra ao mérito, e um convite para lecionar matemática na Universidade.

Passou boa parte da vida escrevendo obras de vários teores, foi mal visto por acharem que ele poderia ser pedófilo, pela frase:

Gosto de crianças (exceto meninos), e por gostar de desenhar e fotografas meninas seminuas mesmo com autorização das mães.

Teve uma vida bastante conturbada em questão de saúde e na economia também não era bom, viveu por 65 anos, mas suas obras estão imortalizadas.

Qual foi a importância de Lewis Carroll?

Lewis possui grande importância, pois suas obras refletem até hoje na literatura, nas artes, no cinema, nos desenhos, e na sociedade, uma vez que ele cooperou com obras de teor político e também foi um dos pioneiros da poesia vanguardista.

Curiosidades

Lewis Carroll tinha suas particularidades e polêmicas, a seguir vamos listar algumas curiosidades sobre a vida de Lewis Carroll.

  1. Lewis era além de escritor romanista, ele também foi professor de matemática em Christ College em Oxford, contista, fabulista, poeta, reverendo anglicano, desenhista e fotógrafo.
  2. Lewis escreveu cerca de 12 obras de ficção e 11 livros sobre matemática.
  3. Sofria constantemente de enxaquecas, além de ter uma surdez parcial e gagueira.
  4. Ele era bastante produtivo, chegando a conseguir escrever por minuto, cerca de 20 palavras, nesse ritmo, ele conseguiria escrever em média 12 páginas em duas horas e meia.
  5. Mesmo sendo matemático ele não conseguia ser um bom administrador, possuía pouca preocupação com dinheiro, o que lhe deixava várias vezes com problemas financeiros.
  6. Lewis escrevia muitas cartas cerca de duas mil por ano, o que dá em média 5,6 cartas por dia. Algo interessante de saber, é que ele escrevia as cartas de trás para frente, o que fazia com que o leitor ficasse tentando ler em frente a um espelho.
  7. A inspiração para gato Cheshire veio de moldes de queijos de um condado na Inglaterra chamado Cheshire, que é uma área que produz laticínios.
  8. A frase  “sorrindo como um gato Cheshire” era algo bem popular naquele tempo, pois suponham-se que os gatos seriam felizes por viverem em uma terra com abundância de leite e seus derivados.
  9. A obra Alice no País das Maravilhas, chegou a ser traduzido em mais de 70 idiomas diferentes.
  10. Existem alguns personagens da obra Alice que estão nos vitrais do Christ Church College at Oxford, local onde Lewis passou grande parte de sua vida.

Poemas e frases de Lewis Carroll

Lewis escreveu lindos poemas e frases que ficaram registrados em seus livros, iremos destacar algumas delas.

  • Quanto tempo dura o eterno? Às vezes apenas um segundo.
  • Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?

Isso depende muito de para onde queres ir – respondeu o gato.

Preocupa-me pouco aonde ir – disse Alice.

Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas – replicou o gato.

  • Tudo tem uma moral se você conseguir simplesmente notar.
  • Nada se é conquistado com lágrimas.
  • É preciso correr muito para ficar no mesmo lugar. Se você quer chegar a outro lugar, corra duas vezes mais.
  • Nós aqui sabemos o que deveríamos ter feito ontem, e sabemos o que devemos fazer amanhã, mas nunca sabemos o que devemos fazer hoje.
  • Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então.
  • Não adianta nada fingir ser duas pessoas!

Causa da morte de Lewis Carroll

lewis carroll
Foto: Reprodução.

Lewis Carroll tinha uma saúde um tanto complicada, sofria de horríveis enxaquecas, epilepsia, algo que chamava atenção era parecia sofrer algum tipo de TOC, infelizmente ele veio a falecer de pneumonia.

Sua morte, foi algo bem repentino, ele viveu até os 65 anos deixando lindas obras, polêmicas e histórias para serem contadas no seu pós-vida, Lewis está enterrado no Mount Cemetery na Inglaterra.

Obras de Lewis Carroll

Lewis Carroll foi um escritor bastante talentoso e produtivo, o que se sabe das suas obras que chegaram a ser publicadas estão por volta de mais de 40 obras, vamos listar sete dos seus trabalhos com mais destaques.

1- Alice no país das maravilhas (1865), sendo sua obra de mais destaque até hoje e Alice Através do espelho (1872) que foi uma continuação, porém sem tanto destaque como a de 1865.

2- Algumas Aventuras de Silvia e Bruno.

3- Jaguardarte.

4- A Caça ao Snark ou A caça ao turpente.

5- Rimas do país das maravilhas.

6- Parques Desertos.

7- Uma história embrulhada.

 

Biografia de Lewis Carroll
5 (100%) 3 vote[s]