Biografia de Cora Coralina

30A história/biografia da vida desta escritora e poetisa Cora Coralina é inspiradora e demonstra a força da mulher guerreira e sonhadora.





Cora Coralina

Nascida Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas na cidade de Goiás no respectivo estado de mesmo nome no dia 20 de agosto de 1889 a mesma adotaria mais tarde o pseudônimo de Cora Coralina.

A mesma era filha do desembargador Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto e da dona de casa Jacyntha Luiza do Couto Brandão. A infância de Cora Coralina foi às margens do Rio Assunção em um casarão antigo.

Estudou apenas nas séries iniciais com a professora de ensino fundamental Silvina Ermelinda Xavier de Brito chamada de “Mestra Silvina” que lhe ensinou o básico e necessário para desenvolver o gosto pela literatura. Usando o pseudônimo de Cora Coralina começou a escrever seus textos aos 14 anos. Os jornais de Goiânia publicavam contos, poemas e demais criações literárias da jovem aspirante a escritora. Um dos mais antigos registros de algo escrito por Cora Coralina na adolescência é a crônica “A Tua Volta”.

A partir de então Cora Coralina passa a frequentar o “Clube Literário Goiano” e produz diversos textos e em 1907 passa a colaborar escrevendo para o jornal literário “A Rosa”. Cerca de 04 anos após este primeiro momento de descobertas do mundo literário a jovem foge com o advogado Cantídio Tolentino de Figueiredo Bretas, este divorciado e chefe da polícia local.

Chegando a São Paulo a escritora morou em Jaboticabal e teve seis filhos com o então marido. Somente em 1924 muda para a capital e ver-se obrigada a ficar reclusa em um hotel, próximo a Estação da Luz, devido a Revolução daquele ano.

Em 1934 viu-se em uma situação difícil, haja vista, que o marido morreu e deixou-lhe sem condições financeiras. À época tinha apenas quatro filhos, haja vista, que dois já haviam falecido e ela precisava sustentá-los. A escritora, então, resolve viver de vender doces. Cora Coralina tornou-se uma doceira e não apenas preparava como vendia de porta em porta para vizinhos. Chegou a trabalhar em uma livraria e com 70 anos aprendeu datilografar para poder redigir seus textos, posto que, anteriormente era apenas nas folhas de caderno.

O primeiro livro da escritora só foi publicado em 1965 quando esta contava seus idos 75 anos. O livro “O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais” foi elogiado por grandes críticos de literatura. Apenas um ano após lançou “Meu Livro de Cordel” e ganhou elogios do poeta Carlos Drummond de Andrade.

A escritora em vida chegou a lançar quatro obras e ao todo, incluindo as póstumas, foram nove livros. No ano de 1983 foi homenageada recebendo o Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Goiás. Foi considerada a intelectual do ano e recebeu o Prêmio Juca Pato.

Cora Coralina morreu no dia 10 de abril de 1985 em Goiânia – Goiás aos 95 anos.

Gostou da Biografia de Cora Carolina? Então deixa seu comentário abaixo com seus pensamentos sobre ela!

Biografia de Cora Coralina
4.8 (95.56%) 18 votes

Leave a Reply