Biografia de Érico Veríssimo

O escritor Érico Veríssimo foi um dos maiores escritores do país e conseguiu entrar para os anais da história com sua contribuição literária.





Quem foi Érico Veríssimo

Nascido Érico Lopes Veríssimo o mesmo é oriundo de Cruz Alta – Rio Grande do Sul tendo nascido em 17 de dezembro de 1905.

A família de Érico Veríssimo chegou a ser bem – sucedida, mas caiu em derrocada financeira, seno o seu pai um farmacêutico de nome Sebastião Veríssimo da Fonseca e sua mãe Abegahy Lopes, mais conhecida como “Dona Bega”.

Desde criança, quando estudava no Colégio Venâncio Aires, com menos de 10 anos, criou uma revista que ele chamava de “Caricatura” e fazia desenhos com pequenas notas. Era o prenúncio da veia literária que estava desenvolvendo.

Na adolescência ingressou em um Colégio Protestante em Porto Alegre onde passou a dar seus passos em conhecimentos de língua portuguesa. Sua grande versão na respectiva escola sempre foi a matemática, todavia, nas demais matérias se dava muito bem.

Quando terminou o colegial Érico Veríssimo que sofria com problemas de ordem psicológica e de saúde emocional, teve que margar o divórcio dos pais. O mesmo narrava que seu pai era mulherengo e extravagante nos gastos e sua mãe uma recatada e do lar. O mesmo tinha um irmão mais novo chamado Ênio e uma irmã chamada Maria – que era adotada.

O jovem Érico Veríssimo teve que trabalhar para sustentar a família, haja vista, que o pai acabou indo a falência após o divórcio.

Érico Veríssimo foi baconista em um comércio de um tio e depois trabalhou no Banco Nacional do Comércio. Neste período não deixou de estudar, ler grandes nomes da literatura e desenvolver um gosto refinado pela música lírica e pelas artes.

No ano de 1929 publica um texto numa revista local intitulado “Chico: um Conto de Natal”. Morando em Porto Alegre é contratado como redator da “Revista do Globo” e passa a ter contato com escritores e intelectuais a exemplo de Mário Quintana.

Biografia de Érico Veríssimo

Foto: Reprodução.

O mesmo havia deixado uma noiva em Cruz Alta chamada Mafalda Halfen Volpe a quem amava muito e, por isso, em 1931 viaja a cidade e se casa com a mesma. Após casados foram morar em Porto Alegre onde Érico Veríssimo tinha emprego e estava bem nas condições financeiras.

Os dois tiveram dois filhos sendo Clarice Veríssimo e o famoso e celebrado escritor Luis Fernando Veríssimo.

O escritor foi um excelente tradutor de obras literárias em inglês e conseguiu complementar a renda da família com isso. O escritor se destacou escrevendo contos, romances, novelas e obras para o público infantojuvenil.

As obras de Érico Veríssimo são as seguintes:

Contos:

“Fantoches”, “As mãos de meu filho”, “O ataque”, “Os Devaneios do general” e “Chico”.

Romances:

“Clarissa – 1933”, “Caminhos Cruzados – 1935”, “Música ao Longe – 1936”, “Um Lugar ao Sol – 1936”, “Olhai os Lírios do Campo – 1938”, “Saga – 1940”, “O resto é silêncio – 1943”, “O tempo e o vento (1ª parte) — O continente – 1949”, “O tempo e o vento (2ª parte) — O retrato – 1951”, “O tempo e o vento (3ª parte) — O arquipélago – 1962”, “O Senhor Embaixador – 1965”, “O Prisioneiro – 1967” e “Incidente em Antares – 1971”.

No gênero novela escreveu “Noite” e ainda fez uma publicação extra em Portugal em que narra a história de um músico solitário.

Para o público infanto-juvenil lançou várias obras. O escritor ainda se destacou em narrativas de viagens, autobiografia e ensaios literários. O escritor brilhante morreu aos 69 anos vítima de um infarto no dia 28 de novembro de 1975.

Biografia de Érico Veríssimo
5 (100%) 6 votes

Leave a Reply