Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Xandy de Pilares

Um cantor muito querido e que é da nova safra do samba é Alexandre Silva de Assis que é conhecido pelo nome artístico Xandy de Pilares. O mesmo é cantor, compositor e instrumentista que canta samba e pagode. Nascido em 25 de dezembro de 1969 no Rio de Janeiro o cantor começou a fazer sucesso quando integrou em 1991 o Grupo Revelação.

O sucesso do Grupo foi estrondoso dando a Xandy fama nacional. Muitos shows e participações em programas de TV fizeram o sucesso do grupo que Xandy de Pilares integrou até o ano de 2014 quando decidiu que deveria seguir carreira solo. Xandy teve forte influência da família na infância que sempre fazia uma roda de Samba no quinta.

Na década de 80 já no finalzinho passeava pelas rodas de samba na noite boêmia do Rio de Janeiro assistindo os mestres e se dedicando a aprender ainda mais. Neste período se dividia com o trabalho de metalúrgico. Em um concurso de calouros da Rádio Tropical e ficava torcendo para ser escalado, pois, seu orgulho era saber que sua família estava sentada na frente do rádio o ouvindo cantar na emissora. A voz de Xandy sem foi potente e chamou a atenção de grandes nomes do samba que o ouviram pela primeira vez.

O cantor preparou um CD com a maioria das músicas autorais e contou com a participação nas composições de grandes representantes do samba a exemplo de Arlindo Cruz. O trabalho foi lançado pela Universal Music e inaugura um momento novo na carreira do cantor que se diz realizado.

Outra parceria forte do cantor é o compositor Serginho Meriti que assina algumas das músicas do CD intitulado Perseverança. Segundo o próprio Xandy de Pilares existe algo autobiográfico no álbum que teve boa aceitação do público. Pelo Grupo Revelação foram cerca de 14 lançamentos e todos de muito sucesso, sobretudo, o CD Velocidade da Luz lançado em 2006.

O cantor ainda integra o trio de vocalistas da Salgueiro sendo, inclusive, vitorioso em 2014 com o samba enredo da escola. Em 2013 já havia conquistado o reconhecimento como intérprete da escola. O cantor e compositor tem intensa participação em programas de TV a exemplo do Programa Esquenta da Rede Globo onde semanalmente se apresentava ao lado de outros artistas como Arlindo Cruz, Mumuzinho e com o carisma de Regina Casé.

Ao sair do Grupo Revelação ocorreram muitas polêmicas, inclusive, de que desentendimentos marcam a saída de Xandy. Em 2016 uma polêmica envolvendo Xandy e um dos músicos do Grupo Revelação terminou com o Xandy sendo supostamente agredido com uma tapa no rosto.