Biografia de Alec Baldwin





O ator Norte – Americano Alec Baldwin é um dos mais prestigiados mundialmente. Nascido com o nome de Alexander Rae Baldwin III o ator nasceu em 03 de abril de 1958 em Massapequa, Nova York, e é o mais antigo, e evidentemente o mais conhecido, dos quatro irmãos Baldwin que também são atores. Seus irmãos são Stephen Baldwin, William Baldwin e Daniel Baldwin.

Alexander Rae Baldwin III ou simplesmente Alec Baldwin é filho de Carol Newcomb e Alexander Rae Baldwin, Jr., que era professor de ensino médio e treinador de futebol.

Ele é de origem inglesa, irlandesa, francesa, escocesa e alemã. Alec entrou para a televisão no início da década de 1980 com aparições em várias séries, incluindo The Doctors (1963) e Knots Landing (1979), antes de marcar papéis de filmes em Para Sempre Lulu (1987), Os Fantasmas se Divertem (1988), Uma Secretária de Futuro(1988), De Caso com a Máfia (1988) e Verdades Que Matam (1988).

Em 1990, Baldwin apareceu na primeira adaptação na tela do personagem “Jack Ryan” criado pelo autor de espionagem mega-vencedor, Tom Clancy. O filme, Caçada ao Outubro Vermelho (1990), foi um sucesso de bilheteria e um sucesso de crítica, com Baldwin aparecendo ao lado de Sean Connery. Infelizmente, Baldwin foi contratado pela Paramount Studios em futuros trabalhos e não podia mais ser o “Jack Ryan”, e os papéis subsequentes de Ryan foram para Harrison Ford.

Baldwin, em vez disso, foi à Broadway para realizar “A Streetcar Named Desire”, obtendo uma indicação ao Tony – importante prêmio – por seu retrato de “Stanley Kowalski” (ele retomaria o papel em uma adaptação de TV de 1995). Baldwin conquistou críticas como um ladrão perseguido pelo policial Fred Ward em O Anjo Assassino (1990). O ator conheceu sua futura esposa Kim Basinger enquanto filmava a comédia Uma Loira em Minha Vida (1991), estrelou a adaptação cinematográfica de Por Trás Daquele Beijo(1992) (em que ele estrelou na Broadway).

Outra biografia:  Biografia de Chico Díaz

Como um executivo imobiliário duro que estabelece a lei em O Sucesso a Qualquer Preço(1992) conseguiu destaque ainda maior nas produções da Broadway. Ele também fez um monólogo onde realizou turnê plos teatros no thriller, Malícia (1993), como um médico que defende suas práticas, no qual delarava: “Deixe-me dizer-lhe uma coisa: eu sou deus”.

O ator Alec Baldwin na década de 1990 foi um dos mais requisitados para a televisão e, sobretudo, cinema. Ele estrelou junto com sua esposa, Kim Basinger, em um remake do filme de ação Steve McQueen – A Fuga (1994), trouxe à vida a famosa tira cômica do personagem – O Sombra (1994), e atuou como assistente do advogado do distrito no drama de direitos civis Fantasmas do Passado (1996).

O ator Alec Baldwin, também, é um grande dublador dos Estados Unidos, e entre seus trabalhos como dublador destacam-se Thomas the Tank Engine & Friends (1984), o mais popular dos EUA, além de contribuições para outros programas animados, incluindo Clerks (2000), Como Cães e Gatos (2001), Final Fantasy (2001) e Bob Esponja: O Filme (2004).

Outra biografia:  Biografia Rodrigo Hilbert

No início dos anos 2000, Baldwin e Basinger separaram-se judicialmente numa disputa jurídica que rapidamente se tornou capa dos tablóides, mas, enquanto seu divórcio era o fervilhar dos noticiários, Baldwin se destacou em vários papéis em uma variedade de filmes, incluindo Deu a Louca Nos Astros (2000), Pearl Harbor (2001), The Cooler – Quebrando a Banca (2003) (para o qual recebeu uma indicação ao Prêmio do Oscar para Melhor Ator Coadjuvante), O Aviador (2004), Quero Ficar com Polly (2004) e Os Infiltrados (2006).

Como ele estava se destacando como um ator de personagem consumado, Baldwin encontrou uma segunda carreira na comédia de televisão. Já conhecida por suas turnês cômicas hospedando Saturday Night Live (1975), ele tentou um papel convidado para Will & Grace (1998) em 2005 antes de assumir o que provavelmente se tornaria seu papel mais famoso, o do executivo de rede “Jack Donaghy” ao lado de Tina Fey na comédia de alta aclamação, Um Maluco na TV (2006).

O papel trouxe a Baldwin dois Prêmios Emmy, três Globos de Ouro, e seis prêmios sem precedentes da Screen Actors Guild (sem incluir o elenco ganhou).

Continuando a aparecer em filmes como Um Maluco na TV (2006) terminou a temporada final. Baldwin se casou novamente em 2012 com Hilaria Baldwin (também conhecido como Hilaria Lynn Thomas).

Biografia de Alec Baldwin
5 (100%) 1 vote

Última atualização: 12/12/17


Veja também

Biografia de Fábio Lago

Biografia de Fábio Lago

Um dos artistas promissores da teledramaturgia e cinema brasileiro é o baiano Fábio de Souza …

>