Biografia de Alan Rickman





Um dos atores mais brilhantes da Inglaterra é sem dúvidas Alan Rickman. Nascido em 21 de fevereiro de 1946, em West London, Inglaterra, Alan Rickman mostrou uma tendência precoce para as artes cênicas.

Ele iniciou como ator em 1978, quando se juntou à Royal Shakespeare Company. Ele ganhou uma indicação ao Prêmio Tony como a estrela dos Les Liaisons Dangereuses de 1988, depois ganhou espaço nas produções americanas no mesmo ano que o terrorista Hans Gruber no blockbuster Die Hard.

Seus créditos cinematográficos incluem a notável série de Harry Potter, bem comoSweeney Todd de Tim Burton: The Demon Barber of Fleet Street (2007) e Alice in Wonderland(2010).

Ele foi o segundo dos quatro filhos nascidos de Bernard Rickman, um trabalhador da fábrica católica irlandesa, e Margaret Doreen Rose Rickman, dona de casa metodista galesa. Rickman mais tarde recordou seus primeiros anos como pessoa pobre e do seio popular, mas segundo ele foi muito feliz, até que seu pai morreu de câncer de pulmão quando o jovem Alan tinha apenas 8 anos de idade.

Depois de mostrar uma predileção precoce para a arte, Rickman ganhou uma bolsa de estudo para Latymer Upper School em Londres, onde apareceu em várias peças escolares e depois estudou design gráfico no Chelsea College of Art and Design e Royal College of Art.

Outra biografia:  Biografia de Camila Pitanga

Depois de se formar, ele começou uma empresa de design gráfico, Graphiti, com alguns amigos. Ele conheceu seu companheiro de vida, Rima Horton, em 1965, enquanto estava no amador Group Court Drama Club.

Aos 26 anos, Rickman decidiu candidatar-se à Academia Real de Arte Dramática. Segundo ele havia uma inevitabilidade sobre o fato de ser um ator desde os 7 anos de idade, mas havia outras estradas que deveriam ser percorridas primeiro. Rickman apoiou-se durante os dois anos na RADA, levando trabalhos de design freelance e trabalhando como figurinista.

A produção de Rickman diminuiu após o ano prolífico em 1991, embora tenha feito aparições bem recebidas em Sense and Sensibility (1995) e no papel principal de Rasputin: Dark Servant of Destiny(1996), pelo qual recebeu dois grandes Prêmios: Globo de Ouro e Emmy Awards. Ele também co-escreveu e dirigiu seu primeiro longa-metragem, The Winter Guest, em 1997, com sua colega Emma Thompson e sua mãe da vida real, Phyllida Law. Rickman também fez trabalhos cômicos bem-sucedidos em Dogma e Galaxy Quest de 1999.

Outra biografia:  Biografia Anderson Di Rizzi

Outro papel de relevância e projeção feito por Rickman ocorreu nos anos 2000, quando assumiu a parte fundamental do professor Severus Snape nos filmes da série Harry Potter.

O autor JK Rowling queria especificamente Rickman para o papel, informando-o sobre a história inédita sobre o personagem para ajudá-lo a se preparar para o papel. Após este primeiro contato Rickman passou a desempenhar o papel nos oito filmes de Harry Potter.

Alan Rickman casou-se secretamente com Rima Horton em 2012. O ator ainda foi o presidente honorário do International Intérpretes Aid Trust (IPAT) uma organização que auxilia artistas de todo o mundo através de financimentos, ajudando-os a aprimorar suas artes para um futuro melhor.

Ele também era um patrocinador ativo da caridade Saving Faces. Rickman morreu de câncer em 14 de janeiro de 2016, em Londres. Como um dos atores britânicos mais admirados das últimas três décadas, sua morte entristeceu seus admiradores e fãs.

Biografia de Alan Rickman
5 (100%) 7 votes

Última atualização: 16/12/17


Veja também

Biografia de Fábio Lago

Biografia de Fábio Lago

Um dos artistas promissores da teledramaturgia e cinema brasileiro é o baiano Fábio de Souza …

>