Biografia de Adélia Prado





A mineira Adélia Luzia Prado de Freitas – conhecida como Adélia Prado é uma das escritoras ligadas ao Modernismo que influenciou uma geração.

História de Adélia Prado

Nascida em Divinópolis no dia 13 de dezembro de 1935 a escritora ainda é poetisa, professora, filósofa e contista.

O pai de Adélia Prado senhor João do Prado Filho era ferroviário e sua mãe dona de casa Ana Clotilde Corrêa. A escritora conseguiu ao longo de sua carreira foram lançadas dezenas de obras, todas elas com uma presença forte de sua fé cristã. Adélia Prado teve suas obras traduzidas para vários idiomas e se tornou uma escritora de reconhecimento internacional.

Seu primeiro trabalho “A Bagagem” chegou às mãos de Carlos Drummond de Andrade em 1976 quando ele incentivou a Editora Imago a fazer o lançamento da obra.

Dois artigos importantes foram lançados em apoio a obra da escritora, sendo eles um escrito pelo próprio Drummond e outro por Affonso Romano de Sant`Anna que primeiro recebeu os manuscritos do livro e repassou a Drummond.

Outra biografia:  Biografia de Érico Veríssimo

Quando Adélia Prado lançou este seu primeiro livro ela estava com 40 anos e ele é um livro que reúne várias poesias da escritora. Seu lançamento foi bem-aceito pela crítica e projetou Adélia Prado a se dedicar mais às suas obras como escritora.

Biografia Adélia Prado

Adélia Prado perdeu a mãe quando tinha apenas 15 anos de idade e essa dor da perda de sua genitora faz com que Adélia Prado se agarra às poesias na busca por perfilar sua dor e a falta que a mãe lhe faz.

Em 1958 Adélia Prado se casa com um funcionário do Banco do Brasil chamado José Assunção de Freitas com quem teve cinco filhos Eugênio, Rubem, Sarah, Jordano e Ana Beatriz. Já casada Adélia Prado cursou Filosofia e forma-se um ano após a morte do seu pai.

No ano de 1978 a escritora lança “O Coração Disparado” que se torna alvo de boas críticas literárias e faz com que a escritora ganhe o Prêmio Jabuti – concedido pela Câmara Brasileira do Livro.

Outra biografia:  Biografia de Pero Vaz de Caminha

A escritora mineira, então, parte para a prosa e lança “Soltem Os Cachorros” que é um sucesso. No mesmo ano de lançamento 1979 resolve deixar de dar aulas para se dedicar exclusivamente a carreira de escritora.

A partir de então as obras e os trabalhos de délia Prado não pararam e nem deixaram de ser reconhecidos. Passou a lançar grandes obras como “Terra de Santa Cruz”, “O Pelicano”, “A Faca No Peito”, “Oráculos de Maio”, “Louvação para uma Cor”, “A duração do dia” e muitas outras obras importantes.

No ano de 2014 a escritora é condecorada pelo governo Federal com a Ordem do Mérito Cultural. A escritora reside em Divinópolis e é, entre outros, uma das maiores personalidades da cidade e de Minas Gerais.

Gostou da biografia de Adélia Prado? Então compartilha este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!!

Biografia de Adélia Prado
5 (100%) 10 votes

Última atualização: 16/12/17


Veja também

Quem é Augusto Cury

Biografia de Augusto Cury

Augusto Cury é considerado um dos autores mais lidos da década de 2000, com livros …

>