Ir para o conteúdo

Segunda Guerra Mundial

Hitler Na Segunda Guerra Mundial
Sem pensar na humanidade e visando apenas a satisfação do ego, da vingança e da raiva, a mais sangrenta guerra da história do planeta mobilizou mais de cem milhões de soldados, deixando uma conta de quase 50 milhões de mortos.

A segunda guerra mundial foi a pior coisa o homem já fez.

Ocorreu entre os anos de 1939 e 1945, longos anos para as famílias que necessitavam fugir da guerra ou aguardavam ansiosos por pais, filhos e netos voltarem da guerra com vida.

A disputa foi dividida entre dois grupos, os aliados e o eixo, que mancharam a história da humanidade com sangue. A segunda guerra mundial foi marcada por acontecimentos únicos como o holocausto e a bomba atômica.

Acompanhe esse artigo para descobrir todos os detalhes desse acontecimento histórico.

Foto: Reprodução
Tópicos da biografia:

Resumo da Segunda Guerra Mundial

O tratado de Versalhes, que tinha como principal objetivo a paz no fim da primeira guerra mundial e entre linhas, não permitir que Alemanha tivesse novamente poder.

Porém esse tratado não agradou em nada a Alemanha, que sofreu duras sanções com o acordo. O país germânico mergulhou em uma crise que cria um sentimento de revolta na população.

O Nazismo surge com força e prometendo vingança e com a invasão de uma das antigas rixas da primeira guerra, a Polônia, a Alemanha inicia em 1939 a segunda guerra mundial.

Com uma incrível habilidade e velocidade nos ataques a Alemanha invade a Dinamarca, Noruega forte fonte de aço. Logo depois foi a vez da Holanda, e a Bélgica. E no mesmo ano cercou as tropas da França e da Inglaterra que eram seus inimigos nas duas guerras.

A segunda guerra mundial foi dividida em três momentos, o primeiro a vitória do eixo, aliança formada pela Alemanha, Itália e Japão, não seria diferente, como acabamos de relatar, a Alemanha pegou todos de surpresa e com muita velocidade de expansão, chegando a receber o apelido de guerra relâmpago.

Depois os Aliados formados pela Grã-Bretanha, União Soviética e Estados Unidos reagiram esse foi o segundo momento da segunda guerra mundial.

Isso ocorreu em 1941 depois que a Alemanha atacou a Grã-Bretanha e a isolou, pois invadiu a Grécia e a Iugoslávia não permitindo a saída por nenhuma rota, resolveu atacar a Rússia, porém a invasão na união soviética não deu certo.

Liderados por Stalin, as forças do ditador Adolf Hitler pararam no poderoso exército vermelho em moscou na Rússia. O que começou a enfraquecer o que era até então um exército invencível.

Essa segunda fase tem por marco principal o empate do poder das forças entre aliados e o eixo, o ápice desse momento se deu por conta da tomada da Itália pelo exército da união soviética.

Enquanto tudo isso acontecia, EUA e o Japão travavam outra guerra, o Japão teve uma das maiores conquistas territoriais de todos os tempos, foram mais de quatro milhões de metros quadrados conquistados e dentro desses territórios mais de 120 milhões de pessoas.

Então a Rússia atacou a Itália e ocorreu a invasão dos EUA junto com Grã-Bretanha na França e consequentemente a fuga nazista, a Itália é derrotada e sai da Guerra, Mussolini o Líder Italiano tenta fugir, mas é morto, e nova Itália declara guerra à Alemanha.

Em janeiro de 1945 a URSS derrota a Alemanha e o Japão que também perdeu muitas batalhas, contra os EUA, se enfraquece. Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945 o fim da guerra se aproxima e o Japão é atacado com as destrutivas bombas atômicas.

O Japão se rende, e os Aliados vencem a Segunda Guerra Mundial, é o fim da mais sangrenta batalha que a humanidade já viu.

Causas da Guerra

O estopim da segunda guerra mundial foi a insatisfação da Alemanha com os resultados da primeira guerra.

A Alemanha invadiu a Polônia e foi o marco do início da guerra.

Ao fim da primeira, foi criado o tratado de Versalhes que impunha a Alemanha sanções radicais, como por exemplo:

  • O pagamento de indenização aos países vencedores com valores em dinheiro e em matérias primas, como o carvão, que deveriam ser entregues para países vencedores
  • As colônias alemãs na África foram retiradas de sua posse sendo dividas entre a Inglaterra, França e Bélgica
  • Regiões conquistadas da França, Dinamarca, Polônia, Checoslováquia, Bélgica, deveriam ser devolvidas aos seus respectivos países
  • O poder militar, em todos os setores, marinha, aeronáutica e o exército foram reduzidos a números mínimos, material de guerra como navios e aviões foram entregues aos vencedores da guerra
  • E foi proibido qualquer tipo de fabricação de guerra

Isso tudo empobreceu a Alemanha deixou o povo na miséria, sem emprego e investimentos para o crescimento do país, a Alemanha entrou em uma das piores crises. Porém Adolf Hitler crescia com o nazismo e o sentimento de patriotismo surgiu.

Ele defendia frente ao povo Alemão que poderiam mudar o cenário e que não era justo o que a Alemanha passava. Logo a população que sofria abraçou a ideia com todo amor pelo país e esperança de mudança e foram totalmente a favor do início da revolução.

A invasão da Polônia foi o primeiro passo para a mudança e o início da segunda guerra mundial. As consequências da primeira guerra foi o estopim para a segunda.

Foto: Reprodução

O Brasil participou da Segunda Guerra Mundial?

Em 1942 Getúlio Vargas decidiu que o Brasil iria participar da segunda guerra mundial, depois de alguns ataques a navios brasileiros, a FEB – Força Expedicionária Brasileira reuniu 25 mil soldados.

O que muita gente não sabe é que junto com os EUA os 25 mil soldados brasileiros venceram os alemães na Itália em 1944, decretando o fim da participação italiana na guerra.

Foram mais de 14 mil alemães que se renderam a FEB. A rendição também disponibilizou ao Brasil uma herança de guerra positiva, o material utilizado pela Alemanha foi conquistado pelos países vitoriosos como armamentos, cavalos, máquinas de guerra.

O Brasil teve por volta de 400 baixas pois o clima frio na Itália prejudicou muitos soldados. Outro momento importante na segunda guerra mundial foi como ponto estratégico para reabastecimento de aviões americanos em solo Brasileiro, auxiliando em novas investidas.

Como terminou a Segunda Guerra Mundial [Consequências]?

A pior e maior consequência da segunda guerra mundial foi o resultado triste e aniquilador sobre a vida do ser humano, foram mais de 70 milhões atingidos no mundo.

Em número de mortos, desaparecidos e feridos os civis ficaram na casa dos 45 milhões, já os militares em 25 milhões e muitos outros levaram consigo as marcas da guerra para toda a vida.

Além da dor, a Alemanha foi dívida em duas, afim de que não houvesse chance para se repetir tudo o que houve, metade ficou com os EUA, a Alemanha Ocidental Capitalista e outra parte com a Rússia, a Alemanha Oriental Comunista. O famoso muro de Berlim foi erguido e ficou vivo até 1987.

O ONU, Organização das Nações Unidas foi criada afim de controlar e acabar qualquer foco de conflito no mundo.

Todos os países envolvidos, saíram da segunda guerra mundial e entraram em graves crises financeiras e sociais e levaram um bom tempo para a recuperação.

Fotos da segunda guerra mundial

Veja a seguir algumas fotos importantes da segunda guerra mundial. Imagens que deixam gravado na história esse importante momento da humanidade.

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Considerações finais

A segunda guerra mundial foi cruel e dizimou milhões de inocentes, não teve outro motivo do que satisfazer o desejo pessoal de líderes de nações. O holocausto foi outro acontecimento inexplicável para a raça humana, milhões de mortos apenas para defesa de ideologia política.

Todas as mortes não devem ser em vão, são eternos exemplos do que não se pode acontecer na vida dos seres humanos, o que nos difere dos animais é a capacidade de raciocinar e infelizmente na segunda guerra mundial, os grandes líderes se portaram como animais.

Alberto Vicente

Jornalista (DRT - BA 5272) e Professor, formado em Letras Vernáculas pela UEFS. Escreve para blogs e sites desde 1997.

Configurações
Sair da versão mobile