Biografia de Rui Barbosa

“Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles”, essa é uma das frases mais conhecidas de Rui Barbosa e, talvez a que melhor defina-o.





Com uma vida dedicada ao trabalho e aos estudos, este brasileiro é uma das principais personalidades da história política do Brasil.

Rui Barbosa foi advogado, intelectual, jornalista, político e escritor. Sua principal bandeira sempre fora a de defender a liberdade, foi presidente da Academia Brasileira de Letras e candidato a Presidente do país.

Rui Barbosa precisa ser lembrado, dito isso, conheça sua história.

Rui Barbosa

Foto: Reprodução

Quem foi Rui Barbosa

Nascido em Salvador no estado da Bahia no dia 5 de novembro de 1849, filho de Adélia Barbosa Almeida e Rui Barbosa Oliveira, Rui Barbosa iniciou os estudos em sua cidade natal e desde muito pequeno já apresentava interesse pelos estudos, o qual foi totalmente apoiado por sua família.

Depois de terminar o primário com louvor e mais rápido que seus colegas, mudou-se para São Paulo, onde iniciou o curso de direito na Faculdade de Direito de São Paulo, no ano de 1870.

Já advogado, Rui Barbosa se mudou para o estado do Rio de Janeiro, onde além de exercer sua profissão também se tornou jornalista (era responsável por três colunas distintas).

Seu interesse pela política começou ainda na faculdade de direito, ocupando mais tarde os seguintes cargos: Deputado da Província, Deputado Geral e cinco vezes Senador.

Além disso, atuou como Ministro da Fazenda (durante o Governo de Deodoro da Fonseca) e foi candidato a presidente da republica duas vezes, mas não chegou a ganhar em nenhuma delas.

Rui Barbosa pode ser considerado um dos principais políticos do Brasil do século 19, trabalhou com Joaquim Nabuco na luta abolicionista, em favor da libertação dos escravos.

Além disso, outro marco importante de Rui para o Brasil foram suas proposições de reforma eleitoral e na educação.

Vida e Juventude

Como mencionado anteriormente, desde muito pequeno, Rui Barbosa manifestou interesse pelos estudos. Assim como tinha consigo bandeiras, dentre as principais estava a da abolição da escravidão no Brasil.

Aos 19 anos, deu seu primeiro discurso sobre o tema em São Paulo, este fora intitulado “em defesa do escravo contra o senhor” e a partir de então intensificou esforços para que a abolição acontecesse no Brasil.

Aos 30 anos, trabalhando como jornalista, Rui Barbosa, defendia também a liberdade religiosa no Brasil, tendo em vista que era predominante somente a católica e para ele isso gerava intolerância.

Em relação a sua vida pessoal, é trago pela Fundação Casa de Rui Barbosa que o mesmo mantinha os mesmos valores que levava em seu trabalho.

O político se casou no ano de 1876 com Maria Augusta Viana, com quem teve dois filhos: Alfredo e Maria Adélia Rui Barbosa. Alfredo seguiu os caminhos do pai e também foi deputado do país durante boa parte de sua vida.

Biografia de Rui Barbosa

Foto: Reprodução

Principais feitos de Rui Barbosa

Dentre os principais feitos de Rui Barbosa, estão:

  • Desde pequeno, na escola primária, recebeu menções honrosas, por ser bom aluno;
  • Destacou-se também na faculdade que cursou, tanto que fora homenageado inúmeras vezes pela instituição;
  • Marcou o cenário político em diversas lutas, tais como: abolição da escravatura, modernização educacional, liberdade religiosa, entre outras;
  • Foi presidente da Academia Brasileira de Letras;
  • Contribui para o desenvolvimento de teorias do direito, principalmente no que se refere ao raciocínio jurídico.

Além disso, Rui escreveu algumas obras, dentre as quais se destacam:

  • Oração aos Moços (discurso escrito para uma turma de formandos da faculdade que estudou);
  • Finanças e Políticas da República: discursos e escritos;
  • Atos Inconstitucionais do Congresso e do Executivo ante a Justiça Federal;
  • Cartas de Inglaterra;
  • Posse dos Direitos Pessoais;
  • O Código Civil Brasileiro;
  • O Acre Septentrional;
  • O Brasil e as Nações Latino- Americanas na Haia;
  • O Direito do Amazonas ao Acre Septentrional;
  • O Dever do Advogado;
  • Problemas de Direito Internacional.

Morte

Em 1921 Rui Barbosa começou a se afastar da política e pediu renuncia do cargo de Senador, principalmente porque as bandeiras pelas quais lutara estavam sendo derrubadas pela situação da época, onde havia a intervenção militar de Epitácio.

Dois anos depois, o político estava debilitado, com pneumonia. Em março de 1923, ele faleceu em sua casa no Rio de Janeiro, local onde fora enterrado. Em 1949, seu “corpo” fora transferido para o Tribunal de Justiça da Bahia, chamado de “Fórum Rui Barbosa”.

Após a morte, o nome de Rui Barbosa passou seguir as normas gramaticais na maioria dos documentos oficiais (principalmente da Academia das Letras), desta forma, passou a ser Ruy Barbosa, por isso é comum encontrar tal diferença, mesmo se tratando da mesma pessoa.

Gostou da biografia de Rui Barbosa? Então compartilha o conteúdo com seus amigos nas redes sociais e deixa também seu comentário abaixo!!

Biografia de Rui Barbosa
5 (100%) 7 votes

Leave a Reply