Ir para o conteúdo

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial
O século XX, foi um século marcado por um conflito em escala mundial, conhecido hoje como a primeira guerra e que deixou um grande rastro de destruição como saldo pós-guerra.
Tópicos da biografia:

Resumo da primeira guerra mundial

Resumir uma guerra não é nem nunca será uma tarefa fácil, pois além de seus motivos e conflitos, o pós-guerra geralmente possui um acervo muito grande de informações. No entanto podemos resumir a primeira da seguinte maneira:

O país da Alemanha começou a se destacar como potência, concorrendo com potências estáveis como a França e a Inglaterra, que de certa maneira começaram a se enfraquecer.

A ideia de enfraquecimento econômico gerou concorrência entre as nações que se uniram umas contra outras e deram início à Grande Guerra.

Foto: Reprodução.

Divisões de nações

Devido a alguns problemas que ocorreram em alguns países europeus no século XIX, a primeira guerra se tornou inevitável. Divididos entre duas alianças Tríplice aliança e Tríplice entente.

Tríplice aliança

Acordo político e econômico entre as potências: Alemanha. Itália e Império Austro-Húngaro.

Tríplice entente

Resistência contra a tríplice Aliança, contavam com França, Rússia e Inglaterra.

Causas da guerra

Para que se ocorra uma guerra de escala global – como foi a primeira guerra – devemos levar em consideração que a junção de vários fatores culminaram para que não houvesse outros meios mais convencionais de se recuperar a ordem entre os países envolvidos.

As principais causas da primeira guerra são:

A concorrência financeira

Entre os países da Europa, sempre existiram conflitos econômicos, pois eles tinham um intuito contínuo de buscar novas fontes de matérias-primas e novos consumidores.

Essa busca geral, tornava um mercado competitivo e por vezes desleal tanto por atitudes de empresas quanto dos próprios países.

Além disso outros motivos incentivaram o início da Grande Guerra, como:

  • Fabricação de armamentos.
  • Governos não unificados.
  • Região de Alsácia-Lorena.
  • Partilha da África.
  • Assassinato do Arquiduque Francisco Fernando.
  • Disputas territoriais não resolvidas.
  • Sistema de alianças.

É bem certo, que ainda existam mais motivos que ajudaram a desencadear a I Guerra Mundial, no entanto esses foram os principais e o acúmulo deles fez com que a paz entre as potências econômicas e políticas da época cessassem.

Consequências da primeira guerra mundial

Nenhuma grande guerra termina sem uma grande perda para ambos os lados que lutarem entre si. Como principais consequências destacamos:

  • Assinatura do Tratado de Versalhes.
  • Criação da liga da Nações, visando a paz.
  • Aumento no desenvolvimento de armamentos de guerra.
  • Crise economia na Europa.
  • Sentimento de revolta da Alemanha devido ás condições do Tratado de Versalhes.

Quais armas foram usadas na primeira guerra mundial?

A primeira guerra mundial foi marcada por um forte armamento usado pelas nações europeias. Nenhuma nação usou apenas um tipo de arma de fogo, por essa razão houve um forte investimento no armamento. Das armas mais utilizadas estão as seguintes:

Baioneta

Está é uma arma branca similar a um punhal que é colocada no cano do fuzil ou espingarda, típica dos soldados de infantaria em combates de corpo a corpo.

Rifle

O rifle foi muito usado na primeira guerra e até os dias de hoje ainda está em uso, é um armamento tão comum em um exército que nos filmes de guerra é possível ouvir frases que insinuam que “o rifle é seu melhor amigo”.

Metralhadora

Muitas pessoas pensam erroneamente que as metralhadoras eram os armamentos mais letais da primeira guerra, por manterem uma média de 450-600 tiros por minuto.

As metralhadoras foram armas baseadas em estudos e projetos de Hiram Maxim e contavam com disparos rápidos e de fácil carregamento, sendo assim usadas para dizimar infantarias.

Artilharia / Canhões morteiros

A artilharia deu um grande passo com o uso de novas tecnologias que visaram melhorias tanto em munição como no aumento do alcance das armas. Isso ocasionou na conquista do posto de armamento mais letal da primeira guerra mundial.

Os canhões foram decisivos na I guerra, com seu longo alcance e grande poder destrutivo, por serem grandes e de difícil mobilização, no futuro foram reduzidos de tamanho.

Lança chamas

Criado em Malancourt no ano de 1915 os lança-chamas eram cilindros ligados a uma mangueira que lançava chamas e ficavam nas costas dos soldados e eram inflamados ao saírem do cano.

Eram usados para finalizar inimigos, alguns chegavam a possuir um alcance de 40 metros.

Armas químicas

O início dos ataques com armas químicas ocorreu em meados de abril do anos de 1915, onde cilindros contendo gases de cloro foram lançados pela nação alemã, dando o pontapé inicial para que os outros países começassem a produzir seus armamentos químicos.

Apesar de não haver registros de uso de gases letais, o seu uso causou grande temor por onde passava.  Os gases de cloro provocavam problemas respiratórios e na visão dos soldados atingidos

Submarinos e tanques

Os submarinos trouxeram grande, pois disparavam seus torpedos por debaixo do mar França, Rússia e Grã- Bretanha e Estados Unidos foram os primeiros a usarem esse tipo de armamento, só depois a Alemanha começou a investir nessa opção.

Já os tanques veículos grandes e pesados (o primeiro tanque britânico pesava em média 14 toneladas), eram no início um auxílio na infantaria no entanto se tornaram uma grande arma contra os inimigos.

Durante o período da grande guerra, houve uso de outros tipos de armas, tendo essas um papel de significância maior nos ataques.

Aeronaves

No início os aviões pioneiros eram bem simples e frágeis, após melhorias eles serviram de grande utilidade para reconhecimento do território inimigo e também foram armadas com metralhadoras para ataques, tonando-se assim uma grande aliada para quem as utilizasse.

O que aconteceu no final da guerra?

Com um saldo cerca de 9 milhões de mortos e mais de 21 milhões de feridos a primeira guerra mundial cessa em 11 de novembro de 1918. A França e a Alemanha foram os países mais afetados. No ano seguinte a Alemanha reduziu sua tropa pela metade.

Além disso a Alemanha deveria pagar altas indenizações às elites vencedoras, devolver a Alsácia-Lorena à França e ainda ceder todas as suas colônias. Esse era o intuito do Tratado de Versalhes, que visava a paz entre os países envolvidos na Primeira Guerra.

Passados alguns anos a Alemanha sentiu-se em desvantagem nesse tratado, e sentimentos de ódio e ressentimento pelo tratado foram um dos pilares que causaram a Segunda Guerra Mundial.

Considerações finais

Além de perda econômica, alto número de mortos e algumas modificações geográficas a Primeira Guerra Mundial culminou em grande destruição e desejo de revolta, seu fim na verdade foi uma pausa para que esse sentimento aumentasse e tivesse por consequência a Segunda Guerra Mundial.

Gostou do post sobre a primeira guerra mundial? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!! 
Alberto Vicente

Jornalista (DRT - BA 5272) e Professor, formado em Letras Vernáculas pela UEFS. Escreve para blogs e sites desde 1997.

Configurações
Sair da versão mobile