Biografia de Philippe Coutinho

Philippe Coutinho é um jogador de futebol que atua como meio-campista na seleção brasileira e no Barcelona da Espanha.





Quem é Philippe Coutinho

Thomas Philippe Coutinho Correia nasceu em 12 de junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro. O jogador é destro e possui 1,71 metros de altura.

O filho mais novo de Zé Carlos e dona Esmeraldina era chamado de Philipinho na infância.

O início de carreira

Philippe Coutinho começou a sua carreira muito cedo. Com apenas 6 anos, seu pai o matriculou na escolinha de futsal do Clube dos Sargentos do Rio de Janeiro.

Com 7 anos ele realizou testes no time da Mangueira, disputando a Liga de Futsal do Estado do Rio de Janeiro. Ele era o mais novo do time, da então categoria Fraldinha. Mesmo assim, foi o artilheiro daquela competição.

No mesmo ano, ele vai para o Vasco, ainda atuando na escolinha de futsal.

Até que no ano de 2003, Philippe troca as quadras pelos gramados e já em sua primeira competição, se sagra artilheiro.

Ele venceu praticamente todos os campeonatos disputados nas categorias sub-12, sub-13 e sub-14. Em 2008 vence a 1ª Copa do Brasil sub-17.

Pela seleção brasileira foi convocado nas diversas categorias de base.

Quem é Philippe Coutinho

-FOTODELDIA- B12.BARCELONA, 08/01/2018.

Futebol profissional

Aos 17 anos, sob o comando de Renato Gaúcho, ele sobe aos profissionais do Vasco. Sua partida de estreia foi diante do Duque de Caxias, pela série B do campeonato brasileiro. Naquele ano ele ajudou o clube a subir para a divisão principal do Brasileirão.

Sua trajetória pelo futebol profissional do Vasco foi curta. Sua partida de despedida foi contra o Santos. Como profissional, foram 43 jogos e 5 gols marcados.

Em 2010 ele é contratado pela Internazionale de Milão. O clube italiano pagou 3,8 milhões de euros ao Vasco.

Sua estreia pelo clube foi em um amistoso contra o Manchester City.

A passagem pela Inter durou até 2013. Neste meio tempo, ele ainda foi cedido por empréstimo para o Espanyol, onde atuou por 6 meses, sendo destaque no clube.

Pela Internazionale foram 47 jogos e 5 gols.

A partir de 2013, ele passa a atuar pelo Liverpool, onde recebeu a camisa 10. O Liverpool pagou 8,5 milhões de libras pelo passe do jogador.

A estreia foi na derrota para o West Bromwich. Philippe Coutinho marcou seu primeiro gol pelo Liverpool na goleada de 5-0 contra o Swansea City.

Logo em seu ano de estreia, recebeu o prêmio de melhor jogador do clube.

Sua passagem pelo Liverpool durou até 2017. No clube ele atuou mais de 200 vezes e se sagrou como o brasileiro que mais marcou gols na Premier League, superando Juninho Paulista.

Em 2018 ele assina contrato com o Barcelona por 5 anos e meio. A multa rescisória é de 400 milhões de euros.

A seleção brasileira

Sua história como profissional na seleção brasileira inicia em 2010, quando é convocado pela primeira vez pelo então técnico Mano Menezes.

Pela seleção ele disputou a Copa América Centenário de 2016, as eliminatórias para a copa de 2018 e a Copa do Mundo de 2018.

Gostou da biografia de Philippe Coutinho? Então compartilha este conteúdo com seus amigos nas redes sociais e deixa sua avaliação nas estrelinhas abaixo.

Biografia de Philippe Coutinho
4.6 (91.3%) 138 votes

Leave a Reply