Ir para o conteúdo

Josef Stalin

Ah, a Biografia de Josef Stalin, uma história fascinante sobre a vida do líder soviético que vai te surpreender! Prepare-se para mergulhar em uma história repleta de reviravoltas e conquistas. Com Stalin, o tédio não tem vez!

Josef Stalin
Josef Stalin nasceu em 18 de dezembro de 1878 em Gori na Geórgia, a sua família era muito pobre, seu pai era sapateiro e sua mãe costureira, sua infância foi difícil por conta de diversos acontecimentos com o local que morava e a violência de seu pai.

Tentou realizar os desejos da mãe de vê-lo sendo padre e estudou em um seminário porem logo foi para o lado do que realmente lhe encantava as atividades revolucionárias.

Por ser deficiente físico não pode prestar o serviço militar mas seguiu nas militâncias contra a autocracia russa.

Foi preso diversas vezes, planejou e executou assaltos e sequestros, foi um revolucionário junto com Lenin e os Bolcheviques planejando a revolução russa de 1917.

Chegou ao poder em 1924 transformando a Rússia na maior potência mundial mas também deixou sua população faminta.

Tópicos da biografia:

Quem foi Josef Stalin

Segundo livro da autora e historiadora francesa Lily Marcou, recentemente lançado no Brasil com o título de “ A vida privada de Stalin”, ele era um pai atencioso com os filhos e muito carinhoso e adorava reunir a família e amigos para almoçar em sua casa no campo.

Bem diferente dos dados que mostra as mais de 50 milhões de mortes nos 30 anos que ele permaneceu no poder.

Muitas críticas mundiais repudiaram o que ela escreveu pois é completamente diferente do que se conhece de Josef Stalin.

O grande terror Stalinista era chamado a época em que o Josef Stalin estava no poder, pois as perseguições, opressões e mortes foram comparadas as que aconteceram no nazismo.

Mas antes de chegar a esse poder, Josef Stalin já passou pela infância que por sinal foi marcada por muito violência e problemas.

A casa humilde que moravam feita de barro e com muito buracos sempre inundava quando chovia. Além disso seu pai era um alcoólatra que batia muito em sua mãe.

O próprio Stalin descobriu que até mesmo quando era recém-nascido foi espancado pelo pai, tamanha raiva resultou em uma cena onde Stalin lança uma faca contra o seu pai, ele errou e teve que ficar escondido alguns dias em casas de amigos para que algo pior não acontecesse.

Ele era brilhante na escola principalmente em matemática, era o primeiro tenor do coral da igreja da escola que estudava.

Sua mãe trabalhava muito para pagar os seus estudos enquanto seu pai era contrário.

Certa vez, aos dez anos, tirou Josef Stalin da escola para o levar para trabalhar em uma fábrica, obviamente sua mãe o resgatou trouxe de volta para os estudos.

Mesmo sua mãe desejando muito que ele se tornasse um seminarista ele não conseguiu cumprir a promessa e seguir para a vida de lutas.

Josef Stalin tentou servir ao exército mas tinhas dois dedos dos pés colados e um braço menor que o outro, então era considerado deficiente e não foi permitido o egresso nas forças armadas.

Lutas e poder

Depois de abandonar o seminário foi para se unir a grupos políticos, Stalin tinha um emprego no observatório de física apenas de fachada.

Realizava centenas de protestos, greves, comícios, reuniões secretas e qualquer outro tipo de manifestação.

Era reconhecido como um grande intelectual, sofreu com as repreensões da época devido a posição contra o governo, foi preso oito vezes e fugiu seis, na prisão estudou francês, inglês e alemão. Durante os conflitos foi exilado na Sibéria.

Casou e teve seu primeiro filho, sua primeira esposa e grande amor morre enquanto ele estava preso, ela tinha 24 anos, foi uma grande dor na vida de Josef Stalin.

Unido ao POSDR (Partido Operário Social Democrata Russo) a fazer a edição do jornal do partido, buscou fundos para a facção Bolcheviques de Lenin que viria assumir o poder na revolução de 1917.

Esse levante de fundos era a partir de sequestros, roubos e redes de proteção. Por causa dos diversos crimes continuou sendo preso e exilado mas sempre conseguia reverter os acontecimentos.

De 1917 até 1924 Lenin comandou a Rússia mas devido a complicações em sua saúde veio a falecer deixando o cargo para Josef Stalin assumir.

O terror das perseguições se iniciaram, todo aquele que era contra o governo ou a ideologia era considerado “inimigo da classe trabalhadora”, então esses sumiam ou eram mortos, em 30 anos estimasse que foram de 50 a 60 milhões de mortos.

Houve também o grande expurgo onde mais de 1 milhão de pessoas foram presas e mais 700 mil executados.

Transformou o país em uma potência mundial focando a atividade primária do país na indústria.

Logo tudo aquilo que era produzido aumentou em números assustadores. Porém o campo perdeu mão de obra e incentivo causando uma crise nos grãos.

O país morreu de fome pela ideologia de Stalin, milhões não tinham o que comer, o poder estava na mão de poucos, assim como o dinheiro, foi controverso o governo de Josef Stalin, que defendia o salário para todo trabalhador mas não tinha comida para alimenta-los

Revoluções de Josef Stalin

Foto: Reprodução/Divulgação

Foram diversas revoltas que Stalin participou mas a mais importante foi a revolução Russa em 1917 onde colocou Lenin no poder.

Lenin ficou no poder até 1924 quando morreu de infarto e Josef Stalin assumiu o poder da Rússia modificando a vida do cidadão para sempre.

Principais feitos de Stalin

O principal feito do governo de Josef Stalin foi o rápido crescimento do país, levando por exemplo a educação a níveis nunca vistos antes

Também o crescimento da indústria que se tornou a mais potente e produtiva do mundo na época.

Morte

Há quem acredite que a morte de Stalin não foi o que a história conta, mas o que sabemos é que na noite do dia 1 março de 1953 depois de um longo jantar, Stalin retornou a sua residência.

Curiosidades de Stalin

Geralmente ele acordava sempre no mesmo horário mas dessa vez não saiu de seu quarto, então o comandante Kuntsevo entrou em seu quarto e o encontrou deitado ao chão.

Ele não respondia com palavras compreensíveis e suas calças estavam toda urinadas, os médicos só conseguiram chegar na manhã do dia 2 de março.

Foi constatado que Josef Stalin teve um AVC (acidente vascular cerebral), quatro dias depois, no da 5 de março de 1953 Stalin faleceu.

Resumo da Biografia de Josef Stalin

Nome: Josef Stalin
Ocupação: Revolucionário comunista e político soviético
Nacionalidade: Georgiano
Data de nascimento: 18/12/1878
Data da morte: 03/05/1953
Alberto Vicente

Jornalista (DRT - BA 5272) e Professor, formado em Letras Vernáculas pela UEFS. Escreve para blogs e sites desde 1997.

Configurações
Sair da versão mobile