Skip to content
Biografia Resumida

John Locke – Obras, Teorias e Frases

Defensor do empirismo, John Locke se tornou um dos mais importantes iluministas britânicos. Juntamente com outros homens notáveis da época expressou suas ideias através de suas obras.

Muito influente na sua época, serviu de inspiração para diversos intelectuais que seguiram suas ideias. Seus diversos estudos e feitos foram de grande importância e ajudaram na evolução da sociedade.

John Locke
Foto: Reprodução.

Biografia de John Locke

Filósofo e médico, John Locke era conhecido como o Pai do Liberalismo. Sendo considerado um dos principais iluministas da sua época, influenciou muitas pessoas através de suas ideias e visões.

Nasceu em 1632 na Igreja em Wrington na Inglaterra e seus pais eram considerados puritanos. Se mudou para Belluton, onde cresceu em uma casa rural.

Quando jovem Locke estudou na Westminster School localizada na cidade de Londres. Após isso aos 20 anos de idade entrou na faculdade Christ Church em Oxford.

A grade curricular não lhe agradou e ele preferia seguir as obras dos filósofos considerados modernos.

Se formou em medicina no ano de 1975 e trabalhou com diversos cientistas muito importantes. Tornou-se médico de Anthony Ashley Cooper que foi o primeiro Conde de Shaftesbury. O Conde tinha um problema no fígado e foi operado e salvo por John Locke.

No ano de 1672 entrou para a política e foi o autor dos Dois Tratados do Governo. Essa obra expressava sua posição contra a Monarquia Absolutista da época. Se mudou para a Holanda em 1683 onde se tornou receptivo as ideias de Spinoza.

Suas obras e influências foram bastante importantes para a estruturação das ideias na época. Posteriormente outros pensadores e filósofos seguiram seus pensamentos e visões.

Vida

Veja a seguir movimentos que John Locke viveu e defendeu:

Iluminismo

Considerado um dos principais filósofos do Iluminismo, John Locke expôs suas ideias em defesa desse movimento intelectual da época. Eles consideravam que o uso da razão seria muito importante contra o antigo regime que vigorava.

O objetivo era trazer uma maior liberdade tanto política quanto econômica. As ideias de liberdade e igualdade foram bastante defendidas por eles. Os Burgueses os apoiavam pelo fato dos interesses entre eles serem parecidos.

Eram críticos do Absolutismo Monárquico, do poder da igreja e do mercantilismo. Queria uma maior liberdade na economia, o avanço da ciência (razão) e também queria que a burguesia predominasse.

Com o apoio da população alguns Reis tiveram que rever suas posições, aceitando assim algumas das ideias propostas pelos Iluministas. Além de John Locke, outro nomes conhecidos foram Voltaire, Montesquieu, Adam Smith e Rousseau.

Liberalismo

Muito popular entre os filósofos da época, o liberalismo defendia as liberdades dos indivíduos e a igualdade. Eram críticos da Monarquia Absolutista e apoiavam as eleições democráticas, igualdade de gênero, estado laico e liberdade religiosa.

John Locke é considerado o Pai do liberalismo. E suas ideias e visões a respeito do assunto foram muito apreciadas por outro pensadores e filósofos da época.

Filosofia

Ele defendia que o conhecimento adquirido pelo indivíduo vinha das experiências e sensações experimentados pela pessoa. Defensor da Igualdade e do fato que os governos devem respeitar seus cidadãos.

Sua Filosofia ajudou a criar os Direitos Humanos e sua luta pela igualdade foi de extrema importância.

Obras de John Locke

Esse filósofo escreveu diversas obras muito interessantes e que influenciaram muitas pessoas. Alguns desses livros são:

  • Carta sobre a Tolerância (1689)
  • Segundo Tratado sobre o Governo (1689)
  • Ensaio acerca do entendimento humano (1690)
  • Alguns pensamentos sobre a Educação (1693)
  • Razoabilidade do Cristianismo (1695)

Sua visão de igualdade e de defesa do que considerava ideal fizeram parte de suas obras. Isso fez com que John Locke se tornasse um filósofo e pensador muito admirado.

Teorias

John Locke
Foto: Reprodução.

Uma das principais teorias de John Locke é o fato de que o homem adquire experiência e assim obtém conhecimento. É como se fosse uma folha em branco que vai sendo escrita a medida que aprendemos algo.

A Teoria da Tolerância Religiosa também foi muito importante para permitir a diversidade religiosa. Além disso ele defendia a separação da Igreja e do Estado.

Era contrário ao regime Monárquico Absolutista, acreditando que a população deve ser soberana. Assim como Montesquieu defendeu que o poder legislativo era de extrema importância para representar o povo. Para isso queria a divisão do poder em Executivo, Legislativo e Judiciário.

Acreditava que todos os homens eram iguais e possuíam os mesmos direitos. E afirmava que as coisas não deveriam ser apenas deduzidas ou especuladas, mas sim ter uma explicação racional.

Frases de John Locke

“Todos os homens são passíveis de errar; e a maior parte deles é, em muitos aspectos, por paixão ou interesse tentada a fazê-lo.”

“É preciso metade do tempo para usar a outra.”

“Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.”

“Pais se perguntam porque os rios são amargos, quando eles mesmo envenenaram a fonte.”

“A finalidade da lei não é abolir ou conter, mas preservar e ampliar a liberdade. Em todas as situações de seres criados aptos à lei, onde não há lei, não há liberdade.”

“Quando o homem nasce, sua mente compara-se a um papel em branco, que vai sendo preenchido conforme suas experiências.”

“O homem nasce como se fosse uma “folha em branco””

Como John Locke morreu?

Pouco se sabe sobre o acontecimento da sua morte, porém se sabe que ele sofria de asma e isso pode ter levado a piora da saúde.

John Locke faleceu em 28 de outubro de 1704 por piora na saúde falência de órgãos. Seu corpo está enterrado no cemitério de Alta Laver.

Curiosidades

  • É considerado o Pai do Liberalismo
  • Nunca se casou ou teve filho
  • Foi um dos principais Iluministas Ingleses
  • Considerado um dos Primeiros Empiristas
  • Recebeu uma herança de seu Pai que lhe garantiria o futuro
  • Eventos que participava eram para discutir sobre Ciência e Filosofia
  • Influenciou diversos pensadores e filósofos que também foram muito importantes na época
John Locke – Obras, Teorias e Frases
5 (100%) 2 vote[s]