Ir para o conteúdo

John Dalton

Conheça a biografia de John Dalton, pai da química, dono da teoria atômica de Dalton e explicou o daltonismo. Leia para obter mais informações!

John Dalton
John Dalton foi um renomado cientista britânico. Conhecido atualmente como o “pai da química”, foi ele que deu os primeiros passos em direção ao que hoje conhecemos como átomos, elementos químicos e compostos químicos.

Paralelamente a estas descobertas, ele também conseguiu descrever em detalhes o que era o daltonismo.

Que é impossibilidade que algumas pessoas têm de enxergar as cores como elas realmente são.

Isto possível pelo fato que ele próprio tinha a deficiência.

Tópicos da biografia:

Biografia John Dalton

Nascido na cidade inglesa de Eaglesfield no ano de 1766. Filho de pai tecelão teve uma infância bastante modesta.

Fazendo com que ele além de estudar e lecionar, também trabalhava na horta que o seu pai tinha.

A sua família era da crença quaker (que no Brasil é chamada de quacre). Este termo é utilizado para identificar as pessoas que são membro da Sociedade de Amigos, que foi fundada no século XII na Inglaterra.

John Dalton, até os 11 anos, frequentou as escolas desta comunidade. Seu bom desempenho teve tanto destaque, que aos 12 anos ele se tornou professor de matemática na escola do seu primo.

Ao longo de sua vida, John Dalton desenvolveu estudos sobre a constituição da matéria, desenvolvendo a chamada teoria atômica de Dalton.

Além disto, ele também foi o primeiro pesquisador a relatar de forma bastante detalhada uma deficiência visual que impedia as pessoas de enxergarem as corres corretamente, o Daltonismo. Ele mesmo era portador desta deficiência.

Trabalhou a sua vida inteira dedicado à ciência, e a estudar os elementos químicos. Morreu no dia 27 de julho de 1844, após ter tido um acidente vascular cerebral.

A infância de John Dalton: um menino curioso

John Dalton cresceu em uma família humilde, mas isso não o impediu de desenvolver sua curiosidade desde cedo.

Ele gostava de passear pelo campo, observar a natureza e fazer perguntas sobre o que via.

Aos 12 anos, já trabalhava como professor assistente em uma escola próxima, ensinando matemática e latim para crianças mais novas.

Sua sede por conhecimento o levou a aprender por conta própria sobre astronomia, meteorologia, química e outras áreas.

Ele construiu seu próprio telescópio e barômetro, e fez diversas observações sobre o clima e o céu.

Sua paixão pelas ciências só crescia, e ele logo percebeu que queria dedicar sua vida a estudá-las.

Dalton descobre a química na escola

Foto: Reprodução/Divulgação

Após trabalhar como professor em diversas escolas, Dalton foi convidado a lecionar matemática e ciências em Manchester, onde passou a se dedicar especialmente à química.

Lá, ele teve a oportunidade de fazer experimentos e observações, e logo percebeu a importância dos pesos atômicos na composição das substâncias.

Ele criou a lei das proporções múltiplas, que ajudou a entender como os elementos se combinavam para formar compostos, e a lei das proporções definidas, que mostrou que as substâncias sempre têm uma proporção fixa de elementos.

Essas descobertas foram essenciais para o desenvolvimento da química moderna.

Dalton e a teoria atômica

Depois de muitos experimentos e observações, Dalton chegou à conclusão de que toda matéria era composta por átomos, que eram indivisíveis e possuíam um peso atômico específico.

Ele criou a teoria atômica, que explicava como os átomos se combinavam para formar as substâncias.

Essa teoria foi revolucionária para a época, e ajudou a entender muitos fenômenos químicos que antes eram inexplicáveis.

Dalton também propôs que os átomos de diferentes elementos tinham pesos atômicos diferentes, o que permitiu a criação da tabela periódica e a classificação dos elementos.

Dalton como professor e pesquisador

Dalton passou grande parte de sua vida como professor e pesquisador, dedicando-se a ensinar e a descobrir novos conhecimentos.

Ele lecionou em diversas escolas e universidades, e publicou diversos artigos e livros sobre ciências.

Além de suas contribuições para a química, Dalton também fez importantes descobertas em outras áreas, como meteorologia e física.

Ele criou a lei da pressão parcial dos gases, que ajudou a entender como os gases se comportam em misturas, e fez diversas observações sobre o clima e o tempo.

Descobertas de John Dalton

Como mencionado acima, as duas principais descobertas científicas de John Dalton foram o daltonismo e a teoria atômica de Dalton.

Entretanto, ele também investigou outras questões, todas relacionadas à química.

Como foi o caso com a composição dos diferentes óxidos de nitrogênio. Ele também estabeleceu a Lei das Proporções Múltiplas, que é conhecida como Lei de Dalton.

Como era a teoria atômica de Dalton?

Talvez a mais relevante das descobertas deste cientista inglês tenha sido a teoria atômica de Dalton.

Através dela, John Dalton propôs um modelo de como seria o átomo, como os elementos químicos e as substâncias químicas seriam formados.

Segundo a sua teoria, o átomo seria uma pequena partícula esférica, maciça (ou seja, não era oca, mas tinha uma massa compacta) e que não poderia ser dividida ou destruída. Ele via o átomo como algo semelhante a uma bola de bilhar.

Ele dizia também que um elemento químico seria formado por vários átomos que possuíssem as mesmas propriedades, massas e tamanhos. E que entre estes átomos haveria um espaço vazio.

A sua teoria afirmava ainda que diferentes elementos químicos teriam átomos de diferentes propriedades, massas e tamanhos.

Quando estes elementos diferentes fossem combinados, formariam substâncias diferentes, dependendo da sua combinação.

Qual foi a contribuição de John Dalton para a ciência?

As contribuições científicas de John Dalton foram tão importantes para o mundo acadêmico químico e para o ser humano entender melhor o mundo em que vive, que ele é conhecido atualmente como o “pai da química”.

Ele publicou o livro “Novo sistema filosófico da Química” em 1808. Neste livro ele descreve e explica em detalhes a sua teoria atômica.

Foi depois da publicação deste livro que ele se consagrou para a história da ciência.

Atualmente, sabe-se que o que Dalton chamou de elementos químicos eram, na verdade, os compostos químicos.

Para ficar mais claro, por exemplo, o que Dalton acreditava ser o alumínio (A?) era, na realidade, o composto químico alumina (A?2O3).

Apesar disto, as descobertas de Dalton levaram a muitos estudos, e auxiliaram na melhor compreensão no mundo e no desenvolvimento de novas teorias. Por mais que a sua obra não estivesse totalmente correta, ela foi essencial.

Outra importante contribuição de John Dalton foi o seu livro “Fatos extraordinários relativos à visão das cores” que foi publicado em 1794.

Nesta publicação, ele foi capaz de descrever minuciosamente e cientificamente como que era a visão de pessoas que não conseguiam enxergar as cores adequadamente.

Esta deficiência recebeu o nome de daltonismo, como uma forma de homenagem.

Existem diferentes graus de daltonismo, entretanto, as pessoas portadoras desta deficiência tem dificuldades de distinguir entre as cores, como verde e vermelho, por exemplo.

O reconhecimento de Dalton na comunidade científica

Foto: Reprodução/Divulgação

As descobertas de Dalton foram essenciais para o desenvolvimento da química moderna, e ele foi reconhecido por sua importância pela comunidade científica da época.

Ele foi eleito membro da Royal Society em 1822, e recebeu diversas honrarias e prêmios por suas contribuições para as ciências.

Seu legado continua até hoje, e seus estudos e teorias são estudados por químicos e físicos de todo o mundo.

Dalton foi um exemplo de perseverança, curiosidade e dedicação, e sua vida colorida e inspiradora continua a motivar novos cientistas a buscar o conhecimento e a fazer descobertas importantes.

Explore as Curiosidades por Trás das Descobertas de Dalton!

John Dalton é conhecido como um dos mais importantes químicos da história, sendo considerado o pai da Teoria Atômica.

Seus estudos e descobertas foram fundamentais para o desenvolvimento da química moderna e continuam sendo relevantes até hoje.

Dalton era daltônico

Uma das curiosidades mais interessantes sobre John Dalton é que ele era daltônico, ou seja, tinha dificuldades em distinguir certas cores.

Essa condição o levou a se interessar pela percepção visual e a desenvolver estudos sobre a visão humana.

Além disso, Dalton foi um dos primeiros cientistas a estudar a cegueira das cores.

O Experimento das Proporções Definidas

Em 1803, Dalton publicou um artigo intitulado “Sistema de Análise dos Fatos Químicos”, no qual descreveu seu famoso “Experimento das Proporções Definidas”.

Nesse experimento, Dalton mostrou que a combinação de diferentes elementos sempre ocorre em proporções fixas e definidas, o que foi fundamental para o desenvolvimento da Teoria Atômica.

Daltonismo e a Cor dos Átomos

Em seus estudos sobre a química, Dalton também desenvolveu uma teoria sobre a cor dos átomos.

Ele acreditava que a cor de um elemento químico dependia da sua massa atômica, ou seja, elementos mais pesados teriam cores mais escuras.

Embora essa teoria tenha sido posteriormente refutada, mostra como Dalton era um cientista incansável em busca de respostas para os mistérios da natureza.

Frases de John Dalton

Uma das frases mais famosas de John Dalton é:

  • “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Com esta afirmação, ele está se referindo à sua teoria atômica, que diz que os átomos já existem na natureza, não podendo ser criados, e nem perdido.

Os átomos poderiam apenas se associar a átomos diferentes formando os elementos químicos.

Conclusão

John Dalton deixou um legado importante para a ciência, e seus estudos continuam sendo relevantes até hoje.

Seus segredos e curiosidades nos mostram que, por trás de grandes descobertas, sempre há uma mente curiosa e inquisitiva que busca entender o mundo ao seu redor.

Esperamos que este artigo tenha sido informativo e divertido, e que tenha despertado sua curiosidade para continuar explorando os segredos de John Dalton e da química.

Resumo da Biografia de John Dalton

Nome: John Dalton
Ocupação: Químico, meteorologista e físico
Nacionalidade: Britânico
Data de nascimento: 06/09/1766
Data da morte: 13/11/2023
Pai: Joseph Dalton
Mãe: Deborah Greenup
Irmão (s): Mary Dalton e Jonathan Dalton
Alberto Vicente

Jornalista (DRT - BA 5272) e Professor, formado em Letras Vernáculas pela UEFS. Escreve para blogs e sites desde 1997.

Configurações
Sair da versão mobile