Ir para o conteúdo

Joana d’Arc

Joana d’Arc foi guerreira e líder militar francesa. Acusada de feitiçaria e condenada á morte, conheça um pouco mais de sua história.

Joan Of Arc
A jovem Joana d’Arc ficou conhecida como a Donzela de Orleans, por ter construído um legado histórico como uma das personagens mais importantes na formação da França com sua bravura militar.

Sua origem camponesa não permitiu que Joana d’Arc aprende-se ler e escrever, mas sua fé a conduziu a lutar pelo seu povo, que até hoje é grato por seu espírito guerreiro.

Devolveu o trono francês a seu devido rei, e libertou a população do domínio inglês, durante a Guerra dos Cem Anos. Onde se iniciou um processo de retomada do território francês e a busca do seu legítimo rei.

Tópicos da biografia:

Quem foi Joana d’Arc?

Joana d’Arc nasceu em 6 de janeiro de 1412, num pequeno vilarejo de Domrémy, localizado na Lorena, França. Era a filha caçula dos quarto filhos do casal de camponeses Jacques d’Arc e Isabelle Romée.

Sua família era relativamente rica, a menina era ruiva, muito religiosa e analfabeta. Quando a garota tinha aproximadamente 13 anos, ela afirmou ter ouvido vozes do Arcanjo São Miguel, Santa Catarina de Alexandria e Santa Margarida de Antioqua.

Essas vozes lhe faziam quatro chamados, para missões: por fim ao cerco inglês sob Orleans; devolver o trono para seu devido rei; expulsar os invasores de Paris e libertar o duque de Orleans.

Nesse período a França estava sob domínio inglês e a população francesa encontrava-se dividida entre os que apoiavam os Borguinhões, e os que acreditavam que o verdadeiro rei era Carlos VII, da dinastia dos Armagnacs.

O que Joana d’Arc defendia?

A história de vida de Joana d’Arc está diretamente ligada á Guerra dos Cem Anos, um conjunto de dispostas territoriais travadas entre Inglaterra e França de 1337 a 1453.

Depois de ter recebido o chamado das vozes, a jovem no ano de 1428 vai até a guarnição da cidade de Vaucouleurs, onde ela se encontra com Robert de Baudricourt, capitão da guarda real, a quem solicita uma escolta para ir em busca do delfim (Carlos VII, o primogênito do rei, herdeiro natural do trono).

Seu pedido, no entanto é inicialmente desprezado, mas Baudricourt depois de perceber que Joana não iria desistir acaba cedendo.

Joana d’Arc parte para Chinon, onde Carlos VII estava escondido. O rei a recebe, após ouvi-la a garota é interrogada por conselheiros reais e teólogos, tendo sua virgindade verificada por matronas.

Com a garantia da veracidade da fé da jovem, Carlos concede-lhe um exército de cinco mil homens e a presenteei-a com uma espada e um estandarte.

Mesmo não tendo sido nomeada cavalheira, ela se junta aos soldados franceses e parte para Orleans.

Ela enfrenta os ingleses no cerco de Orleans e os derrota em 8 de maio de 1429, é o marco de uma série de batalhas vitoriosas, permitindo o acesso do território francês até a cidade de Reims, onde Carlos VII seria coroado em 17 de julho de 1429.

Porque Joana d’Arc morreu?

Foto: Reprodução/Divulgação

Depois da coroação de Carlos VII, Joana d’Arc afirma não ouvir mais as vozes que a orientam. Ela decide então voltar para casa, mas o exército real insiste para que a jovem continue lutando.

A garota cede aos pedidos, porém é derrotada e ferida em um ataque a Paris, que ainda está sob domínio inglês.

Ela é presa e levada pelo exército borgonhês que á entregam aos ingleses.

Joana d’Arc é presa em Ruão, ela é submetida a um tribunal eclesiástico onde é acusada de bruxaria. Após três meses de interrogatórios e um processo a jovem é condenada á fogueira, por heresia e bruxaria.

A jovem Joana d’Arc foi executada em 30 de maio de 1431, na praça do Viex Marché, as cinzas da moça foram jogadas no rio Sena, com o intuito de que não servisse como objeto de veneração e adoração pública.

Curiosidades

Além de ter se tornado uma emblemática personagem da história francesa, Joana d’Arc ainda tem fatos curiosos a seu respeito, vamos conhecer alguns a seguir:

  • Qual o significado do nome Joana d’Arc? – esse nome é formado pela junção de dois nomes, Joana que é uma variação de João, de origem hebraica, que significa Deus é cheio de graça, agraciado por Deus, já Darc é uma variação de Darci , de origem irlandesa, que quer dizer homem pardo. Portanto, Joana d’Arc significa mulher agraciada por Deus.
  • De bruxa á santa – em 1455 a pedido da família D’Arc o papa Calisto 3 º revisou a condenação da jovem e a anulou em 1456. Em 1920, a garota foi canonizada, como símbolo da resistência francesa contra a invasão inglesa, se tornado desde 1922 a padroeira da França.
  • Lendas e mitos – a história de Joana d’Arc foi inspiração para muitas lendas e mitos. A quem diga que a moça tenha sobrevivido à fogueira, outros acreditam que ela era filha bastarda da rainha Isabel da Baviera e do duque Luís de Orleans, irmão do rei Carlos VI. Em outras lendas ambas as versões se misturam: ela não só seria filha do duque, como também teria assumido outra identidade, após escapar da fogueira, com o nome de Claude des Armoises, uma aventureira que viveu durante o século 15.

Gostou da biografia de Joana d’Arc? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo.

Resumo da Biografia de Joana d’Arc

Nome: Joana d'Arc
Ocupação: Camponesa e santa
Nacionalidade: Francesa
Data de nascimento: 06/01/1412
Data da morte: 10/11/2023
Alberto Vicente

Jornalista (DRT - BA 5272) e Professor, formado em Letras Vernáculas pela UEFS. Escreve para blogs e sites desde 1997.

Configurações
Sair da versão mobile