Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Gabigol

O Brasil é considerado há muito tempo o país do futebol. Isto se dá não apenas pelo fato de que é o único país pentacampeão da Copa do Mundo de Futebol da Fifa, mas também por produzir jogadores de extrema qualidade.

Isto se dá desde os anos 50 e se repete a cada década, com jogadores que se destacam não só nos campos nacionais, mas também internacionais.

Um dos principais exemplos desta década é Gabigol que, com apenas 23 anos, vem atraindo os holofotes pela sua forte atuação na artilharia flamenguista no campeonato brasileiro de futebol, quebrando recordes e brilhando em campo.

O jogador vem crescendo cada vez mais em campo e demonstrado protagonismo em jogos nos quais ele demonstra todo o seu talento sem economia. A seguir conheceremos mais sobre o jogador e sua história.

gabigol

Quem é Gabigol?

Gabigol, apelido de Gabriel Barbosa Almeida, nasceu em 30 de agosto de 1996 em São Bernardo do Campo, cidade paulista localizada a apenas 24 quilômetros da capital do estado de São Paulo.

O atleta foi criado no humilde bairro são-bernardense Montanhão e começou desde cedo a jogar bola, talento reconhecido e apoiado pelo seu pai que, desde os cinco anos de idade do menino o acompanhava em seus treinos.

Para isto, o garoto paulista e seu pai necessitavam pegar cerca de três ônibus para ir até os treinos e, em razão do pouco dinheiro para a passagem, retornavam juntos a pé, brincando de chutar latas no caminho, espécie de treino adicional e distração.

Este foi o início de uma carreira que até agora se mostrou muito proveitosa e cujos detalhes conheceremos na sequência.

Como iniciou a carreira do jogador

Os primeiros passos e gols do atleta com uma bola não se deram no futebol de campo, pelo qual é famoso hoje, mas sim no futebol de salão, também chamado de futsal.

Foi descoberto por Zito (apelido de José Ely Miranda), ex-jogador do Santos e da Seleção Brasileira que após a aposentadoria se tornou um captador de jogadores para o clube santista, responsável pela revelação de Neymar, Diego e Robinho.

A descoberta do garoto de São Bernardo ocorreu em um amistoso infantil de futsal entre o São Paulo e o Santos. Gabigol, que era do time paulistano, marcou todos os seis gols de sua equipe, enquanto o time santista marcou apenas um.

Assim, aos oito anos Gabriel Barbosa passou a integrar os times de base do Santos, nas quais marcou mais de 600 gols até ser promovido à equipe principal do clube.

Carreira profissional

A carreira profissional do atleta de São Bernardo possui episódios em solos nacionais e europeus, passando por altos e baixos que tornam sua jornada emocionante.

Venha conosco conhecer o caminho traçado até agora pelo jogador que ainda promete ter uma longa carreira de inúmeros sucessos.

  • Santos: 2013-2016

Apenas aos 16 anos de idade, no ano de 2013, Gabigol passou a ser jogador profissional pela equipe principal do time santista.

gabigol

Sua estréia oficial vestindo a camisa do clube foi em maio do mesmo ano em uma partida contra o Flamengo que marcou o último jogo de Neymar com a camisa do Santos.

Foi muito importante para o time paulista, principalmente a partir de 2014, quando ajudou o time de Santos a chegar à final do Campeonato Paulista deste ano, tornando-se o artilheiro da competição com 6 gols marcados.

Em 2015 o jogador novamente brilhou na equipe e no Campeonato Paulista, no qual se tornou mais uma vez o artilheiro da competição com 8 gols marcados e, além disso, sagrou-se campeão com seu time, o que se repetiu em 2016.

Em agosto de 2016, no entanto, chegou o momento do jogador expandir suas barreiras e ir para o futebol internacional, quando passou a atuar no Internazionale, clube italiano.

  • Carreira internacional: 2016-2018

Contratado por 27,5 milhões de euros, o atleta teve uma atuação morna e sem destaques no time, de forma que atuou nele apenas até janeiro de 2017, quando foi emprestado pelo clube italiano ao Benfica, time português.

Seu empréstimo ao Benfica durou apenas até janeiro de 2018, quando outro empréstimo ocorreu e trouxe o futebolista ao seu país de origem e à sua antiga equipe, o Santos.

A carreira do jogador, infelizmente, não foi proveitosa no exterior, entretanto a história de Gabigol ainda guardava boas surpresas, numa montanha russa de emoções.

  • Retorno ao Brasil

O retorno do jogador ao Santos foi marcado por inúmeros gols sendo que somente neste ano ele foi o artilheiro tanto da Copa do Brasil quanto do Campeonato Brasileiro, feito inédito até então na história do futebol brasileiro.

O jogador ainda pertencia ao Internazionale que, em janeiro de 2019, anunciou um novo empréstimo do jogador, agora para o time carioca do Flamengo, responsável por custear os salários do jogador durante este período.

Nestes pouco mais de dez meses em que atua no clube flamenguista Gabigol já se destacou de forma brilhante.

Foi vice-artilheiro da copa carioca, marcou o gol que classificou seu time sobre o Internacional para as quartas de final da Libertadores e, ainda, dois dos cinco gols do Flamengo sobre o Grêmio, o que levou a equipe às finais da competição.

No momento o clube rubro-negro ocupa a primeira posição na classificação do Campeonato Brasileiro, com 81 pontos e 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

Ainda, aguarda com seu time a final da Libertadores, que será realizada no dia 23 de novembro deste ano contra o time argentino do River Plate.

  • Seleção Brasileira

Destaca-se, ainda, o fato de que Gabigol foi um dos integrantes do time brasileiro que jogou nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e que conquistou a medalha de ouro da modalidade, feito inédito à seleção até então.

Premiações do Gabigol

Gabriel Barbosa já recebeu algumas importantes premiações em sua carreira de apenas 6 anos de existência.

Pelo Santos:

  • Campeonato Paulista de 2015 e 2016;

Pelo Flamengo:

  • Taça Rio 2019;
  • Campeonato Carioca 2019;

Pela Seleção Brasileira:

  • Jogos Olímpicos de 2016;

Artilharias:

  • Copa do Brasil 2014, 2015, 2018;
  • Campeonato Brasileiro 2018;

gabigol premios

Gols que marcaram a carreira do jogador

Como um artilheiro que se preze, Gabigol possui inúmeros gols que marcaram sua carreira e, inclusive, foram responsáveis por recordes pessoais conquistados pelo atleta.

  • Pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro deste ano, contra o Fortaleza, o jogador marcou seu 19º gol pela equipe em um campeonato igualando a marca de Adriano Imperador de 2009;
  • Na 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019, contra o Grêmio, ele marcou seu 22º gol com a camisa do flamenguista, superando a marca de Zico (1980) de 21 pontos pelo clube neste campeonato;
  • Na partida entre Flamengo e Goiás ocorrida em 31 de outubro de 2019 Gabigol superou o número de gols total já feitos por um jogador do Flamengo em um ano, completando 36 gols;

Curiosidades

Conheça algumas curiosidades sobre o jogador Gabigol:

  • Envergonhado: na infância o atleta tinha vergonha de treinar na frente de seu pai, que assistia escondido, de cima de um muro, os treinos do filho sem que este percebesse;
  • Arte na pele: o jogador possui inúmeras tatuagens dedicadas à família e ao futebol. A paixão pelas tatuagens é compartilhada pela mãe, que possui gravado na pele o desenho do rosto do filho;
  • Cunhado de Neymar: o jogador vive entre idas e vindas com a irmã do também jogador Neymar, Rafaella Santos, sendo alvo constantes de especulações da mídia;
  • Ídolo imediato: seu rendimento no time do Flamengo tornou o atleta um dos mais amados jogadores da equipe, sendo comum que os torcedores levem faixas e cartazes com os dizeres “Hoje tem Gol do Gabigol”;

Considerações finais

Este rapaz de 23 anos possui, em tão pouco tempo de vida, uma carreira de causar inveja na qual quebrou recordes e se estabeleceu como um dos mais preciosos jogadores brasileiros.

Convocado por Tite para compor a Seleção Brasileira neste ano, é um atleta no qual qualquer fã de futebol deve ficar de olho, pois a guinada ascendente que sua carreira teve em 2018 demonstra cada vez mais resultados concisos.

Independentemente de qual o clube em qual o atleta passará a jogar na próxima temporada, espera-se que continue apresentando importantes resultados, principalmente quando se tem em vista que ele possui vários anos no futebol.