Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Elis Regina

Conheça os feitos da artista Elis Regina, relatos de características e vivências dessa cantora importantíssima na Bossa Nova e na Música Popular Brasileira (MPB).

Filha de Romeu Costa e Ercy Carvalho, Elis Regina De Carvalho Costa, foi uma cantora brasileira. Elis é vista como uma das cantoras brasileiras mais importantes que já existiu, original da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, nasceu no dia dia 17 de março de 1945.

Elis Regina morreu aos 36 anos no dia 19 de janeiro de 1982.

Elis

Quem foi Elis Regina

Elis Regina foi uma cantora brasileira que deu início a sua carreira ainda muito jovem, com apenas 11 ano de idade.

Em dezembro de 1958, ficou conhecida como a estrelinha da rádio gaúcha, Elis tinha apenas 13 anos e foi eleita a melhor cantora do rádio gaúcha.

Elis era uma mulher autêntica e forte, devido a essa personalidade recebeu o apelido de pimentinha, essa cantora brasileira passeou por diversos gêneros musicais como: MPB, Bossa Nova, Jazz, Samba e Rock.

Com todo seu talento, Elis participo do seu de seu primeiro programa de Tv Noite de Gala, em 1964 na Tv Rio, ainda em 64 Elis Regina se muda para São Paulo e se apresenta juntamente com Ronaldo Bôscoli no Beco das Garrafas (Travessa sem saída, na cidade do Rio de Janeiro, que abrigava diversas casa noturnas) reduto do Bossa Nova.

Elis Regina foi eleita a melhor cantora do ano em 1965, ao participar pela primeira vez, do festival da Record, ela vez sua estreia com a música Arrastão, que lhe rendeu dois prêmios, o Berimbau de Ouro e o Troféu Roquette Pinto.

Entre 1965 e 1967, essa cantora brasileira se apresentou duas vezes no Olympia de Paris, apresentou o programa O Fino da Bossa ao lado de Jair Rodrigues na Tv Record em São Paulo, o que lhe redeu três discos e vendeu um milhão de copias.

Quando começou a carreira de Elis Regina

Elis Regina começou sua carreira aos onze anos de idade em Porto Alegre, se apresentado em um programa de rádio chamado O Club do Guri em 1945, programa este apresentado pelo radialista Ari Rego.

Com apenas dezesseis anos E. Regina lançou seu primeiro disco, Viva a Brotolândia.

Tudo indica que, Wilson Rodrigues Poso lançou a cantora Elis Regina, o mesmo a ouviu cantar em Porto alegre e sugeriu que a Gravadora Continental a contratasse. 

Elis Regina

Quais são os maiores sucessos de Elis Regina?

Vamos listar os dez maiores sucessos dessa artista lendária, que deixou marcas eternas na música brasileira:

  • Águas de Março: esta música foi composta por Tom Jobim em 1972, e interpretada em dueto com Elis Regina em 1974, no disco Elis & Tom.
  • O bêbado e a equilibrista: composta por João Bosco e Aldair Blanc e lançada em 1978, essa música é um hino brasileiro, está canção tem uma expressão politica muito forte e a cantora brasileira, Elis Regina ficou apaixonada pela canção assim que entrou em contato com ela, e soube transmitir perfeitamente a paixão e a força que essa canção trazia.
  • Tiro ao Álvaro: essa canção foi uma das diversas canções que foram censuradas na ditadura militar, canção de Adoniran Barbosa foi composta em 1960 e censurada no ano de 1973. A artista homenageou Adoniran com a gravação dessa maravilhosa canção no álbum Elis no ano de 1980.
  • Como Nossos Pais: Composta por Belchior, essa canção de gênero MPB, fez sucesso na voz de Elis Regina, a cantora brasileira gravou essa música em 1976 no álbum Falso Brilhante.
  • Alô, Alô Marciano: música escrita por Rita Lee e Roberto Carvalho, a pedido de Elis Regina. A cantora brasileira propôs que o casal escrevesse uma canção com a personalidade deles, e dessa personalidade nasceu um hino interpretado na talentosa voz da cantora.
  • Casa no Campo: Escrita por Zé Rodrix, e musicada pelo guitarrista Tavito. Elis ao ouvir a canção resolveu gravá-la, e a canção se tornou um grande sucesso.
  • Fascinação: ela gravou a canção que entrou no seu álbum de 1976, Falso Brilhante, essa música é uma das interpretações mais conhecidas da cantora brasileira. A música original foi escrita por Maurice de Féraudy, seu título original é Fascination, uma popular canção francesa, escrita em 1905. Ela foi traduzida em 1943, por Armando Louzada.
  • Madalena: composta por Ivan Lins e Ronaldo Souza, a música retrata um término de namoro, a canção se consagrou e fez grande sucesso na sua voz.
  • Aprendendo a Jogar: Composta por Guilherme Arantes e interpretada por Elis Regina, a música foi lançado no álbum Elis em 1980, a música estourou nas rádios, rendendo a Elis o primeiro lugar nas paradas.
  • Só Tinha que Ser Você: música composta por Tom Jobim, com arranjo musical de César Camargo Mariano, canção interpretada por Elis Regina e Tom Jobim no disco Elis & Tom em 1974.

Religião de Elis Regina

Elis Regina era espírita e estudiosa de Allan Kardec, ela foi convidada para cantar a canção No Céu da Vibração de 1980 em um especial de homenagem a Chico Xavier devido a sua forte afinidade com a religião.

A cantora brasileira chegou a psicografar algumas cartas, e fazia shows beneficentes para eventos sociais.

Morte de Elis Regina

Elis morreu aos 36 anos de idade, na cidade de São Paulo no dia 19 de janeiro de 1982, morreu após, uma overdose de cocaína e bebida alcoólica.

A cantora foi encontrada pelo seu namorado Samuel MCDowell no chão do seu apartamento no jardim paulista, um bairro nobre de SP.

A cantora foi levada para o Hospital das Clínicas mais já chegou ao local sem vida.

Considerações Finais

Elis Regina, cantora brasileira que durante sua curta vida mostrou todo seu potencial artístico e deixou saudades no meio musical brasileiro.

Uma das mais talentosas intérpretes brasileiras já existentes, deixava compositores desconcertados após cantar suas composições, Gilberto Gil uma vez perguntou como iria cantar a música “Se eu quiser falar com Deus” após ver Elis cantá-la durante um show.

Elis Regina deixou vários legados, em sua cidade natal Porto Alegre, existe um espaço memorial para guardar os acervos da cantora brasileira.

Em 2015 a escola de samba Vai-Vai homenageou a cantora com o enredo “Simplesmente Elis, e em 2016 foi lançado o filme “Elis” interpretado por Andreia Horta, e a minissérie “Elis – Viver é Melhor que Sonhar” transmitido pela Rede Globo.

Biografia de Elis Regina
5 (100%) 3 vote[s]