Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Chuck Norris

Chuck Norris é ator, roteirista e produtor. Com mais de 40 filmes produzidos é um grande estrela dos filmes de ação de Hollywood.

Além dos filmes, ele também merece destaque pelo seu conhecimento em artes marciais. Criando, inclusive, a sua própria arte marcial.

Se você é um grande fã dele, com certeza vai gostar deste artigo que preparamos. Nele você irá encontrar informações a respeito da biografia, carreira, filmes e curiosidades.

chuck norris

Biografia de Chuck Norris

Nasceu no dia 10 de março de 1940, em Oklahoma, nos Estados Unidos. O seu nome de nascimento é Carlos Ray, mas adotou o nome artístico de Chuck Norris, pelo qual é conhecimento mundialmente.

Quando tinha 18 anos decidiu se alistar para a Força Aérea Americana. Nesta época ele foi convocado para servir em uma base na Coreia do Sul. Foi neste período que a sua formação em artes marciais se iniciou, aprendendo Tangsudo e Taekwondo.

Ele também teve importantes contribuições para organizações não governamentais (ONG). Chuck Norris criou duas ONGs: United Fighting Arts Federation e a KickStrat.

O intuito destas organizações era incentivar o ensino de artes marciais para crianças que vivessem em áreas de risco, e desta forma as afastando das drogas.

Norris foi casado duas vezes ao longo de sua vida. O primeiro casamento foi com Dienne Holechek em 1958. Eles se separam em 1988, após ficarem casados por 30 anos. Durante este período ele teve 2 filhos, sendo um deles fruto de um caso extraconjugal.

Em 1998 ele se casou novamente, com a ex-modelo Gena O’Kelley. Ela era 23 anos mais nova do que ele. O casal teve gêmeos em 2001.

Norris se tornou um cristão convicto e muito ativo no cristianismo. Atualmente ele promove ativamente o estudo da Bíblia e a prática de orações nas escolas públicas.

Carreira de Chuck Norris

chuck norris

A sua estreia no cinema se deu em 1969, com o filme Arma Secreta contra Matt Helm. Em seguida, em 1972, ele conheceu o Bruce Lee, que também era ator e uma lenda das artes marciais.

Foi a partir deste filme com o Bruce Lee que Chuck Norris ganhou maior visibilidade e a sua fama iniciou.

Depois disto, muitos outros filmes que foram grandes sucessos de bilheteria vieram. Como Good Guys Wear Black (1978), Octagon, escola de assassinos (1980), Ajuste de Contas (1981) e McQuade, o Lobo Solitário (1983).

Por que Chuck Norris virou meme?

O Chuck Norris acabou se tornando uma lenda dos filmes de ação. Mas muito do seu sucesso atualmente é em outra área e iniciou quando ele virou um meme da internet.

Isto porque, em muitos dos seus filmes algumas cenas são absurdas e praticamente impossíveis de acontecerem na vida real. Devido a isto, muitos memes foram surgindo.

O melhor de tudo isto, é que o próprio ator já disse que não se sente ofendido, e até mesmo se diverte com os memes criados com ele.

O ator afirma ainda que o seu meme favorito é o que menciona que ele só não tem o seu rosto estampado no Monte Rushmore, porque a pedra não é forte o suficiente para suportar o peso da sua barba.

Filmes de Chuck

O primeiro filme do Chuck Norrisa estrear nos cinemas foi em 1969, o longa Arma Secreta contra Matt Helm. Depois deste filme muito outros surgiram, ao longo da carreira foram mais de 40. Veja a seguir alguns destaques:

  • O voo do dragão (1972): quando atuou com o Bruce Lee;
  • McQuade, o Lobo Solitário (1983): em que faz o papel de um guarda-florestal do Texas;
  • Braddock: O Super Comando (1984): que foi o primeiro filme da franquia, é sem dúvida alguma um dos maiores sucesso da sua carreira;
  • Comando Delta (1986): Após se demitido da força delta é chamado para auxiliar no resgate de um Boeing 707 sequestrado por terroristas.
  • Os Mercenários 2 (2012): um dos últimos filmes em que atuou. A história é de um grupo de mercenários que devem evitar que criminosos roubem um carregamento de plutônio.

Curiosidades

Além de estrela de cinema, Chuck Norris sempre praticou artes marciais, sendo campeão mundial de karatê, de forma invicta, por impressionantes 6 vezes.

Além disto, ele também é faixa preta em jiu jitsu e recebeu o cinturão preto em jiu-jitsu brasileiro da família Machado. Ele também foi instrutor de karatê por muitos anos. Dando aulas inclusive para Steve McQueen e seu filho Chad McQueen.

Na década de 70, ele também criou a sua própria arte marcial, chamada de Chunk Kuk Do. Que atualmente conta com 90 escolas que estão distribuídas nos Estados Unidos, México, Paraguai e Noruega.

Contando ainda com 3000 membros ativos e cerca de 2300 cinturões pretos.