Biografia Xororó cantor (Chitãozinho e Xororó)

O cantor, compositor, instrumentista, empresário e produtor Durval de Lima é mais conhecido como Xororó da dupla com o irmão Chitãozinho.





Xororó

A carreira de Xororó é inerente a do irmão que juntos formam a dupla sertaneja mais tradicional que existe no país.

O cantor nasceu em Astorga no Paraná no dia 30 de setembro de 1957 sendo, deste modo, três anos mais novo que seu irmão Chitãozinho que faz a segunda voz na dupla. A trajetória da dupla demonstra que eles são os precursores do sertanejo nas rádios FM e da junção do country americano com o sertanejo raiz.

A dupla começou muito cedo e eles resolveram colocar esse nome diferente a partir de uma música, inclusive, depois gravadas por eles, que mencionava o Inhambuxitã e Xororó aves da mesma espécie que emitem um canto melancólico.

O primeiro disco da dupla já chegou ao mercado fonográfico em 1970 causando arrepios, posto que, entre muitas músicas de sucesso se destacava “Galopeira” e outras de apelo sentimental.

XororóEste primeiro trabalho foi lançado pela gravadora Copacabana e até 1977 a produção da dupla foi intensa. Gradativamente a venda de discos foi aumentando até que 1979 tiveram o primeiro grande sucesso estourado e disco de ouro com “60 Dias Apaixonado” regravado por muitos outros cantores.

Ao todo são mais de 40 discos gravados ao longo da carreira e venderam mais de 37 milhões de discos. O cantor Xororó é casado com Noely Pereira de Lima com quem tem dois filhos Sandy e Júnior Lima, que, antes formavam uma dupla e são cantores independentes atualmente.

O sucesso de Xororó ao lado do irmão, que, aliás, são bastante premiados com diversos prêmios da música brasileira, sempre esteve, também, ligado a suas inúmeras participações na TV.

Um dos projetos que mais fizeram com que a dupla estourasse em vendas ocorreu durante o projeto global Amigos em que se reuniram as duplas Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo e Chitãozinho e Xororó onde fizeram mega shows em cidades do interior de São Paulo e lançaram diversos CD´s.

A dupla uniu-se em um projeto, também ousado, onde Xororó ao lado do irmão fizeram alguns shows com a dupla Bruno e Marrone e lançaram o projeto Clássicos. Xororó é reservado e diz que sua carreira sem seu irmão não faria sentido.

Biografia Xororó cantor (Chitãozinho e Xororó)
5 (100%) 7 votes

Leave a Reply