Ir para o conteúdo

William Shakespeare

Biografia resumida do poeta, ator e dramaturgo William Shakespeare (1564-1616) que foi uma das mentes mais brilhantes de nossa literatura mundial.

William Shakespeare 1
A partir deste resumo biográfico falaremos de uma das mentes mais brilhantes de nossa literatura mundial que foi o dramaturgo, poeta e ator inglês William Shakespeare.
Tópicos da biografia:

Quem foi William Shakespeare

Foto: Divulgação/Reprodução

William Shakespeare foi batizado em 26 de abril de 1564 ou 23 de abril de 1616, mas sua data exta de nascimento é incerta.

Foi um dramaturgo, ator e poeta inglês, também conhecido como “Bard of Avon” e muitas vezes chamado de poeta nacional da Inglaterra.

Nascido em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra, ele era um membro importante da companhia Lord Chamberlain’s Men de atores de teatro de aproximadamente 1594 em diante.

William era o terceiro filho de John Shakespeare, um comerciante de couro, e Mary Arden, uma herdeira local desembarcada.

William tinha duas irmãs mais velhas, Joan e Judith, e três irmãos mais novos, Gilbert, Richard e Edmund.

Antes do nascimento de William, seu pai tornou-se um comerciante de sucesso e ocupou posições oficiais como administrador e oficial de justiça, um cargo parecido com a de prefeito.

No entanto, os registros indicam que as fortunas de John diminuíram em algum momento no final da década de 1570.

Os registros escritos dão pouca indicação sobre a forma como a vida profissional de Shakespeare moldou sua arte.

Tudo o que pode ser deduzido é que, nos seus 20 anos como dramaturgo, Shakespeare escreveu peças que capturam toda a gama de emoções e conflitos humano.

Conhecido em todo o mundo, as obras de William Shakespeare foram realizadas através de peças em inúmeras aldeias, cidades e metrópoles há mais de 400 anos.

E, no entanto, a história pessoal de William Shakespeare é um tanto quanto um mistério. Existem duas fontes primárias que fornecem aos historiadores um esboço básico de sua vida.

Uma fonte é o trabalho dele – as peças, os poemas e os sonetos – e a outra é documentação oficial, como a igreja e os registros judiciais.

No entanto, estes apenas fornecem breves esboços de eventos específicos em sua vida e fornecem pouco sobre a pessoa que experimentou esses eventos.

Embora seja difícil determinar a cronologia exata das peças de William Shakespeare, ao longo de duas décadas, de 1590 a 1613, ele escreveu um total de 37 peças girando em torno de vários temas principais: histórias, tragédias, comédias e tragicomédia.

Com a exceção da trágica história de amor, “Romeu e Julieta”, as primeiras peças de William Shakespeare eram principalmente histórias.

Henry VI (Partes I, II e III), Richard II e Henry V dramatizam os resultados destrutivos de governantes fracos ou corruptos e foram interpretados por historiadores do drama como o caminho de Shakespeare de justificar as origens da Dinastia Tudor.

Júlio César retrata a revolta na política romana que pode ter ressoado com o  público em um momento em que a monarca envelhecida da Inglaterra, a rainha Elizabeth I, não tinha herdeiro legítimo, criando assim o potencial de futuras lutas de poder.

Shakespeare também escreveu várias comédias durante seu período inicial: o romance espirituoso “O sonho de uma noite de verão”, o comerciante romântico de Veneza , a sagacidade e o jogo de palavras de Mucha barulho sobre nada, o encantador como você gosta e a décima segunda noite.

Outras obras escritas antes de 1600 incluem “Titus Andronicus”, “The Comedy of Errors”, “The Two Gentlemen of Verona”, “The Taming of the Shrew”, “Love’s Labor’s Lost”, o “Rei John” as “Merry Wives of Windsor” e “Henry V”. Foi no período posterior a 1600, que ele escreveu as tragédias “Hamlet”, “Othello”, “King Lear” e “Macbeth”.

Nestes, os personagens de Shakespeare apresentam impressões vívidas de temperamento humano que são intemporais e universais.

Possivelmente, o mais conhecido dessas tragédias é “Hamlet”, que explora a traição, retribuição, incesto e falha moral. Essas falhas morais muitas vezes conduzem as reviravoltas das tramas de Shakespeare, destruindo o herói e aqueles que ele ama.

No período final de William Shakespeare, ele escreveu várias tragicomédias.

Entre eles estão Cymbeline, The Winter’s Tale e The Tempest. Embora sejam mais graves do que as comédias, não são as tragédias sombrias do rei Lear ou Macbeth porque terminam com reconciliação e perdão.

A tradição é que William Shakespeare morreu em seu aniversário de 52 anos, provavelmente 23 de abril de 1616, embora muitos estudiosos acreditam que isto seja um mito.

Os registros da Igreja mostram que ele foi enterrado na Igreja da Trindade em 25 de abril de 1616. Em sua vontade, ele deixou a maior parte de suas posses para sua filha mais velha, Susanna.

Embora tenha direito a um terço de sua propriedade, pouco parece ter ido a sua esposa, Anne, a quem ele legou sua “segunda melhor cama”. Isso atraiu a especulação de que ela havia caído fora do favor, ou que o casal não estava perto.

No entanto, há pouca evidência de que os dois tiveram um casamento difícil.

Outros estudiosos observam que o termo “segunda melhor cama” geralmente se refere à cama pertencente ao mestre e amante da casa – a cama conjugal – e a “primeira cama melhor” foi reservada para os hóspedes.

Foto: Divulgação/Reprodução

Frases de William Shakespeare

Veja as principais frases já ditas ou escritas pelo escritor William Shakespeare:

  • “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.”
  • “A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial.”
  • “Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente.”
  • “Os homens de poucas palavras são os melhores.”
  • “Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.”
  • “Quanto mais fecho os olhos, melhor vejo, meu dia é noite quando estás ausente, e à noite vejo o sol se estás presente.”
  • “O gelo da timidez desfaz-se ao fogo do amor.”

Gostou da biografia de William Shakespeare? Então deixa seu comentário abaixo com sua opinião sobre o ilustre.

Resumo da Biografia de William Shakespeare

Nome: William Shakespeare
Ocupação: Poeta, dramaturgo e ator
Nacionalidade: Inglês
Data de nascimento: 23/04/1564
Data da morte: 29/03/2024
Alberto Vicente

Jornalista (DRT - BA 5272) e Professor, formado em Letras Vernáculas pela UEFS. Escreve para blogs e sites desde 1997.

Configurações
Sair da versão mobile