Biografia Rubens Barrichello

O automobilista que fez fama como piloto de Fórmula 1 – Rubens Golçalves Barrichello ou simplesmente “Rubinho Barrichello” viveu sob a sombra de dois grandes mitos que sufocaram o seu reconhecimento popular: Ayrton Senna e Michael Schumacher.





O problema é que com a morte de Ayrton Senna havia forte apelo midiático e da população para que ele fosse o substituto de Senna e se tornasse o mesmo que o piloto veterano havia sido antes de morrer.

O problema que Rubens Barrichello acabou vendo o desenvolvimento e resultados impressionantes de Michael Schumacher.

Quem é Rubens Barrichello

O piloto é oriundo da cidade de São Paulo de nasceu em 23 de maio de 1972 filho de Rubens Barrichello Senior e Idely Barrichello.

O piloto começou muito jovem no Kart sendo vitorioso por cinco vezes. Na época era chamado de invencível e considerado o melhor. Conseguiu notoriedade, inclusive, fazendo por cerca de um ano participação no F – Ford em que venceu a primeira etapa que ocorreu em Florianópolis no ano de 1989.

A partir daquele momento as portas se abriram na carreira de Rubens Barrichello que foi competir na Europa onde venceu a Fórmula Opel, Fórmula 3 e Fórmula 3000. Sua carreira na F1 só ocorreria em 1993 quando entra para a equipe Jordan – sua primeira experiência na categoria. O piloto começou vencendo uma competição e ganhou a cofiança da equipe.

A parir dali ele iria para a Stewart em 1997 e ficaria na equipe até o ano de 1999 e obteve na respectiva escuderia alguns feitos importantes como 3º lugar no grid do Grande Prêmio da Argentina, um 2º lugar disputando em Mônaco e pole position na Grande Prêmio da França, que, neste caso seria a sua segunda, haja vista, que a primeira foi em 1994 pela Opel na Bélgica.

Em 2000 Rubens Barrichello recebeu um convite tentador e milionário da Ferrari onde ficou até 2005. Especialistas comentam que foram os anos em que Rubens Barrichello enterraria sua carreira ao ser ofuscado pela luz de Michael Schumacher.

Mas na Ferrari o mesmo teve seus momentos de glórias, como por exemplo, por duas vezes foi o vice – campeão mundial e teve êxito ao vencer nove Grandes Prêmios. Mas a partir de 2006 entrou para a equipe da Honda onde não obteve muitos êxitos e ficava sempre atrás do companheiro de equipe Jenson Button. Em 2008 Barrichello afirmou que se aposentaria e deixaria a F1.

Sobretudo, quando a Honda começou a cogitar deixar a categoria. A Honda transformou-se na Brawn e Rubinho Barrichello foi anunciado que correria na temporada 2009. A essa altura já era considerado o piloto com mais tempo disputando a F1. Em 2010 e 2011 ainda foi para a Willians e em seguida desistiu e começou na Fórmula Indy – sonho antigo de Barrichello.

Rubens Barrichello obteve alguns êxitos na Indy, Stock Car Brasil e resolveu aposentar. Entre seus prêmios estão 08 vezes o capacete de ouro, Piloto Brasileiro da Década em 2007, Melhor Novato Indy, entre outros.

Rubens Barrichello é casado com Silvana Barrichello e tem dois filhos Fernando Barrichello e Eduardo Barrichello.

Biografia Rubens Barrichello
5 (100%) 9 votes

Leave a Reply