Biografia de Rita Lee

Considerada a Rainha do Rock no Brasil a personagem, talvez, mais importante do Rock cantado por mulheres no Brasil é Rita Lee Jones de Carvalho ou simplesmente Rita Lee.





Rita Lee

Filha de um imigrante americano e de mãe descendente de italianos Charles Fenley Jones e Romilda Padula Jones, respectivamente, Rita Lee nasceu em 31 de dezembro de 1947 na cidade de São Paulo.

A versatilidade de Rita Lee é inquestionável sendo cantora, multi – instrumentista, compositora, atriz, produtora musical, escritora e uma personalidade política – social atuando na área filantropia e ativismo.

A cantora possui um conhecimento intelectual e é uma poliglota que, além do português, fala Italiano, Inglês, Francês e Castelhano.

Rita Lee tem a mistura musical como uma das marcas de sua carreira, pois, começou aprendendo piano e música clássica, revolucionou o país com rock, namorou com a MPB, desenvolveu a psicodelia em sua carreira, fez parte do período do tropicalismo como artista de vanguarda, cantou e gravou muita Bossa Nova e investiu em música eletrônica.

O maior sonho de Rita Lee era ser atriz ou veterinária, mas a vida lhe projetava para a música.

Após aprender a tocar violão e guitarra, já na adolescência, Rita Lee passou a se apresentar em escolas fazendo parte de um grupo chamado “Tulio`s trio” e começava a desenvolver um estilo próprio. Ainda na adolescência se une a outras duas adolescentes e formam o grupo Teenage Singers.

Após se juntarem a um trio masculino a junção das bandas formam outra banda que viria a ganhar certa repercussão.

Biografia de Rita Lee

Foto: Reprodução.

Em 1966 resolve juntar-se a Arnaldo Baptista e Sérgio Dias para formarem o grupo Os Mutantes que seria naquele momento a maior banda de todos os tempos do país.

A qualidade e fama de Os Mutantes era tão grande que até o ex-Beatle Ringo Starr era fã assumido.

Na década de 70 Rita Lee investiu numa carreir solo, embora fosse acompanhada pela própria banda Os Mutantes. Passado um tempo Rita Lee que era casada com Arnald, líder da banda, se separou e foi expulsa por ele do conjunto. A cantora tentou uma dupla com Lúcia Turnbull, mas que não foi bem aceita pela crítica.

Deste modo, Rita Lee e a parceira decidiram montar uma banda a Tutti Frutti.

A banda, por exigência da gravadora, passou a se chamar Rita Lee & Tutti Frutti passando a fazer muito sucesso com algumas músicas a exemplo de “Menino Bonito”, “Mamãe Natureza” entre outras.

Foi em 1975 que Rita Lee consegue vislumbrar uma fama internacional com músicas consagradas e tocadas até hoje como “Agora Só Falta Você”, “Esse Tal de Rock Enrow”, entre outros. Quando menos se esperava a música “Ovelha Negra” ganha as paradas internacionais e é um dos destaques da Revista Rolling Stone.

O rock do bom de Rita Lee ainda emplacaria “Fruto Proibido” considerado obra prima. A cantora desde então não parou mais de fazer sucesso e se tornou referência mundial do Rock e da boa música.

Em 2016 a autobiografia de Rita Lee chegou às bancas pela editora Globo e é um fenômeno de vendas. Rita Lee ainda se destacou como atriz em novelas como “Top Model”, “Vamp”, “Ti Ti Ti” entre outras. Rita Lee é casada com Roberto de Carvalho e é mãe de Beto Lee, João e Antônio.

Biografia de Rita Lee
5 (100%) 7 votes

Leave a Reply