Biografia de Pablo Escobar

Um dos maiores narcotraficantes da história foi o Colombiano Pablo Emilio Escobar Gaviria ou simplesmente Pablo Escobar.





Quem foi Pablo Escobar

Nascido em Rio Negro em 01 de de dezembro de 1949 filho de um fazendeiro chamado Abel de Jesús Escobar Echeverri e de dona Hermilda de los Dolores Gaviria Berrío.

Desde muito novo Pablo nutria a ambição de ser milionário e começou a carreira trabalhando muito novo. Na adolescência, dizem os biógrafos, furtava lápides para revender.

Na juventude se tornou um ladrão de carros, golpista e guarda – costas de um famoso contrabandista. Pablo Escobar se tornou contrabandista de cigarros e mantinha muitos outros negócios exclusos. Foi a partir de 1976 que Pablo Escobar começou a produzir e revender cocaína.

No início ele fazia sozinho o processo de produção e entrega das drogas, sobretudo, para os Estados Unidos. Com o crescimento do “negócio” ele acaba fundando o temido e famoso “Cartel de Medellín”.

O crescimento foi inevitável e Pablo Escobar passou a dominar o narcotráfico na América do Sul e América do Norte.

Pablo Escobar

Foto: Reprodução.

O Cartel de Medellín passou a acumular uma fortuna gigantesca tendo mais de 20 aviões, carretas, mansões, frotas de carro e milhares de subordinados a Pablo Escobar.

A engrenagem do narcotráfico esteve a todo vapor com Pablo Escobar. Um dos irmãos de Pablo Escobar – Roberto Escobar – afirma que o dinheiro do irmão, vindo do tráfico, era guardado em galpões e que era impossível contar devido a quantidade.

A logística montada por Pablo Escobar para atender o seu projeto de narcotráfico foi algo que marcou muito a história do traficante.

Quando começou o narcotraficante tinha um avião e 14 quilos de pasta base de cocaína e no auge de seus negócios ele chegou a adquirir uma ilha onde fez uma das maiores rotas do tráfico internacional.

Pablo Escobar escolheu uma ilha nas Bahamas onde tinha hotel para receber membros do narcotráfico, pista de pouso de 3.300 pés e até uma câmera frigorífica gigantesca para armazenar a cocaína. Inúmeros helicópteros e aviões pousavam e saíam carregados da ilha.

O narcotraficante, segundo o próprio irmão, Roberto Escobar, mantinha dois submarinos usados para transportar drogas.

Com toda essa estrutura Pablo Escobar tinha inúmeros inimigos espalhados e, travou guerra com o “Cartel Cali” com centenas de mortes. Muitos representantes de países que recebiam a droga enviada por Escobar, a exemplo dos Estados Unidos, pediam a extradição do mesmo.

O narcotraficante, mesmo com inúmeros crimes e sendo o chefe do crime organizado, vivia em sociedade e mantinha um “status” de pai dos pobre.

O poder de Pablo Escobar tinha três bases:dinheiro, violência e articulações! O narcotraficante comprava juízes e políticos que lhe deviam favores. Quando não conseguia corromper agentes públicos Pablo Escobar usava a violência e cometia diversos crimes.

Sua sede de liderar o narcotráfico tinha sido saciada e e ele se aventurava cada vez mais pelos caminhos da política. Chegou a criar um grupo político chamado “Civismo em Marcha” e candidatou-se a deputado em 1982, mas ficou na suplência.

A partir da década de 90 os negócios começam a ruir, posto que, os Estados Unidos fazem restrições ao país e algumas ameaças pedindo a extradição de Escobar.

No governo do presidente eleito Cesar Gaviria aprovou-se sob pressão de Pablo Escobar, dentro da Constituição de 1991, uma Lei que proibia a extradição de qualquer cidadão colombiano.

O narcotraficante e outros membros do cartel se entregaram, todavia, dentro de uma “prisão” nada convencional. Pablo Escobar construiu uma mansão e ficou preso por conta própria até decidir que iria sair.

Ao sair da prisão as cobranças pela sua extradição culminavam com uma única certeza: ele seria extraditado.

Como Pablo Escobar morreu?

Vivendo em Medellín recebeu a polícia numa troca de tiros e enquanto tentava fugir pelo telhado foi abatido em 02 de dezembro de 1993.

Assim terminava a história de um dos maiores narcotraficante de todos os tempos. A esposa e filhos de Pablo Escobar pediram asilo na Argentina e mudaram seus nomes para viverem no país.

Gostou da biografia resumida de Escobar? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e deixa sua avaliação nas estrelinhas e nos comentários abaixo.

Biografia de Pablo Escobar
5 (100%) 16 votes

Leave a Reply