Biografia de Olavo de Carvalho





O intelectual Olavo Luiz Pimentel de Carvalho é mais conhecido apenas como Olavo de Carvalho e é se destaca como escritor, ensaísta, conferencista internacional, Jornalista, filósofo e analista social.

Biografia Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho nasceu em Campinas no estado de São Paulo no dia 29 de abril de 1947 sendo filho do advogado Luiz Gonzaga de Carvalho e da senhora Nicéa Pimentel de Carvalho.

Olavo de Carvalho é considerado o maior representante do ressurgimento da Direita Conservadora no Brasil e desenvolve um trabalho crítico que tem despertado milhões de brasileiros a fazerem análises críticas dos governos de esquerda no país.

Quando jovem Olavo de Carvalho foi militante do Partido Comunista Brasileiro, mas decepcionou-se com o sistema socialista e Comunista marxista se tornando um dos maiores estudiosos de Karl Marx e demais comunistas, chegando a conclusão que, segundo ele, estivera errado.

Antes de dedicar-se totalmente ao conhecimento filosófico Olavo de Carvalho caminhou pelas trilhas da astrologia e colaborou no primeiro curso de extensão universitária em astrologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP).

Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho desde os 15 anos dedica-se a aprender de uma maneira peculiar e que o torna um autodidata, haja vista, que embora tenha feito estudos filosóficos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro durante três anos sob a orientação do professor Pe. Stanislavs Ladusãns o mesmo não concluiu e, por isso, não tem formação acadêmica formal.

Outra biografia:  Biografia de Leandro Karnal

O filósofo lançou livros com grande repercussão não só no Brasil, mas em outros países. Seus principais livros são “O imbecil coletivo: atualidades inculturais brasileiras” lançado em 1996, “O Jardim das Aflições- 1995” e “O Mínimo que Você Precisa Saber para não Ser um Idiota – 2013”.

Este último teve uma venda extraordinária e o projetou ainda mais no mercado literário brasileiro e adquiriu elogios como intelectual. O livro compreende um apanho de artigos que o mesmo escreveu de 1997 até 2013 sobre assuntos diversos, sobretudo, política, educação e cultura.

Como jornalista e ensaísta escreveu para grandes veículos nacionais como Folha de São Paulo, Jornal da Tarde, O Globo, Época, Primeira Leitura, Jornal do Brasil, Zero Hora e o Diário do Comércio.

O intelectual foi tema de um filme documentário com o título de seu livro “O Jardim das Aflições” onde o cineasta Josias Teófilo busca contar um pouco do que é a alma do pensamento de Olavo de Carvalho.

Por todo o mundo e, sobretudo, Estados Unidos Olavo de Carvalho ministra palestras e conferencias, sendo sempre admirado pela sagacidade de suas ideias. Um dos momentos marcantes de sua trajetória foi na oportunidade que teve de debater com Aleksandr Duginm um cientista político, filósofo e mentor intelectual do presidente da Rússia Vladimir Putin. Olavo de Carvalho foi muito elogiado pelo seu desempenho e segurança.

Outra biografia:  Biografia de Sócrates

Olavo tem ministrado palestras e estudos, também, através da internet e participou das séries “Brasil Paralelo” e “Brasil, A Última Cruzada” onde colaborou com suas opiniões com visão histórica e filosófica.

O intelectual já recebeu inúmeras honrarias e títulos em vários países da Europa e no Brasil, sendo, desta forma, respeitado pela sua contribuição intelectual.

O filósofo reside em Richmond no estado da Virgínia nos Estados Unidos desde 2005. É casado com Roxane Andrade de Souza, tem oito filhos. Olavo de Carvalho ainda é um amante de caça e é um fumante compulsivo.

Biografia de Olavo de Carvalho
5 (100%) 13 votes

Última atualização: 19/12/17


Veja também

Biografia de René Descartes

Biografia de René Descartes

Os alicerces da Filosofia Moderna tiveram um construtor e ele chama-se René Descartes o criador …

>