Biografia Ney Matogrosso

O cantor, compositor, ator, escritor e diretor Ney Matogrosso é considerado um dos maiores intérpretes da música popular brasileira de todos os tempos.





Ney Matogrosso

O cantor nasceu em Bela Vista, estado do Mato Grosso do Sul em 1941 e foi registrado como Ney de Souza Pereira – vindo adotar o nome artístico Ney Matogrosso apenas quando chegou ao estado de São Paulo.

Ney Matogrosso é filho de Antônio Matogrosso Pereira e Beita de Souza Pereira. A vontade de ser um grande artista sempre o acompanhou e ele buscava uma carreira na música e teatro. Perseguindo esse sonho é que saiu da casa dos ai para tentar uma carreira no Rio de Janeiro.

Em 1966 era apenas um hippie pelas ruas do Rio de Janeiro vendendo artesanato em couro e as vezes mostrava sua bela voz em algumas apresentações. Foi em uma destas apresentações que conheceu o produtor musical João Ricardo que buscava montar um grupo denominado Secos & Molhados e precisava de uma voz aguda e diferenciada para o grupo, que também, era diferenciado.

Ney Matogrosso

Após fazer o teste Ney Matogrosso passou a integrar o Secos & Molhados fazendo um estrondoso sucesso. O primeiro disco do grupo que Ney Matogrosso era o vocalista vendeu mais de 1 milhão de discos e músicas como “Sangue Latino”, “Rosa de Hiroshima” e “O Vira” foram sucessos estrondosos.

Ney Matogrosso ficou no grupo só durante 1973 e 1974 vindo a buscar sucesso em carreira solo a partir de então. O primeiro disco da carreira solo de Ney Matogrosso intitulado “Água do Céu – Pássaro” é considerado de boa qualidade, todavia, extravagante demais. A vendagem não foi tão expressiva quanto se esperava, mas rendeu-lhe apresentações antológicas nos palcos.

O próximo disco da carreira solo de Ney Matogrosso veio mais leve e de mercado onde emplacou o sucesso “Bandido Corazón” que composta por Rita Lee, mas fez sucesso na voz de Ney. Este trabalho estava carregado de boas músicas e grandes compositores como “Mulheres de Atenas” de Chico Buarque. Desde então Ney Matogrosso faz grandes releituras de clássicos de grandes compositores com seu modo peculiar de interpretar.

O cantor se envolveu ao longo dos anos 90 e 2000 em projetos sociais e, também, seguindo com sua carreira de escritor, produtor e ator. O cantor lançou em 2011 um trabalho em CD e DVD de sua carreira em shows que realizou naquele ano. Mas não deixou de lado a carreira de ator vindo a atuar nos filmes Gosto de Fel e apresentou o documentário “Olho Nu”.

Em 2013 Ney Matogrosso lançou um álbum contendo 14 composições inéditas dele e parceiros e em 2015 venceu o 26º Prêmio da Música Brasileira.

Biografia Ney Matogrosso
5 (100%) 14 votes

Leave a Reply