Biografia Ney Matogrosso

O cantor, compositor, ator, escritor e diretor Ney Matogrosso é considerado um dos maiores intérpretes da música popular brasileira de todos os tempos.





Ney Matogrosso

O cantor nasceu em Bela Vista, estado do Mato Grosso do Sul em 1941 e foi registrado como Ney de Souza Pereira – vindo adotar o nome artístico Ney Matogrosso apenas quando chegou ao estado de São Paulo.

Ney Matogrosso é filho de Antônio Matogrosso Pereira e Beita de Souza Pereira. A vontade de ser um grande artista sempre o acompanhou e ele buscava uma carreira na música e teatro. Perseguindo esse sonho é que saiu da casa dos ai para tentar uma carreira no Rio de Janeiro.

Em 1966 era apenas um hippie pelas ruas do Rio de Janeiro vendendo artesanato em couro e as vezes mostrava sua bela voz em algumas apresentações. Foi em uma destas apresentações que conheceu o produtor musical João Ricardo que buscava montar um grupo denominado Secos & Molhados e precisava de uma voz aguda e diferenciada para o grupo, que também, era diferenciado.

  Biografia de Belutti

Ney Matogrosso

Após fazer o teste Ney Matogrosso passou a integrar o Secos & Molhados fazendo um estrondoso sucesso. O primeiro disco do grupo que Ney Matogrosso era o vocalista vendeu mais de 1 milhão de discos e músicas como “Sangue Latino”, “Rosa de Hiroshima” e “O Vira” foram sucessos estrondosos.

Ney Matogrosso ficou no grupo só durante 1973 e 1974 vindo a buscar sucesso em carreira solo a partir de então. O primeiro disco da carreira solo de Ney Matogrosso intitulado “Água do Céu – Pássaro” é considerado de boa qualidade, todavia, extravagante demais. A vendagem não foi tão expressiva quanto se esperava, mas rendeu-lhe apresentações antológicas nos palcos.

O próximo disco da carreira solo de Ney Matogrosso veio mais leve e de mercado onde emplacou o sucesso “Bandido Corazón” que composta por Rita Lee, mas fez sucesso na voz de Ney. Este trabalho estava carregado de boas músicas e grandes compositores como “Mulheres de Atenas” de Chico Buarque. Desde então Ney Matogrosso faz grandes releituras de clássicos de grandes compositores com seu modo peculiar de interpretar.

  Biografia de Naldo Benny

O cantor se envolveu ao longo dos anos 90 e 2000 em projetos sociais e, também, seguindo com sua carreira de escritor, produtor e ator. O cantor lançou em 2011 um trabalho em CD e DVD de sua carreira em shows que realizou naquele ano. Mas não deixou de lado a carreira de ator vindo a atuar nos filmes Gosto de Fel e apresentou o documentário “Olho Nu”.

Em 2013 Ney Matogrosso lançou um álbum contendo 14 composições inéditas dele e parceiros e em 2015 venceu o 26º Prêmio da Música Brasileira.

Veja também

Biografia de Bruno Mars

Biografia de Bruno Mars

Se nós tivermos de falar de um astro moderno da música americana será impossível excluir …

>