Biografia de Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte nasceu na França, na cidade de Ajaccio, na ilha de Córsega, no dia 15 de agosto de 1769. Ele foi um militar, muito conhecido por ser um excelente estrategista de guerra e também foi imperador da França entre os anos de 1804 e 1815.

Napoleão Bonaparte era filho de Carlo Maria Bonaparte, um importante advogado e de Maria Letícia Ramolino, que teve que educar seus filhos após ficar viúva aos 24 anos.

Napoleão Bonaparte teve 11 irmãos.

Quem foi Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte foi o imperador da França. Durante a sua infância teve uma boa educação, já que estudou em excelentes escolas. Isso foi possível pois ele era oriundo de uma família rica.

Veja a história de quem foi Napoleão Bonaparte. (Foto: Reprodução)

Junto com seu irmão José, Napoleão com apenas 10 anos ingressa na Escola Militar de Brienne, para depois se transferir para a Real Escola Militar de Paris, onde se formou aos 16 anos.

Quando seu pai faleceu, em 1785, Napoleão retorna à sua cidade natal.

O que Napoleão Bonaparte fez?

Napoleão ainda estava na Córsega no momento em que acontecia a Revolução Francesa em Paris.

Quando ele retorna à Paris, Napoleão se alia aos revolucionários que derrubaram o então rei da França.

Em dezembro de 1793 ele participa do cerco de Toulon. Nesta batalha, as tropas britânicas invadem a cidade de Toulon e dominam o porto da cidade.

Para lutar contra os britânicos, Napoleão vira uma das lideranças militares e demonstra todo seu conhecimento como estrategista de guerra. Então com 24 anos, ele é promovido ao cargo de General.

Sua grande fama acontece em 1796. A França estava a mais de 15 anos em conflito com diversos países europeus. Estes conflitos ficaram conhecidos como a Guerra da Primeira Coalizão.

Neste ano, graças às táticas por ele elaboradas, ele dá fim àquela guerra, ao derrotar os austríacos.

Depois desta vitória, outras várias se sucederam, até que no dia 18 de maio de 1804 Napoleão Bonaparte torna-se imperador da França.

A grande característica de Napoleão como líder militar era sua habilidade em motivar sua tropa, introduzindo em seus soldados um espírito nacionalista.

A era napoleônica

Se chama era napoleônica o período que levou Napoleão ao poder. Esta fase da história ocorreu durante a Revolução Francesa.

Napoleão chegou ao poder através de um golpe de estado que ficou conhecido como golpe do 18 Brumário.

Vida amorosa

A intensa vida amorosa também era característica da vida do militar.

A sua vida amorosa só inicia após os seus 18 anos, até então, Napoleão havia se dedicada aos estudos.

Em 1796, aos 27 anos ele se casa pela primeira vez com Josefina de Beauharnais, viúva do Visconde de Beauharnais. Com o Visconde, Josefina teve duas filhas, sendo que uma delas, Hortênsia, casou-se com o irmão de Napoleão, Luís Bonaparte.

Josefina mantinha inúmeros casos extraconjugais, fazendo com que Napoleão também a traísse. Foi em uma destas traições que ele se envolveu com Pauline Fourès.

Depois disso ele se teve um caso com a condessa da Polônia Maria Waleska, tenfo um filho com ela, Alexander Walewski, que não foi reconhecido oficialmente.

Outro de seus casos foi com uma das damas de companhia de sua irmã, Eléonore Denuelle.

Seu único filho legítimo foi François Charles Joseph Bonaparte, fruto de seu segundo casamento, com a duquesa austríaca Maria Luísa.

Morte

Existem algumas versões para a morte de Napoleão Bonaparte. O que se sabe é que a data oficial de sua morte foi em 05 de maio de 1821, na ilha de Santa Helena.

A primeira versão diz que sua morte aconteceu em decorrência de um câncer no estômago, graças a uma forte úlcera que ele tinha há anos. Esta é a versão mais aceita pelos historiadores

Outra versão diz que ele foi envenenado pelo seu médico Francesco Antommarchi, que fez isso como uma vingança, pois ele era muito humilhado por Bonaparte.

Uma terceira teoria também fala de envenenamento, mas não por seu médico e sim pelo conde Charles de Montholon, que teria envenenado Napoleão Bonaparte com arsênico, a pedido dos britânicos.

Seu corpo encontra-se sepultado no Hotel National des Invalides ou Palácio dos inválidos.

Frases de Napoleão Bonaparte

Veja algumas das principais frases de Napoleão:

  • “Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota.”
  • “Todo o homem luta com mais bravura pelos seus interesses do que pelos seus direitos.”
  • “A História é um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a um acordo.”
  • “A religião é aquilo que impede os pobres de matarem os ricos.”
  • “A vitória tem mais de uma centena de pais; a derrota, por outro lado, essa é órfã.”
  • “A grande arte é mudar durante a batalha. Ai do general que vai para o combate com um esquema.”
  • “O homem superior é impassível por natureza: pouco se lhe dá que o elogiem ou censurem – ele não ouve senão a voz da própria consciência.”

Curiosidades

  • Era costume os imperadores irem até Roma para serem coroados pelo Papa. Mas com Napoleão Bonaparte foi diferente. Ele fez com que o então papa, Pio VII, fosse até Paris para a sua coroação;
  • Ludwig van Beethoven era admirador de Napoleão Bonaparte e dedicou a ele a sua terceira sinfonia, conhecida hoje pelo nome de “heroica”;
  • A sua grave úlcera era em decorrência de sua alimentação. Napoleão Bonaparte era fã de pratos repletos de gordura, como ovo frito, azeitonas, pimenta e linguiça;
  • De acordo com o escritor francês Claude Ribbe, Napoleão era extremamente racista e considerado pelo autor como precursor de Hitler. Na Córsega, Bonaparte criou campos de concentração e proibiu casamentos entre raças;
  • O Arco do Triunfo, um dos mais famosos monumentos da França, foi construído em 1805 e é uma homenagem ao exército de Napoleão Bonaparte.

Gostou da biografia de Napoleão Bonaparte? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!!

Ver comentários

Posts recentes