Ir para o conteúdo

Maurren Maggi

Veja a biografia da ex-atleta, saltadora e velocista brasileira Maurren Maggi (1976). Filha do casal Rute e William Maggi.

Biografia De Maurren Maggi.
A ex-atleta, saltadora e velocista brasileira Maurren Higa Maggi nasceu na cidade de São Carlos no interior de São Paulo, no dia 25 de junho de 1976. Filha do casal Rute e William Maggi.
Tópicos da biografia:

Biografia de Maurren Maggi

O nome da ex-atleta que ficaria mais conhecida apenas como Maurren Maggi é único no mundo e nasceu de um fanatismo do pai e um erro do cartório.

Segundo consta na história de Maurren Maggi – seu pai ser Wlliam Maggi era fá dos Beatles e quis colocar na filha o mesmo nome da esposa do baterista da banda Ringo Stars que se chamava Maureen Cox.

Devido a troca de dois “e” por dois “r” acabou ficando diferenciado.

Reprodução: Santa Rita Do Passa Quatro.

Carreira

A carreira de Maurren Maggi começa desde sua infância quando ela decide praticar alguns esportes diversos, mas descobrindo próximo a adolescência que sua paixão seria mesmo o atletismo.

Logo que chegou a adolescência já disputava algumas provas e ganhava em sua região.

Não demorou muito e foi descoberta pelo seu técnico Nélio Moura e esposa dele Tânia.

Após convencer os pais Maurren Maggi viaja para a capital do estado para treinar em uma concentração que só ficavam garotas.

Durante o tempo em que esteve ali treinando acabou arrumando problemas com as demais atletas e quase foi expulsa.

Mas os técnicos acreditaram nela e a mantiveram nos treinos.

Não muito depois e a atleta já ganhava o campeonato nacional e sul – americano juvenil de salto em distância e campeã sul-americana nos 100 metros com barreiras.

Nascia ali a maior atleta feminina da história esportiva do Brasil.

Sua carreira profissional começa em 1996 pela BM&F onde foi treinada pelo seu técnico Nélio Moura.

Torneios que participou

Em 1999 ela obteve a melhor marca do mundo ao saltar 7,26m no Campeonato Sul – Americano de Atletismo.

Nos jogos Pan – Americanos de Winnipeeg conquistou medalha de Ouro pela mesma modalidade.

Para quem imaginava que ela se contentaria em conquistar no salto o ouro acabou se frustrando, pois, ficou com a medalha de prata em outra modalidade que era os 100 metros com barreira.

Ainda em 1999 participou do Campeonato Mundial de Atletismo realizado em Sevilha e conseguiu a excelente marca de 8º lugar para uma jovem atleta iniciante.

O Comitê Olímpico Brasileiro reconheceu o desempenho e a capacidade de Maurren Maggi e lhe concedeu o maior Prêmio que um atleta pode ganhar no país que é o Atleta do Ano.

Diante da melhor fase de sua carreira a atleta que estava animada com os jogos olímpicos de Sydney se contundiu na sua primeira participação e ficou arrasada ao ver seu sonho se desmoronar.

Após sua recuperação no início de 2001 a atleta retorna quebrando o recorde sul – americano dos 100 metros com barreira – uma de suas principais especialidades.

Na Copa do Mundo de Madri conquista uma medalha de prata e neste período com muitas competições na Europa acabou morando um tempo na Holanda.

Acusada de Doping

A atleta em 2003 em seu melhor momento sofre outra grande baixa na carreira ao ser acusada de doping e ficar fora dos jogos de Atenas.

A atleta teria sido flagrada com uma substância no corpo que é a primeira a ser proibida na lista de substâncias anti – doping.

Em sua alegação ela disse que teria passado um creme cicatrizante após uma depilação.

Uma jornalista fez da mesma forma que Maurren Maggi e acabou provando, que, de fato, ela tinha adquirido a substância de forma involuntária.

No Brasil foi absolvida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Atletismo, mas o Comitê Olímpico Internacional manteve a condeção.

Mudança de vida

Depois deste período a atleta foi morar em Mônaco após se casar com o ex-Piloto de Fórmula 1 Antônio Pizzonia com quem teve uma filha.

A atleta levava uma vida doméstica e sem treino algum, mas depois que se separou resolveu voltar a treinar e disputar para garantir o sustento da filha.

Principais títulos conquistados

Em seu retorno no ano de 2007 já ganhou medalha de ouro no Campeonato Sul – Americano de Atletismo em São Paulo e depois nas classificatórias para o Mundial de Osaka fez o seu melhor tempo e ficou em 6º lugar.

Até que enfim, em 2008 chegou às Olimpíadas de Pequim e ali fez história ao conseguir ser a primeira brasileira a conquistar o ouro no salto e em uma modalidade individual.

A atleta encerrou a carreira em 2015 e passou a atuar como comentarista de atletismo na televisão, sendo, deste modo, uma das mais requisitadas e a mais respeitada atleta de todos os tempos no Brasil.

Resumo da Biografia de Maurren Maggi

Nome: Maurren Higa Maggi
Ocupação: Atleta esportiva
Nacionalidade: Brasileira
Data de nascimento: 25/06/1976
Alberto Vicente

Jornalista (DRT - BA 5272) e Professor, formado em Letras Vernáculas pela UEFS. Escreve para blogs e sites desde 1997.

Configurações
Sair da versão mobile