Biografia Maria Bethânia

A biografia de Maria Bethânia se confunde com a da música, literatura, teatro e cultura do país de forma geral. Falar em brasilidade e cultura sem mencionar Bethânia é não dizer nada e nem desenvolver nada.





Nascida em Santo Amaro, recôncavo baiano, em 18 de junho de 1946 a cantora, compositora, escritora e poetisa Maria Bethânia Viana Teles Veloso é filha do célebre casal José Teles Veloso “Seu Zezinho” e Claudionor Viana Teles Veloso “Dona Canô”.

Evidentemente percebe-se que Bethânia é irmã o também célebre e não menos importante cantor e compositor Caetano Veloso. Inclusive, o nome de Maria Bethânia foi escolhido por Caetano inspirado na valsa Maria Bethânia de Capiba, cantada por Nelson Gonçalves.

A carreira de Maria Bethânia começa com o teatro ao lado do irmão Caetano Veloso, mas foi a partir de suas apresentações musicais que despertou a atenção da comunidade artística. A célebre artista Nara Leão convidou Bethânia para se apresentar no Rio de Janeiro em sua peça substituindo-a após esta ficar enferma. Foi a partir de então que Maria Bethânia teve reconhecimento nacional, sobretudo, ao gravar pela RCA grandes sucessos.

A música “Carcará” foi recebida pela crítica com entusiasmo e tornou-se um marco na carreira de Maria Bethânia e, demonstraria, entre outras coisas, seu lado mais crítico e de protesto. A partir de então vieram os primeiros compactos e os grandes sucessos da artista baiana.

No ano de 1967 Maria Bethânia deu uma verdadeira guinada em sua carreira com o disco Edu e Bethânia onde gravou ao lado de Edu Lobo e fez com que sua carreira musical ganhasse mais notoriedade.

As parcerias sempre estiveram presentes na carreira de Bethânia, inclui neste tempo gravações com Chico Buarque, Gilberto Gil entre outros. Foi justamente na parceria com alguns desses artistas que Maria Bethânia formou o grupo Doces Bárbaros que contava com ela no vocal, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa. A época dos Doces Bárbaros que reunia esses monstros de nosso cancioneiro foi áurea e chegaram a se apresentar para a Rainha da Inglaterra.

A carreira de Maria Bethânia é marcada pelo sucesso e a mesma é uma artista múltipla. Nos últimos anos tem se dedicado a dirigir espetáculos, shows, produzir recitais e sempre sendo premiada. Bethânia venceu Prêmio Tim de Música Brasileira, entre muitos outros.

A cantora que reside no Rio de Janeiro desde os 17 anos é assumidamente lésbica e já teve relacionamentos com algumas mulheres famosas e outras nem tanto. Mora sozinha numa casa afastada do centro do Rio de Janeiro onde tem muita natureza e calmaria.

Biografia Maria Bethânia
5 (100%) 9 votes

Leave a Reply