Biografia Marechal Deodoro da Fonseca





O Primeiro Presidente do Brasil foi o alagoano Manuel Deodoro da Fonseca que entraria para os anais da história como Marechal Deodoro da Fonseca.

Marechal Deodoro da Fonseca

Nascido na cidade de Alagoas da Lagoa do Sul, atualmente chamada de Deodoro, estado de Alagoas, no dia 05 de agosto de 1827 esse vulto imperioso de nossa história foi militar, político, proclamador da República e intelectual.

Nascido sob a égide de uma família de militares Deodoro da Fonseca era filho de Manoel Mendes da Fonseca e Rosa Maria Paulina da Fonseca. A história gloriosa de Deodoro da Fonseca começaria com seus estudos no Colégio Militar no estado do Rio de Janeiro em meados de 1843. É neste contexto que ele se envolve no serviço intenso às forças armadas do país e aprende a desenvolver seus valores com a mesma magnitude de seus familiares, a exemplo de seu pai um parlamentar soldado do Exército.

Desde o início Marechal Deodoro da Fonseca já demonstrava seus valores em favor da pátria e em 1856 já era promovido a Capitão do Exército.

Outra biografia:  Biografia de Santos Dumont

Foi em 1860 que se casou com Mariana Cecília de Souza Meireles e esteve na função de ajudante de ordens do presidente da Província de Mato Grosso.

Em seu mais dedicado trabalho nas honrosas fileiras do Exército vivenciou a Guerra do Paraguai conseguindo ser peça fundamental no processo de solução das animosidades entre o Brasil e o Uruguai.

Foi na célebre Batalha de Itororó que Deodoro chegou a ser ferido e por pouco não perdia sua vida, mas sobreviveu. Foi amplamente reconhecido seus esforços e, por isso promovido a Major.

No ano de 1885 havia muito interesse de abolicionistas e republicanos em acelerar o processo de abolição da escravatura e, os partidos com estas vertentes, acabaram nomeando-o vice – presidente da província do Rio Grande do Sul. Com o regresso do presidente Barão de Lucena à corte e vacância do cargo quem assumiu foi Deodoro da Fonseca.

Após Benjamin Constant e uma gama de soldados, maioria negros, deporem o Ministro e prenderem Visconde de Ouro Preto o Marechal Deodoro da Fonseca assume o governo provisório e apenas um dia já no cargo após a proclamação da República já cria o Ministério da República.

Outra biografia:  Biografia Fátima Bernardes

A Assembleia Constituinte foi convocada em 1889 e assim em 24 de fevereiro de 1891 foi promulgada a Constituição Republicana. Um dia após o Marechal Deodoro da Fonseca é eleito pelo Congresso Nacional Presidente da República tendo Floriano Peixoto assumido a vice-presidência. Marechal Deodoro da Fonseca morreu em 23 de outubro de 1892 no estado do Rio de Janeiro.

Biografia Marechal Deodoro da Fonseca
5 (100%) 9 votes

Última atualização: 05/12/17


Veja também

Biografia de Lampião

Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, o rei do cangaço, nasceu no dia 07 de julho …

>