Biografia Marco Nanine

Talvez, possa haver até próximo, mas igual a Marco Nanine para ser tão versátil como artista e ter tantos prêmios é pouco difícil.





Marco Antônio Barroso Nanine ou simplesmente Marco Nanine é ator, diretor, humorista, roteirista, produtor de teatro, produtor de filmes, dramaturgo e muitas outras coisas que caso fôssemos enumerar demoraria mais tempo que o previsto.

O artista nasceu em Recife no estado de Pernambuco no dia 31 de maio de 1948 e é filho de Dante Nanine e Maria Esmeralcy de Moraes Guerra. Sua carreira começou após ele ter sido, anteriormente, funcionário de banco e hotel.

Foi em 1965 que começa no teatro como ator de peças e a partir de então descobriu que sua grande paixão era a atuação em teatro, televisão e cinema. Na televisão teve trabalhos pela TV Bandeirantes, Manchete e SBT, mas evidentemente é um ator, exclusivo da Rede Globo. Sua participação em programas de televisão incluindo novelas e demais participações somam o espantoso número de mais de 50 trabalhos ao longo da carreira.

As principais novelas e séries que Marco Nanine participou foram “Pecado Capital”, “Gabriela”, “A Moreninha”, “Sítio do Pica Pau Amarelo”, “Feijão Maravilha”, “Brega e Chique”, “Pedra Sobre Pedra”, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “A Grande Família” “A Invenção do Brasil” e muitas outras dezenas de participações.

Existem críticos que afirmam que a participação e importância de Marco Nanine no cinema é ainda maior que na televisão. O ator tem muitos filmes que participou e maioria deles de enorme sucesso no cinema brasileiro. São mais de 20 produções entre elas “O Auto da Compadecida”, “Anjos da Noite”, “As Moças daquela Hora”, “Lisbela e o Prisioneiro”, “O Xangô de Baker Street” “Irmão Urso”, “Apolônio Brasil, Campeão de Alegria”, “O Bem Amado” e muitos outros difíceis de enumerar neste trabalho. Marco Nanine atuou como diretor e produtor de muitos outros filmes a exemplo de “Do Começo ao Fim”.

No teatro Marco Naninine que escreveu várias peças e foi diretor em outras tantas fez mais de 40 peças teatrais. Sua participação cultural no país é inegável e seu currículo de prêmios assusta ainda mais.

Pois, são mais de 30 prêmios conquistados e outros tantos indicado ao nosso ator mestre do Brasil, como muitos o chamam. Nanine continua na ativa estreando em uma produção global em 2018.

Biografia Marco Nanine
5 (100%) 4 votes

Leave a Reply