Biografia Marciano – Cantor

Na música sertaneja poucos conseguiram os méritos de Marciano (ex-dupla João Mineiro e Marciano). Além de cantor e instrumentista é um dos mais gravados como compositor com destaque, por exemplo, pra Fio de Cabelo, gravada por Chitãozinho e Xororó.





Nascido em Bauru – interior de São Paulo no dia 01 de abril de 1951 e batizado como José Marciano o artista é chamado de o “Inimitável” devido seu timbre de voz diferenciado e que configura uma das páginas mais românticas da música popular sertaneja no país. É impossível dividir a música sertaneja no Brasil sem passar pelo crivo de Marciano e do ex-parceiro João Mineiro.

Marciano começou sua carreira de músico cantando em quermesses e demais movimentos de ordem popular e festivas do interior. O pai sempre o incentivou a cantar e seguir uma carreira de cantor assim como os ídolos do rádio. Quando ainda era um adolescente entre 15 e 17 anos já cantava em rádios, canais de televisão e festas na região de Bauru.

Foi cantando em São Paulo que conheceu João Mineiro, nesta época, tinha apenas 16 anos. Rapidamente ocorreu uma sintonia musical e passaram a se apresentarem juntos com o nome João Mineiro e Marciano. O sucesso da dupla foi repentino devido o talento e originalidade.

O que fazia a primeira voz – Marciano – sempre denotou uma capacidade lírica para compor e suas composições fizeram com que a dupla chegasse ao sucesso e ajudou outros tantos artistas que a partir de então gravavam seus sucessos. Ao longo da carreira foram mais de 10 milhões de discos ganhando vários discos de ouro, platina e prêmios. A dupla durou de 1970 até 1993 quando João Mineiro e Marciano terminaram a dupla.

Deste modo, Marciano seguiu carreira solo e gravou inúmeros discos de sucesso. Na carreira solo viu muitas de suas músicas fazerem sucesso com outros cantores e ele gravou dez discos, também de sucessos, onde chegou, inclusive, em 2004 foi indicado ao Grammy Latino como Melhor Álbum de Música Romântica pelo disco “Meu Ofício é Cantar”. O cantor já teve músicas em trilhas sonoras de novelas, inclusive, com destaque para “Miragem” música de 1998 que esteve na trilha da novela “Estrela de Fogo”.

Atualmente o cantor Marciano juntou-se ao cantor Milionário que fazia dupla com Zé Rico e juntos formam a dupla Milionário e Marciano – As Lendas. O empresário Sorocaba – da dupla Fernando e Sorocaba tem agenciado a carreira da dupla que já faz um sucesso enorme no país.

Biografia Marciano – Cantor
5 (100%) 12 votes

Leave a Reply