Ir para o conteúdo

Machado de Assis

Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros. Sua biografia é repleta de dramas e superações, tendo sido o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Conheça a história desse ícone da literatura nacional.

Biografia Machado De Assis
Tópicos da biografia:

Biografia de Machado de Assis

Machado de Assis é um dos maiores escritores da literatura brasileira, conhecido por suas obras realistas e pelo uso da ironia e do sarcasmo em seus textos.

Nascido em 1839, no Rio de Janeiro, Machado começou a escrever ainda jovem e foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Sua vida pessoal foi marcada por desafios e dificuldades, mas foi sua habilidade como escritor que o tornou um dos mais importantes nomes da literatura brasileira e mundial.

Infância e Juventude de Machado de Assis

Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro. Filho de um mulato pintor de paredes e de uma portuguesa, Machado cresceu em uma família pobre e teve poucas oportunidades de educação formal.

Ele aprendeu a ler e escrever com a mãe e emprestava livros da biblioteca do padrinho.

Aos 14 anos de idade, começou a trabalhar como aprendiz de tipógrafo em uma gráfica. Foi nessa época que começou a escrever seus primeiros poemas.

A Primeira Obra de Machado de Assis

Foto: Reprodução/Divulgação

Em 1864, aos 25 anos de idade, Machado de Assis publicou seu primeiro livro, “Crisálidas”. A obra, que reunia contos e poemas, não foi bem recebida pela crítica, mas foi um marco na carreira do escritor.

Em 1872, Machado publicou seu primeiro romance, “Ressurreição”, que também não foi um grande sucesso de público.

Mas a crítica começava a reconhecer o talento do escritor e, aos poucos, ele foi se consolidando como um dos maiores nomes da literatura brasileira.

Machado de Assis e a Academia Brasileira de Letras

Em 1896, Machado de Assis foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, que se tornou uma das mais importantes instituições literárias do país.

Ele ocupou a cadeira número 23, que hoje é considerada a mais importante da Academia.

Machado foi presidente da Academia em duas ocasiões e, durante sua gestão, trabalhou para fortalecer a instituição e promover a literatura brasileira.

As Obras Primas de Machado de Assis

Machado de Assis é conhecido por suas obras-primas, como:

  • Memórias Póstumas de Brás Cubas;
  • Dom Casmurro;
  • Quincas Borba;
  • O Alienista.

Em suas obras, Machado retrata a sociedade brasileira do século XIX e XX de forma crítica e irônica, explorando temas como a corrupção, a hipocrisia e a falta de honestidade.

Suas obras são consideradas clássicos da literatura brasileira e mundial.

A Vida Amorosa de Machado de Assis

A vida amorosa de Machado de Assis foi marcada por desafios e dificuldades.

Ele se casou com Carolina Augusta Xavier de Novais em 1869, mas o casamento não foi feliz.

Carolina sofria de epilepsia e Machado também teve problemas de saúde que afetaram o relacionamento.

Além disso, Machado teve outras paixões ao longo da vida, como a escritora portuguesa Ana Castro Osório e a pianista Carolina Michalis.

Machado de Assis e o Realismo na Literatura Brasileira

Machado de Assis é considerado um dos principais representantes do Realismo na literatura brasileira.

O Realismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no século XIX e que se caracterizava pela abordagem crítica e realista da sociedade.

Em suas obras, Machado de Assis retratou a realidade brasileira de forma objetiva e crítica, explorando temas como a corrupção, a hipocrisia e a falsidade.

Como Machado de Assis morreu?

Machado de Assis faleceu em 29 de setembro de 1908, aos 69 anos de idade.

Nos últimos anos de vida, ele sofreu com problemas de saúde e perdeu a visão.

Mesmo assim, continuou escrevendo e trabalhando na Academia Brasileira de Letras até seus últimos dias.

Seu legado literário é imenso e sua influência na literatura brasileira e mundial é inegável.

A Influência de Machado de Assis na Literatura Mundial

Machado de Assis é um dos mais importantes escritores da literatura mundial e sua influência pode ser vista em muitos escritores do século XX.

Ele é considerado um dos precursores do Modernismo na literatura brasileira e sua obra foi fundamental para a formação da literatura brasileira contemporânea.

Autores como Jorge Luis Borges, Virginia Woolf e Salman Rushdie já manifestaram sua admiração pela obra de Machado de Assis.

O Legado de Machado de Assis para o Brasil e o Mundo

Machado de Assis deixou um legado literário imenso para o Brasil e para o mundo. Sua obra contribuiu para a formação da literatura brasileira contemporânea e influenciou muitos escritores do século XX.

Além disso, Machado de Assis foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e trabalhou para promover a literatura brasileira durante sua vida.

Seu legado é uma importante contribuição para a cultura e a história do Brasil.

10 coisas que você não sabia sobre Machado de Assis

Foto: Reprodução/Divulgação

Essas são apenas algumas das curiosidades sobre a vida e a obra de Machado de Assis.

O autor, que viveu no século XIX e no início do século XX, deixou um legado literário que ainda hoje é admirado e estudado.

Se você ainda não leu suas obras, não perca tempo e descubra por que ele é considerado um dos maiores escritores do Brasil e do mundo.

1. Ele era mulato

Apesar de ser um dos maiores escritores brasileiros, Machado de Assis era mulato, ou seja, tinha uma mistura de raças em sua ascendência. Seus pais eram um pintor de paredes negro e uma lavadeira branca.

2. Ele era epilético

Machado de Assis sofria de epilepsia, uma doença neurológica que causa convulsões. Isso não o impedia de escrever, mas provavelmente contribuiu para sua personalidade introspectiva e melancólica.

3. Ele trabalhava como censor

Durante um período de sua vida, Machado de Assis trabalhou como censor do governo. Ele tinha a responsabilidade de ler e aprovar ou censurar livros e periódicos que eram publicados na época.

4. Ele era desconhecido quando morreu

Apesar de ser um grande escritor, Machado de Assis era relativamente desconhecido quando morreu, em 1908. Foi só depois de sua morte que suas obras começaram a ser mais valorizadas e estudadas.

5. Ele falava francês fluentemente

Machado de Assis estudou francês desde criança e se tornou fluente no idioma. Ele lia muitos livros em francês e até escreveu algumas obras nesse idioma.

6. Ele não era fã de Shakespeare

Apesar de ser um grande admirador da literatura inglesa, Machado de Assis não era muito fã de Shakespeare. Ele considerava que as peças do autor eram muito longas e cansativas.

7. Ele era torcedor do Fluminense

Machado de Assis era um torcedor fanático do Fluminense, um dos times de futebol mais antigos do Rio de Janeiro. Ele frequentava os jogos e escreveu vários textos sobre o esporte.

8. Ele teve problemas com a Justiça

Machado de Assis foi acusado de homicídio em um caso que envolvia um processo que ele havia julgado como censor. Ele foi absolvido, mas o episódio deixou marcas em sua vida.

9. Ele era um grande amigo de José de Alencar

Machado de Assis e José de Alencar, outro grande escritor brasileiro, eram amigos íntimos. Os dois se encontravam regularmente para discutir literatura e outros assuntos.

10. Ele era um mestre do conto

Machado de Assis é conhecido por seus romances, mas ele também era um mestre do conto. Suas histórias curtas são consideradas algumas das melhores da literatura brasileira.

Conclusão da Biografia de Machado de Assis

A biografia de Machado de Assis é relevante nos dias atuais porque nos ajuda a compreender a importância da literatura na construção da cultura e da história brasileira.

A vida de Machado de Assis nos mostra que, apesar das dificuldades e desafios, é possível alcançar a excelência na arte e na literatura.

Além disso, a obra de Assis pode ser lida e apreciada até hoje, mostrando que a literatura é uma forma de arte atemporal e universal.

Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a biografia de Machado de Assis! Fique ligado em nosso site para mais curiosidades sobre literatura e outros assuntos interessantes.

Até a próxima!

Resumo da Biografia de Machado de Assis

Nome: Joaquim Maria Machado de Assis
Ocupação: Brasileiro
Nacionalidade: Brasileiro
Data de nascimento: 21/06/1839
Data da morte: 13/11/2023
Cônjuge: Carolina Augusta Xavier de Novais
Pai: Francisco José de Assis
Mãe: Maria Leopoldina da Câmara Machado
Alberto Vicente

Jornalista (DRT - BA 5272) e Professor, formado em Letras Vernáculas pela UEFS. Escreve para blogs e sites desde 1997.

Configurações
Sair da versão mobile