Biografia Luis Fernando Veríssimo





O escritor, músico, humorista, tradutor, roteirista e multi – plural Luis Fernando Veríssimo é um dos mais conhecidos intelectuais brasileiros.

Biografia de Luis Fernando Veríssimo

O mesmo não ficaria famoso e respeitado simplesmente por ser filho de outro ilustre escritor Érico Veríssimo, mas conseguiria desenvolver seu próprio talento.

Seu pai Érico Veríssimo era professor e trabalhou na Universidade da Califórnia em Berkeley onde Luis Fernando Veríssimo morou por alguns anos. Nascido em Porto Alegre no ano de 1936 no dia 26 de setembro o escritor nunca deixaria suas raízes gaúchas e manteria as tradições da família. O escritor se tornou um dos mais premiados escritores do país com notoriedade aos seus trabalhos, também, publicados por jornais e revistas.

O escritor estudou em várias escolas americanas e recebeu a excelente influência intelectual do seu pai que entre os escritores brasileiros era respeitadíssimo. Quando esteve em sua adolescência nos Estados Unidos o escritor aprendeu a gostar de Jazz e ali tornou-se um estudante de música aprendendo a tocar saxofone. Ali pode assistir os maiores representantes do Jazz se apresentarem e aumentou sua extensa paixão.

Outra biografia:  Biografia de Manuel Bandeira

Luis Fernando Veríssimo ao retornar ao Brasil no ano de 1956 teve a oportunidade de se apresentar para alguns amigos que gostaram do que ouviram. Logo conseguiu trabalho na Editora Globo onde foi um dos integrantes do departamento de arte. O escritor ainda começou seguir carreira na música integrando um grupo onde permaneceu por determinado período.

A partir de 1962 esteve morando no Rio de Janeiro onde desenvolveu funções de redator, revisor, tradutor e muitos outros trabalhos. Foi ali neste período que conheceria sua esposa com quem vive até os dias atuais. O escritor, então, voltou a Porto Alegre onde trabalhou no Jornal Zero Hora e na Agência de Publicidade MPM Propaganda. Ainda ali trabalhou na Folha da Manhã como revisor e colunista durante um bom tempo.

Foi neste período que teve a ideia de criar o sarcástico “O Pato Macho” onde fazia críticas sarcásticas, humor, crônicas, entrevistas e outras publicações. O primeiro livro lançado foi O Popular – Crônicas ou coisa parecida. O segundo livro de Luis Fernando Veríssimo foi A Grande Mulher Nua, que, de igual modo o primeiro, foi bem-aceito pela crítica rendendo elogios de grandes críticos em jornais como O Estado de São Paulo.

Outra biografia:  Biografia de Romero Britto

O trabalho de Luis Fernando Veríssimo em livros, cartoons, novelas, romances e demais produções literárias e jornalísticas são incontáveis.

São mais de 5 milhões de livros vendidos por Veríssimo que é um artista nato. Em 2015 arriscou outra vez na música ao compor canções no CD de Kleiton e Kledir – uma dupla gaúcha – e também sendo instrumentista tocando seu sax.

Biografia Luis Fernando Veríssimo
4.4 (88.57%) 7 votes

Última atualização: 09/12/17


Veja também

Biografia Tarsila do Amaral

Biografia de Tarsila do Amaral

Muita gente já ouviu falar em Tarsila do Amaral, mas poucos conseguem assimilar a importância …

>