Biografia Leonardo (Leandro e Leonardo)

O nome de batismo de Leonardo, famoso cantor sertanejo, que formou a dupla Leandro e Leonardo, pode não ser dos mais bonitos, mas escreveu uma história fundamental no cancioneiro popular do Brasil.





Nascido em 25 de julho de 1963 na cidade de Goianápolis, estado de Goiás, Emival Eterno da Costa deu voz durante mais de 15 anos à dupla Leandro e Leonardo ao lado do irmão falecido em 1998.

Desde o final da dupla que Leonardo segue carreira solo. Leonardo é filho do senhor Avelino Virgulino da Costa (in memórian) e dona Carmem Divina Eterno da Silva. Os pais de Leonardo tiveram 08 filhos e Leonardo é o quarto.

A história musical de Leonardo começa ao ver seu pai, seu Avelino tocar viola junto do irmão mais velho José Luís, que mais tarde seria o Leandro. Na plantação de tomates onde trabalhavam os irmãos começaram a cantar e perceberm que Leonardo, mais extrovertido, tinha um timbre bom para fazer a primeira voz e uma afinação extraordinária.

Neste meio tempo o Leandro já se dedicava a música com mais tempo e foi participar de um grupo musical chamado Os Dominantes onde cantavam clássicos do Rock. Após não consegui fazer sucesso com essa banda o jovem José Luís (Leandro) volta para perto da família e passa a ensaiar mais com Emival (Leonardo). Foi neste momento que Leonardo passou a obter mais conhecimento musical e aprimorar-se.

  Biografia de Gilberto Gil

Após a família mudar-se para Goiânia onde Leonardo trabalhava em uma farmácia e o irmão no mercado Central da capital começaram a se apresentarem em bares e pequenas boates da região. A dupla foi ganhando prestígio e conseguiu gravar seu primeiro disco em 1984 com a música de trabalho “Hoje acordei chorando”. Foi a partir deste disco que os cantores buscaram os rumos da capital paulista para fechar contrato com alguma grande gravadora.

Até meados de 89 a dupla mantinha um sucesso lento, mas a partir de 1990 veio a explosão de vendas de discos e o fenômeno com o sucesso “Entre tapas e beijos”. Muitas outras músicas deste disco fizeram sucesso e projetaram a dupla para as paradas de sucesso e ajudaram a fazer com que rádios em FM tocassem o estilo sertanejo, antes exclusivo de AM´s. A TV logo abriu as portas ao fenômeno sertanejo Leandro e Leonardo e se rendeu a outros fenômenos como Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Chororó, Milionário e Zé Rico, entre outros.

O sucesso de Leandro e Leonardo durou até 1998 quando o cantor Leonardo sofreria um dos piores baques de sua carreira. O irmão Leandro, que fazia a segunda voz, descobriu um câncer avançado no pulmão e acabou não resistindo e morrendo. Mesmo assim Leonardo não desistiu e prosseguiu sua carreira cantando e lançando novos projetos.

Atualmente Leonardo é, além de cantor,empresário do ramo fonográfico, tendo lançado através da Produtora Talismã diversos nomes como Cristiano Araújo, Paula Fernandes e tendo em seu cash Trio Parada Dura, Paraná da dupla Chico Rey e Paraná, Grupo Tradição e seu filho Zé Filipe.

Ao lado do cantor Eduardo Costa o cantor Leonardo conseguiu formar uma espécie de show com uma dupla que canta grandes clássicos do sertanejo. Intitulado “Cabaré” o show consiste em Leonardo e Eduardo Costa dividindo o palco e reversando entre primeira e segunda voz.

  Biografia de Bruno (Bruno e Marrone)

Veja também

Biografia de Bruno Mars

Biografia de Bruno Mars

Se nós tivermos de falar de um astro moderno da música americana será impossível excluir …

>