Biografia de Lenin

O revolucionário comunista Vladimir Ilyich Ulyanov mais conhecido pelo pseudônimo Lenin nasceu em Simbirsk na Rússia, no dia 22 de abril de 1870. Filho de Ilya Nikolayevich Ulyanov e Maria Alexandrovna Blank.





A família de Lenin teve ao todo seis filhos, sendo ele o terceiro a nascer. Desde muito novo Lenin mostrava ser sagaz e gostava de competir. Foi educado no Ginásio Clássico de Simbirsk.

Biografia de Lenin

Após perder o pai aos 16 anos Lenin passou a ter conflitos na adolescência, haja vista, que ele tinha apenas 16 anos quando o pai morreu de hemorragia no cérebro. No mesmo período outra tragédia viria acometer a família de Lenin quando seu irmão mais velho Alexander, apelidado de Sasha, participou de uma conspiração esquerdista, armada e violenta, incluindo a construção de uma bomba, contra o czar Alexandre III da Rússia. O mesmo estudava na Universidade de São Petesburgo à época e foi descoberto, julgado e sentenciado à morte por enforcamento – o que ocorreu mo ano 1886.

Lenin entrou para Faculdade de Direito em 1887 após formar-se no colégio como melhor aluno. Todavia, não demorou muito e se envolveu em manifestações contra o governo, sobretudo, queixando-se do fato de grupos fechados estudantis serem proibidos. O Ministério dos Assuntos Internos o expulsou da Universidade e o obrigou a se exilar na casa das família. Após certo período confinado por pressão do governo o mesmo teve acesso a várias obras da literatura de esquerda, sobretudo, o livro “O que Fazer?”.

O mesmo consegue voltar a Kazan, embora não a Universidade, ali ele tem seu primeiro contato com a obra de Karl Max “O Capital” e passa a vislumbrar de uma filosofia política que culminaria no Comunismo. Em 1893 ao mudar-se para São Petersburgo entra para uma célula revolucionária maxista. Pouco a pouco foi entrando dentro das classes operárias com suas ideias socialistas e comunistas. Neste período começa a relacionar-se com uma professora comunista chamada Nadežda “Nadya” Krupskaja.

Após ser descoerto com muita literatura marxista e do comunismo foi preso e ficou cerca de 1 ano e meio encarcerado em seguida foi condenado a exilar-se na Sibéria. Em 1896 a amada de Lenin foi presa por organizar uma greve e acabou sendo exilada, também, para a Siberia oriental. Ali os dois se casaram em 10 de julho de 1898. Neste período Lenin e Nadya, sua esposa, traduziram obras da literatura socialista para o Russo. Lenin, após o exílio, passou a viajar pela Europa para lugares como Londres, Suíça e Monique.

  Biografia de Romário

Foram muitos congressos, reuniões e formulações da revolução que eclodiria em 1905. Lenin ajudou a formar, desenvolver e dar forças a maior das facções do comunismo os bolcheviques. Quando ocorreu a Revolução de 1905 com várias mortes em São Petersburgo os bolcheviques resolveram partir para uma insurreição violenta. A busca pela ação revolucionária fez com que os bolcheviques conseguissem aliados da classe proletarizada e passassem a fazer assaltos a bancos, correios, trens e estações rodoviárias.

Quando em 1914 explode a Segunda Guerra Mundial Lenin viajou e participou de vários congressos no intuito de convencer os socialistas a mudarem o sentido de “guerra imperialista” para “guerra civil” continental com o proletariado contra a burguesia e a aristocracia. Havia uma busca desenfreada pela causa revolucionária da esquerda que ardia em Lenin com muita força. Mas durante esse tempo ele não avançava e não conseguia fazer com que essa realidade chegasse durante a oportunidade que ele vislumbrava.

Em 1916 morre a mãe de Lenin e o mesmo fica muito abatido diante da perda de sua genitora. Em 1917 às condições da classe operária causou uma revolução na Rússia e obrigou o czar Nicolau II a abdicar. Diante desta informação Lenin entra em êxtase e vislumbra a oportunidade de realizar uma revolução sonhada. Consegue através de uma manobra com os alemães voltar com cerca de 30 bolcheviques para a Rússia após certo tempo na Suíça onde mantinha sua base. Logo que chega à Rússia realiza discursos condenando o governo provisório que assumira após a saída de Nicolau II.

Os velhos opositores dos bolcheviques entraram em cena contra o movimento. Estes eram chamados de mencheviques e afirmavam que Lenin queria atrapalhar a nova República que se estabelecera e tentar mudar o sistema político para o socialismo iria causar prejuízos sem precedentes à Rússia. Lênin, mesmo em estado de saúde debilitado, foi preso e ao conseguir fugir mudou-se para Razliv.

  Biografia Marechal Deodoro da Fonseca

Em outubro de 1917 o apoiador bolchevique Trótski tornou-se líder do Soviete de Petrogrado e assegurou maior segurança para Lenin voltar a São Petersburgo. Com isso logo articularam o Comitê Militar Revolucionário (CMR) um braço armado que colocaria em prática a ofensiva para causar a revolução comunista. Após dominarem boa parte do país ocorreu a Assembleia Constituinte Russa em Petrogrado onde foi eleito o Partido Revolucionário Socialista formado, maioria, pela base camponesa. Os Bolcheviques não foram concordes com o resultado.

Em 1918 o partido dos bolcheviques passou a se chamar “Partido Comunista Russo” e tinham como intentona acabar com a Segunda Guerra Mundial e, também, se distanciar do Partido Social-Democrata da Alemanha e tonar-se definitivamente uma bandeira comunista. Entre 1918 e 1919 expulsaram mencheviques e Socialistas Revolucionários dos sovietes. Lenin sofreu uma tentativa de homicídio, mas sobreviveu graças a um segurança que fixou, inclusive ferido.

Ao chegar ao poder o regime de Lenin realizou mudanças econômicas, sociais e jurídicas, tomando terras e dividindo-as,além de torná-las estatais. Lenin fechou meis de comunicação, segundo ele, que eram contra o projeto estabelecido por ele. Em 1918 os bolheviques promulgaram a República Socialista Federativa Soviética da Rússia. Ouve uma tentativa, também, de acabar com a religião no país, sobretudo, por Lenin ser ateu. Ao criar o Conselho Supremo da Economia Nacional o governo de Lenin passou a controlar bancos, industrias, comércios e agricultura no país.

Quando começou a faltar alimentos no país e a fome alastrava Lenin resolveu criar uma verdadeira guerra contra quem produzia mais e tomar grãos de uns para dá-los a outros. Muito produtor e trabalhador rural foi morto pelas forças d revolução liderada por Lenin que acabou sendo chamado de Terror Vermelho. A fome varreu a Rússia e uma guerra civil eclodiu, sobretudo, quando o “Exército Branco” partiu para cima de Lenin. O secretário do Partido Comunista Stalin esteve junto a Lenin incentivando e incrementando o projeto de governo após o mesmo sofrer dois AVC’s.

O terceiro Acidente Vascular Cerebral acabou matando Lenin no dia 21 de janeiro de 1924 em sua mansão.

Veja também

Biografia de Dom Pedro I

Biografia de Dom Pedro I

Conheça a história do primeiro imperador do Brasil, Dom Pedro I e que declarou a …

>