Biografia Karl Raimund Popper

O filósofo Karl Popper é um dos mais famosos e contextualizados desta fase moderna, que, através de seu “Racionalismo Crítico” desenvolveu bases para vários pensadores da atualidade.





Karl Raimund Popper

Nascido em Viena na Áustria em 28 de julho de 1902 o mesmo foi naturalizado britânico.

Karl Popper é oriundo de família de condições financeiras excelentes e de boa posição social. Seus pais eram de origem judaica secularizada. No ano de 1928 tornou-se doutor em filosofia pela Universidade de Viena, sendo, deste modo, professor, entre 1930 e 1937 quando por força do crescimento do nazismo acabou migrando para a Nova Zelândia.

O mesmo foi professor e filosofia na Universidade de Canterbury na cidade de Christchurch, sendo esta a maior da Ilha Sul. A partir de 1946 o filósofo decide ir morar na Inglaterra onde consegue se tornar membro da Real Sociedade de Londres ou Royal Society, que busca um melhoramento e desenvolvimento nas ciências. Tornou-se, também, um dos Conselheiros do Método Científico, ambos os argos na Escola de Economia de Londres ou London School of Economics.

A ascensão de Karl Popper rendeu-lhe, também, o título de Cavaleiro da Rainha Isabel II insígnia de Companheiro de Honra (Companion of Honour) em 1982. A colaboração intelectual do filósofo pautou-se em sua estrutura de compreensão do pensamento filosófico que se distanciava mais dos tradicionais métodos presos às formas metafísica ou dedutiva. O mesmo perfilou sua base com a rejeição do empirismo clássico e do observacionalismo-indutivista da ciência.

A filosofia expressa de Karl Popper se resume na experiência de que a teoria científica será sempre conjectural e provisória, ou seja, fica presumidamente inviável conferir a positividade do resultado de uma teoria apenas fazendo uma contestação provocativa do resultado uma previsão efetuada com base naquela teoria. O que se constrói aqui é um embasamento de que o resultado através das experiências e observações do mundo real fazem surgir apenas o caminho que determina o encontro das falsas bases da respectiva teoria.

O que temos em Karl Popper é um desconstruidor de teorias refutadas no meio científico que ele considera pseudociências. Por exemplo, na teoria marxista e na filosofia hegeliana vemos um debruçar minucioso de Popper que não as refuta como um tratado científico. O filósofo que era comunista, sendo, inclusive, membro ativo do Partido Comunista da Áustria foi pouco a pouco se desvencilhando e duvidando do método científico marxista e tornou-se Liberal.

Cabe ressaltar que não havia bem uma mesma filosofia de Francis Bacon dentro da de Popper, haja vista, que enquanto nosso objeto de estudo biográfico, Popper, defendia a eliminação de um método verificativo enquanto em Bacon temos a verificação.

O filósofo morreu no dia 17 de setembro de 1994 em Kenley na Inglaterra. Em vida publicou várias obras e muitas delas traduzidas para o português.

Biografia Karl Raimund Popper
5 (100%) 10 votes

Leave a Reply