Biografia de Karl Marx

Nenhum filósofo, sociólogo e intelectual da história da humanidade é mais amado ou odiado que Karl Marx.





Quem foi Karl Marx

O mundo se divide em blocos e posicionamentos políticos que se dividem a partir de Karl Marx dividindo entre quem ama e quem odeia.

Este personagem da história é um fantasma que está mais vivo que qualquer personalidade política da atualidade. Todos que estão no cenário político e intelectual neste momento no mundo passarão e Karl Marx continuará, independente, de quantos séculos virão à frente.

Nascido Karl Heinrich Marx filho de um casal descendestes de judeus e eram de classe média alta.

Marx nasceu no dia 05 de maio de 1818 em Tréves uma cidade da Prússia na Alemanha fragmentada do início do século XIX tendo estudado no Ginásio até 1835 e entrou na Universidade de Bonn onde iniciou o curso de Direito. Todavia, ao se transferir para a Universidade de Berlim conheceu as obras e ideias de Hegel, transferindo seu curso para Filosofia.

Karl Marx foi um dos jovens integrantes do movimento que chamamos de “jovens hegelianos”.

Após formar-se Karl Marx dedica-se a escrever para jornais e trabalha como jornalista, dando seus primeiros passos como incentivador de massas.

Em Paris começa escrever para o Vornaerts e acaba desagradando o governo de Frederico Guilherme V – imperador da Prússia. Diante da situação o governo francês expulsa Max e Engels forçando-os a irem para a Bélgica. Karl Marx conheceu Engels em 1842 quando foi redatpr – chefe do Gazeta Renna e neste mesmo ano, conheceu e casou-se com Jenne Von Westphalen.

Em 1848 Karl Marx lança o seu “Manifesto Comuinista” que à época causa euforia e influência muitos jovens universitários. Após o lançamento desta obra que falava sobre as lutas de classes, união de operários em busca de seus direitos o mesmo teve que se tornar nômade, posto que, iniciaram as perseguições.

Após enfrentar inúmeras dificuldades financeiras consegue chegar e se estabelecer em Londres e ali fundou a Associação Internacional dos Trabalhadores. Foi neste período que publicou o primeiro volume de O Capital. Esta seria sua obra mais influenciadora e polêmica de todos os tempos, tornando-se quase uma bíblia para os comunistas. O filósofo Karl Marx foi para muitos uma farsa intelectual que se baseava em causar revoltas e nunca teve uma prova científica que justificassem suas abordagens.

O mesmo teve sete filhos e somente três sobreviveram, sendo que duas cometeram suicídio. Karl Marx teve um caso extraconjugal com a empregada, típica representante proletarizada que ele dizia defender. Pediu que o amigo Engels assumisse a paternidade e depois entregou a criança para uma família de proletariados criarem.

Sua Morte

Karl Marx morreu dois anos após sua esposa, segundo os historiadores, vítima de depressão pela morte da mulher. Era o dia 14 de março de 1883 quando o filósofo morreu em Londres aos 64 anos de idade. Seu legado até hoje divide o mundo em comunistas e capitalistas, conservadores de direita e esquerda.

Amando ou odiando Karl Marx foi uma figura central da história que ajudou a entender a economia e a relação desta com o trabalho.

Frases de Karl Marx

  • “Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência”.
  • “O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções”.
  • “A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes”.
  • “O dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem; a essência domina-o e ele adora-a”.
  • “A religião é o suspiro da criança acabrunhada, o coração de um mundo sem coração, assim como também o espírito de uma época sem espírito. Ela é o ópio do povo”.
  • “As ideias dominantes numa época nunca passaram das ideias da classe dominante”.
Biografia de Karl Marx
5 (100%) 6 votes

Leave a Reply