Ir para o conteúdo

John Davison Rockefeller

Conheça a história do investidor e empresário norte-americano, John Davison Rockefeller.

John Davison Rockefeller
Você saberá agora através desta biografia resumida quem, de fato, foi Rockefeller a lenda do mercado financeiro. O homem que se tornou o primeiro bilionário americano e o mais rico do mundo.

Tópicos da biografia:

Quem foi John Davison Rockefeller

John Davison nasceu em Richford no dia 08 de julho de 1839 filho de William Avery Rockefeller, um madeireiro e cendedor de produtos botânicos e Eliza Davison. Rockefeller teve mais cinco irmãos e ele era o de número dois nesta família.

Os historiadores e biógrafos de John afirmam que seu pai era um homem de personalidade duvidosa, vivia em mais de um relacionamento e pouco ficava em casa.

Desde criança o futuro investidor e empresário já trabalhava vendendo produtos de porta em porta que iam de Perus até batatas doces.

A família se mudou para vários lugares diferentes, entre eles Moravia, Owego e Strongsville.

O primeiro emprego fixo de Rockefeller foi aos 16 anos em 1855 quando ele entrou para um escritório onde aprendeu muita coisa que viria a ajudá-lo em seus empreendimentos futuros.

Empreendimentos de John Davison

No ano de 1859 montou seu primeiro negócio em parceria com Maurice B. Clark e que possuía um capital de apenas US$ 4 mil. Dali em diante Rockefeller não deixaria mais de ser um investidor nato e muito avançado.

Primeiro entraram na comercialização de alimentos no atacado e, depois tiveram uma grande sacada.

John Davison Rockefeller

Uma crise fez com que o óleo de baleia ficasse caro e ele junto com Clark e o engenheiro químico Samuel Andrews montaram uma refinaria e com combustível mais barato para que a população pudesse adquirir.

Quando tiveram uma crise no setor Rockefeller comprou a parte dos irmãos e mudou o nome da companhia para Rockefeller & Andrews.

Através de empréstimos e investimentos a empresa de John e do irmão foi crescendo de forma rápida.

Seu irmão William Rockefeller comprou uma refinaria em Cleveland no ano de 1866 e o tornou sócio neste empreendimento.

Foi a partir de 1970 que John cria a Standard Oil de Ohio que se torna a mais poderosa do mercado. A empresa rapidamente se tornou a maior exportadora de querosene dos Estados Unidos.

Através da Standard o investidor mostrou-se ser um “guerreiro em campo de batalha” e usava de todos os meios para manter-se em vantagem.

Rockefeller participou de cartéis que diminuíam em até 50% o valor do embarque do petróleo o que causou grande repercussão à época e uma verdadeira guerra.

De acordos exclusos a agamentos de propinas Rockefeller se destacava e aumentava seus negócios, comprando, inclusive, empresas menores.

John Davison Rockefeller
Foto: Reprodução.

Mediante a tudo isso entrou para a história como o primeiro empresário americano a conseguir seu primeiro bilhão de dólares e, de igual modo, foi o homem mais rico do mundo. Sua fortuna da época, comparada aos dias atuais com a correção da inflação, chegaria ao montante de US$ 78 bilhões.

John sempre foi envolvido com filantropia e ajudou diversas instituições mundiais através de doações generosas.

Também envolveu-se em apoiar processos políticos, sempre buscando obter vantagens através destes financiamentos.

Foi um cristão Batista onde ele sempre pagou o dízimo religiosamente por toda a vida. Foi casado com Laura Celestia “Cettie” Spelman Rockefeller com quem teve quatro filhos.

A morte de Rockefeller ocorreu em 23 de maio de 1937 aos 97 anos vítima de arteriosclerose.

Resumo da Biografia de John Davison Rockefeller

Nome:John Davison Rockefeller
Ocupação:Magnata da indústria petrolífera
Nacionalidade:Americano
Data de nascimento:08/07/1839
Data da morte:13/11/2023
Alberto Vicente

Jornalista (DRT - BA 5272) e Professor, formado em Letras Vernáculas pela UEFS. Escreve para blogs e sites desde 1997.

Configurações