Biografia Joaquim Barbosa

Um dos exemplos de meritocracia no Brasil é o jurista, professor de Direito e ex-ministro Joaquim Benedito Barbos Gomes – Joaquim Barbosa.





Biografia de Joaquim Barbosa

Oriundo da cidade de Paracatu – Estado de Minas Gerais – o jurista nasceu no dia 07 de outubro de 1954 e veio de uma família pobre onde o seu pai era pedreiro e sua mãe dona de casa.

Estudando em escola pública e tendo que trabalhar para ajudar no sustento da família, posto que, seus pais se separaram, Joaquim Barbosa não desistiu do aprendizado.

Aos 16 anos se mudou para Brasília onde foi morar sozinho e ali trabalhou em vários empregos, até chegou a trabalhar na gráfica do Correio Braziliense. Trabalhando e estudando conseguiu concluir o ensino médio em escolas públicas e buscou fazer curso superior.

Alimentando o sonho de enveredar pelos caminhos da magistratura fez conseguiu o bacharelado na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UNB).

Transcorria o ano de 1979 quando conseguiu concluir o seu curso e ainda fez especialização em Direito do Estado e ampliou seus conhecimentos jurídicos.

  Biografia Ana Paula Araújo

O mesmo foi oficial da Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores onde atuou na Embaixada Brasileira na Finlândia.

No ano de 1984 tornou-se Procurador da República após passar em concurso público e foi chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde entre 1985 e 1988 obtendo grande prestígio e reconhecimento pelo serviço prestado.

No ano de 1988 Joaquim Barbosa foi para a França onde obteve seu mestrado e doutorado em Direito Público pela Universidade de Paris II – Panthéon-Assas.

No ano de 1993 retorna ao Rio de Janeiro e assume novamente o seu cargo de Procurador.

Com reconhecimento e capacidades comprovadas começou a ministrar aulas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – RIO) e também lecionou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sendo professor concursado.

Fez curso rápido como aluno visitante na Universidade Columbia em Nova York. Esteve também fazendo cursos na Universidade da Califórnia. Neste período dedicou-se a aprender idiomas estrangeiros sendo fluente em inglês, francês, alemão e espanhol.

Joaquim Barbosa

O grande momento da carreira de Joaquim Barbosa ocorreu em 2003 ao ser indicado Ministro do Supremo Tribunal Federal pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

  Biografia Aguinaldo Silva

O trabalho desenvolvido por Joaquim Barbosa foi de fundamental importância para muitos casos, como o mensalão, por exemplo, serem colocados à baila e lançar uma luz sobre o fim da corrupção no Brasil.

Em 2008 tomou posse, também, como vice-presidente Tribunal Superior Eleitoral quando já era ministro.

Em 2010 seria presidente do TSE mas enunciou devido problemas de saúde. Esteve muito compenetrado, enquanto ministro do TSE defendia a posição de que tese de que políticos condenados em primeira instância poderiam ter sua candidatura anulada.

Em 2012 foi eleito presidente do Superior Tribunal Federal, mas em 31 de julho de 2014 tomou a decisão de aposentar-se.

Mesmo assim Joaquim Barbosa conseguiu sair com alta popularidade e destarte cogitado até como candidato à presidência.

Veja outras biografias de pessoas importantes:

Gostou da Biografia resumida do ex-ministro? Então compartilha com seus amigos e deixa seu comentário abaixo!

Veja também

Biografia de Charles Manson

Biografia de Charles Manson

Você já ouviu falar de Charles Manson o fundador de uma das maiores e mais …

>