Biografia de Heitor Villa-Lobos

Um dos mais principais nomes da música brasileira, com reconhecimento internacional, Heitor Villa-Lobos deixou um grande acervo musical, o qual até hoje é altamente aclamado pela critica.





Conheça este importante nome da música erudita no país.

Quem foi Heitor Villa-Lobos

Heitor Villa-Lobos nasceu no Rio de Janeiro no dia 05 de março do ano de 1887, seu pai era Raul Villa-Lobos que atuou como diretor da Biblioteca do Senado e sua mãe era Noêmia Monteiro Villa-Lobos, ambos tinham paixão pela música e sonhavam que o filho um dia se tornasse médico.

Ainda criança Villa- Lobos já mostrava seu talento para música, aprendeu nesta fase a tocar violoncelo, clarinete e saxofone, isso se deve principalmente ao fato de que autodidata.

Aos seis anos criou uma peça para violão inspirado em cantigas que faziam sucesso na década, aos oito anos começou a se interessar por outros ritmos de música popular. Por influencia de amigos de seus pais, teve contato com a música e cantadores nordestinos.

Aos doze anos, Villa-Lobos perdeu o pai e a família passou por severas dificuldades financeiras, dado que além de Heitor havia mais sete irmãos.

A mãe de Villa-Lobos conseguiu um emprego em uma confeitaria, que ajudou um pouco a superar as dificuldades. Aos dezesseis, Heitor foi morar com uma tia e teve maior contato com grupos de chorões (músicos populares vistos de forma negativa pela sociedade tradicional).

Quem foi Heitor Villa-Lobos

Foto: Reprodução.

No ano de 1905, o músico teve oportunidade de conhecer o nordeste brasileiro, e lá se encantou pelas riquezas do folclore e escreveu “Os cantos sertanejos” para uma orquestra regional.

Interessado em aprimorar seus conhecimentos sobre a música, Heitor se matriculou em um curso do Instituto Nacional de Música, porém, não se adaptou aos métodos utilizados nele. Nesta época, já ganhava a vida tocando em cinemas no Rio de Janeiro.

Em 1922, Villa-Lobos começou a ter reconhecimento internacional a partir de sua apresentação na Semana de Arte Moderna, nesta época ficou conhecido por misturar de forma ousada ritmos folclóricos e populares com música erudita.

No ano de 1923 ganhou financiamento do governo e foi para Paris, lá mostrou todo seu talento e ousadia, retornando ao Brasil no ano seguinte, e depois voltou a visitar (no ano de 1927) a Europa para apresentar sua obra, financiada por um investidor milionário.

No Brasil, durante a ditadura (1937-1945) foi secretário de Educação Musical (na época era obrigatório o ensino de música nas escolas), a principal função de Heitor nesta fase era de orientar os professores para ensinar musicas nas escolas públicas. Depois da Segunda Guerra Mundial, Heitor iniciou turnês pelos Estados Unidos da América e também em grande parte da Europa Ocidental.

A partir de então, Heitor entrou e seu auge e compôs mais de mil obras musicais. O maestro possui reconhecimento internacional e, suas composições foram e são executadas até hoje nos mais prestigiados espaços europeus.

Além do reconhecimento europeu, Villa- Lobos também é referência nos teatros americanos, entretanto, no Brasil seu reconhecimento foi singelo, fato o qual gerava frustrações neste artista.

Em relação aos seus relacionamentos amorosos, Villa-Lobos foi casado com a pianista Lucília Guimarães durante 23 anos.

Em uma viagem para Berlim, o compositor enviou uma carta à esposa desmanchando o relacionamento e se unindo a Arminda Neves d’Almeida, uma jovem de 24 anos e professora de música, com ela Villa-Lobos permaneceu até sua morte. O compositor não teve filhos, mas tinha certa ternura por crianças, dado que compôs músicas para este público.

Atualmente, Villa- Lobos é referência mundial, no Brasil (apesar de singela admiração por musicas desta natureza) existem diversos locais que receberam o nome dele e no estudo da música suas composições são amplamente mencionadas.

Principais obras

Entre as diversas composições deste maestro, é possível citar algumas obras dele como de maior influência, as quais:

  • O trenzinho caipira;
  • Descobrimento do Brasil;
  • Bachianas Brasileiras;
  • Cantinela;
  • Choros nº 1, nº2 e nº 5;
  • A floresta do Amazonas;
  • Melodia Sentimental;
  • Uirapuru;
  • Rudepôema.

Morte de Heitor Villa-Lobos

Villa- Lobos morreu no dia 17 de novembro de 1959 no Rio de Janeiro, seu corpo foi enterrado no Cemitério de São João Batista, a causa de sua morte foi Uremia (falência dos rins, condição onde os rins não filtram mais os líquidos do organismo).

Curiosidades

Algumas curiosidades sobre Heitor Villa-Lobos que valem a pena conhecer:

  • O dia da música clássica é 5 de março, dia do aniversário de Villa- Lobos, sendo esta uma forma de homenagea-lo;
  • Sua primeira composição foi aos 13 anos e se chamava “Panqueca” e, tal partitura foi perdida;
  • Após contrair uma doença venérea, Heitor ficou estéril e não chegou a ser pai;
  • Pessoas próximas a Heitor, diziam que ele era um bom contador de histórias;
  • Recebeu 24 títulos no Instituto da França;
  • Foi um dos membros da Academia de Belas Artes em Nova Iorque;
  • Foi fundador e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Música.

Frases de Heitor Vilas-Lobos

Veja quais foram algumas das principais frases ditas por ele:

  • “Compreendo que um compositor alemão seja cerebral. O que não admito é a criação cerebral num latino.”
  • “Muitos compositores de nossa época pretendem ser modernos, sem possuir o dom da originalidade. E não compreendem que todo artista original é moderno por força.”
  • “Quando o criador é original por natureza, pouco importam os meios de que se vale para fixar seu pensamento.”
  • “Não escrevo dissonante para ser moderno.”
  • “Considero minhas obras como cartas que escrevi à posteridade, sem esperar resposta.”
  • “Eu somente sou útil, de alguma forma, através da música.”
  • “A música folclórica é a expansão, o desenvolvimento livre do próprio povo expresso pelo som.”

Gostou da biografia de Heitor Vilas-Lobos? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e WhatSapp. Deixa também seu comentário abaixo!

Biografia de Heitor Villa-Lobos
5 (100%) 11 votes

Leave a Reply