Biografia Héctor Babenco

O cinema brasileiro teve um grande cineasta de origem argentina, mas que tornou-se brasileiro por amor ao povo e a cultura brasileira. Héctor Eduardo Babenco nasceu em Mar Del Plata na Argentina no dia 07 de fevereiro de 1946 e naturalizou-se brasileiro em 1977. Héctor Babenco, que morreu em 13 de julho de 2016 foi um cineasta com grande contribuição para o cinema nacional.





Entre os grandes filmes brasileiros do cineasta Héctor Babenco destacam-se “Carandiru”, “O Rei da Noite” e “Meu Amigo Hindu” o último filme de Babenco. O grande cineasta viajou a Europa e fez de tudo um pouco trabalhando como pintor de paredes, lavrador de pratos, figurante entre outros. O mesmo chegou ao Brasil por não poder voltar a Argentina por ser desertor do exército.

O primeiro grande longa de Héctor Babenco foi “O Rei da Noite” que teve como atores principais Paulo José e Marília Pêra. O cineasta foi muito premiado e teve grandes trabalhos entre eles “Luio Flavio, o passageiro da agonia”, “Pixote, a lei do mais fraco”, “O beijo da mulher – aranha”, “Ironweed”, “Brincando nos campos do Senhor”, “Coração Iluminado”, “Carandiru” e “O Passado”.

Em seu último trabalho “Meu Amigo Hindu” lançado em 2016 meses antes de sua morte o cineasta e narra a história de Diego interpretado pelo americano Willen Dafoe que conhece um amigo de 08 anos e está internado fazendo um tratamento.

O filme “Lúcio Flávio – O passageiro da Agonia” foi visto por mais de 5 milhões de espectadores e na época foi um grande alvo de elogios pela qualidade que fez reviver a cinematografia brasileira.

Infelizmente o talentoso cineasta morreu em 13 de julho de 2016 após dar entrada no Hospital Sírio – Libanês em São Paulo para tratar-se de uma sinusite. No hospital Babenco teve uma parada cardiorrespiratória.

O cineasta era casado com a atriz Bárbara Paz e pai de duas filhas de relacionamentos anteriores sendo elas Myra Aarnaud Babenco e Janka Babenco.

Biografia Héctor Babenco
5 (100%) 6 votes

Leave a Reply