Ir para o conteúdo

Friedrich Engels

Saiba em breve resumo tudo sobre a vida de Friedrich Engels.

Biografia De Friedrich Engels
O nome de Friedrich Engels entrou para os anais da história alemã e mundial devido sua colaboração ao lado Karl Marx para o desenvolvimento e criação do socialismo científico ou mesmo marxismo.
Tópicos da biografia:

Quem foi Friedrich Engels

Nascido em Barmen no dia 28 de novembro de 1820 o mesmo era de família de classe alta e que possuía indústria no ramo de confecções.

Foi filósofo e teórico revolucionário. Friedrich Engels tinha outros 08 irmãos e era o mais velho de todos. Com 22 anos esteve em Manchester na Inglaterra cuidando dos negócios da família e ali percebe a situação degradante da classe operária. É neste período que escreve uma de suas mais importantes obras “A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra”.

Foi amigo e colaborador direto de Karl Marx onde ajudou a desenvolver o “Manifesto Comunista”.

Antes de se aproximar de Karl Marx e outros intelectuais alemães da época Friedrich Engels usou o pseudônimo Friedrich Oswald para publicar artigos que o credenciassem a entrar para o disputado Clube dos Doutores.

Tornou-se um dos membros do movimento “Jovens Hegelianos” e mais tarde viria a romper ao lado de Karl Marx. EM 1844 enquanto retornava a Alemanha passou por Paris onde esteve com Marx.

Foto: Reprodução/Divulgação

Friedrich Engels escreveu várias obras que fizeram com que o Socialismo Científico fosse propagado. Vale ressaltar que ao lado de Karl Marx escreveram muits obras e individualmente assinou “Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Clássica Alemã”, “Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico” e “A origem da família, da propriedade privada e do Estado”. Quando Marx morreu no ano de 1883 coube a Engels publicar os volumes II e III de “O Capital” e que viria a revolucionar o pensamento sobre o socialismo.

Friedrich Engels defendia que a “história da humanidade é a história da luta de classes”. No que tange a unificação religião e classes, o mesmo acreditava que o Cristianismo era a religião da classe pobre, oprimida e de trabalhadores.

Defendia que o líder religioso Thomas Munzer, que liderou a guerra dos camponeses revolucionários heréticos do século XVI estava tentando implantar o “Reino de Deus” – para ele o Socialismo. Friedrich Engels morreu em Londres no ano de 1895 vítima de um câncer na garganta.

Resumo da Biografia de Friedrich Engels

Nome: Friedrich Engels
Ocupação: Empresário industrial e teórico revolucionário
Nacionalidade: Alemão
Data de nascimento: 28/11/1820
Data da morte: 08/05/1895
Alberto Vicente

Jornalista (DRT - BA 5272) e Professor, formado em Letras Vernáculas pela UEFS. Escreve para blogs e sites desde 1997.

Configurações
Sair da versão mobile