Biografia Fernanda Montenegro

Uma das atrizes mais brilhantes do Brasil é sem dúvida alguma Fernanda Montenegro! Na verdade este nome adotado pela atriz é artístico, mas seu nome de batismo é Arlette Pinheiro Esteves Torres.





A notável atriz nasceu no Rio de Janeiro no dia 16 de outubro de 1929 e é filha de Vitória Esteves da Silva e dona Carmen Nieddu. Fernanda Montenegro é uma das mais notáveis e premiadas atrizes brasileira.

A carreira de Fernanda começa, de fato, quando após estudar muito para uma carreira profissional ela resolve investir numa vaga para locutora na Rádio MEC. Foi ali que ela conheceu a comunicação e o mundo que envolve a arte.

Ao lado de onde trabalhava como locutora havia um grupo de teatro onde Fernanda Montenegro deu seus primeiros passos como atriz. A primeira peça que a jovem Fernanda participa “Nuestra Natacha” a projeta para olhares mais clínicos para passar do teatro amador ao profissional.

Desde este início até os dias atuais Fernanda Montenegro, que era casada com Fernando Torres desde 1952 e falecido em 2008, conseguiu brilhar com seu talento. Participo de cerca de 50 novelas, mais de 30 filmes, 50 peças teatrais, inúmeras minisséries e demais participações na TV.

  Biografia Nicolas Prattes

Entre os muitos prêmios conquistados por Fernanda Montenegro destacam-se Troféu Candando Festival de Brasília, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Taormina Fim Fest, Urso de Prata, Festival de Havana, Globo de Ouro, Premio Guarani de cinema entre outras dezenas. Fernanda Montenegro ainda culmina na história do cinema na América do Sul por ter sido indicada ao Oscar, inclusive, sendo a primeira brasileira indica à categoria.

Também foi a única atriz indicada ao Oscar atuando em filme em português. A obra que a premiou e fez ter um reconhecimento internacional foi no filme Central do Brasil lançado em 1998. Outro momento histórico na carreira de Fernanda Montenegro e do cinema nacional ocorreu quando ela foi a primeira brasileira a ganhar o Emmy Internacional pela sua atuação magnífica em Doce de mãe. O filme O Autor da Compadecida, de igual modo, lhe fez ter um reconhecimento especial do público.

A carreira de Fernanda Montenegro dispensa comentários e a projeta como a matriarca das artes cênicas no país. A atriz teve dois filhos de seu casamento sendo eles a atriz Fernanda Torres e o diretor Cláudio Torres.

  Biografia Ingra Liberato

Veja também

Biografia de Vera Fischer

Biografia de Vera Fischer

A atriz Vera Fischer é uma das mais notórias e celebradas artistas brasileira com uma …

>