Biografia de Elza Soares

Considerada a cantora do milênio em 2000 a cantora e compositora Elza da Conceição Soares ou simplesmente Elza Soares é sem dúvida a cantora com uma história musical e de vida que dariam uma trilogia para as telonas.





Elza Soares

Nascida em 23 de junho de 1937 no Rio de Janeiro é filha de um operário e de uma lavadeira, sendo Alaúrdes Gomes Soares e Josefa Maria da Conceição Soares.

Inicialmente era uma criança pobre, mas feliz por poder brincar e viver sua inocente vida, podendo, inclusive, estudar.

Mas seus sonhos de criança tiveram um fim quando seus pais a obrigaram a se casar com apenas 13 anos com um homem chamado Lourdes Antônio Soares e com apenas 14 anos teria seu primeiro filho. A jovem que amava cantar descobriu que seu filho tinha uma doença e precisava de muitos remédios caros.

Foi então que ela procurou o programa de Ary Barroso na Rádio Tupi. Ali foi humilhada por ele quando lhe perguntou de que planeta ela havia vindo, posto que, estava descabelada, com roupas surradas e velhas e extremamente pobre. Ao que ela dignamente respondeu: “Planeta Fome”!

Cantando ali por algumas vezes ganhou determinado valor que lhe ajudou, mas o filho não resistiu e morreu. Logo passados alguns dias o marido adoeceu de tuberculose e sobrou para Elza uma recém-saída da adolescência trabalhar duro como faxineira, empacotadora e demais serviços para sustentar a casa e comprar remédios para o marido.

Logo que se recuperou o homem proibia a cantora e sonhadora Elza a sair de casa. Mas em seguida ele morrer e a mesma já havia perdido um segundo filho também com apenas 15 anos.

Com a morte do marido Elza ficou sozinha e desempregada com cinco filhos para criar. Nesta época Elza contava com apenas 21 anos de idade e força de vontade, nada além disso.

Trabalhando de faxineira, doméstica e demais funções ela continuava nutrindo o sonho de cantar. Foi neste período que surgiu uma oportunidade na televisão e ela agarrou com unhas e dentes para cantar e viver de música. A partir dali chegaram os primeiros grandes shows, primeiras gravações de compactos e o sucesso batia à sua porta.

Outro momento de aflição na vida de Elza Soares ocorreu quando o casal que ela pagava para cuidar de sua filha pequena simplesmente fugiu sequestrando a garoto.

Somente mais tarde, vivendo com fama e melhore condição, conseguiu bancar uma investigação particular e localizou a filha. Elza passou a fazer shows internacionais, gravar discos e ganhar muito bem por isso.

Com 27 anos conheceu o jogador de futebol Garrincha, na época maior nome do futebol brasileiro, com quem começou a ter um relacionamento. Todavia, sofreu represália da própria sociedade, posto que, ele havia se divorciado e todos diziam que a culpada pelo divórcio era ela. Mas a cantora sempre afirmou que quando o conheceu ele já tinha tido outras quatro mulheres.

Mesmo contra a vontade de todos eles se casaram e tiveram um filho. Porém, segundo Elza Soares, Garrincha era ciumento e alcoólatra.

As brigas eram intensas e o casamento andava em crise. As coisas pioraram quando ela perdeu a mãe em um acidente de carro em que Garrincha dirigia totalmente alcoólicado e estavam no carro Elza, o filho que tinha com Garrincha e a sua mãe. No acidente somente a mãe da cantora morreu.

Tempos depois ela se separou de Garrincha que também morreu de cirrose devido ao alcoolismo. A cantora ficou arrasada, mas tinha o filho para consolar. Porém, o filho com 09 anos também morreu ao sofrer um acidente de carro voltando da terra do seu pai onde fora conhecer suas raízes.

Depressiva Elza mudou-se do Brasil e ficou um tempo fora do Brasil retornando muito depois, mas já superando os traumas do passado.

Neste tempo não parou de trabalhar e seguiu fazendo sucesso até mesmo do país. É uma das cantoras mais premiadas da história de nossa música e seu último lançamento inédito foi em 2015.

Biografia de Elza Soares
5 (100%) 13 votes

Leave a Reply